Uma tempestade de granizo de forte intensidade atingiu Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, transformando a paisagem da cidade.
O temporal, que começou por volta das 17h45, surpreendeu os moradores pelo volume de pedras de gelo que se acumularam nas ruas, dando à cidade uma aparência de nevasca.
As pedras de gelo, que chegaram a ter aproximadamente 3 cm de diâmetro, caíram em grande quantidade, cobrindo ruas, calçadas e telhados. O fenômeno causou estragos em diversos bairros, incluindo Uvaranas, Cará-Cará, Olarias, Oficinas, Boa Vista, 31 de Março, Vila Princesa, Vila Marina e Jardim Carvalho, entre outros.
Danos e Ajuda do Governo:
O impacto do granizo provocou destelhamentos em residências e estabelecimentos. Um supermercado teve parte da cobertura comprometida, e ruas ficaram parcialmente alagadas pelo rápido acúmulo de gelo. Segundo o Simepar, o momento da tempestade foi flagrado pelos radares por volta das 17h, com o temporal atravessando a área urbana de Sul para Norte.
Em resposta à emergência, o Governo do Paraná, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, agiu rapidamente. Na mesma noite, foi enviado um caminhão com:
Para esta terça-feira (25), a Defesa Civil confirmou o envio de 2.600 telhas e 300 colchões para auxiliar as famílias afetadas.
A prefeitura de Ponta Grossa separou três pontos estratégicos para a distribuição dos itens de auxílio:
– Corpo de Bombeiros do Centro
– Corpo de Bombeiros do bairro Uvaranas
– Ginásio de Esportes do Santa Mônica
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem mobilizadas, atendendo chamadas de destelhamentos e danos estruturais. O mapeamento oficial dos estragos e o número exato de famílias afetadas ainda estão sendo finalizados.