A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, uma sessão solene em homenagem aos 25 anos do PROERD no estado. A proposta foi do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e contou com a presença de autoridades civis, militares e educadores.
Criado em 1999, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com escolas públicas e privadas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas, o bullying e a violência entre crianças e adolescentes.
O deputado Alexandre Amaro ressaltou o impacto transformador da iniciativa. “Quando as crianças aprendem desde cedo sobre respeito, responsabilidade e os perigos das drogas, elas dificilmente se envolvem em caminhos errados. Esse é o verdadeiro trabalho preventivo, que salva vidas antes que os problemas aconteçam”, afirmou.
O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e coordenador estadual do PROERD, major Harley Hudson Gianina Lamy, explicou que o método do programa inclui dez lições práticas, com foco principal nas turmas de quinto ano. “Ensinamos sobre prevenção às drogas, combate à violência, enfrentamento ao bullying e, principalmente, responsabilidade nas decisões”, destacou.
Um dos destaques do PROERD é o modelo de tomada de decisão, que ensina crianças a identificar problemas, avaliar consequências e fazer escolhas responsáveis, explicou o major Lamy.
Atualmente, 115 policiais militares atuam como instrutores do programa no Paraná, que em 25 anos já beneficiou quase 2 milhões de crianças em todo o estado.
A solenidade reuniu diversas autoridades civis e militares, entre elas as vereadoras Meri Martins e Sargento Tânia Guerreiro, além de oficiais da Polícia Militar. Ao final, mais de 100 policiais e instrutores do PROERD receberam menções honrosas da Assembleia Legislativa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.