Após dias de instabilidade e registros de tempestades em diferentes regiões, o tempo começa a mudar no Paraná a partir deste fim de semana, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A entrada de uma massa de ar mais seco e menos aquecido deve reduzir a ocorrência de eventos severos e provocar declínio nas temperaturas.
A mudança no padrão atmosférico já começou a ser observada nesta sexta-feira (2), especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde não há expectativa de novos episódios extremos.
“Um ar mais seco se aproxima do Estado, o que diminui significativamente a chance de tempestades intensas como as registradas ao longo da semana”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
Mesmo com a redução da instabilidade, algumas áreas ainda podem registrar chuva. No Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná, as precipitações devem ocorrer de forma rápida, principalmente no período da tarde. No Noroeste, as pancadas podem aparecer em diferentes momentos do dia. Em todo o Estado, o tempo segue abafado, apesar da nebulosidade.
No sábado (3), a atuação da massa de ar menos aquecida se intensifica, reduzindo ainda mais as chuvas na maior parte do Paraná. No Litoral, permanecem previstas pancadas isoladas, porém com baixo volume. Na Região Metropolitana de Curitiba, o sol aparece entre nuvens, enquanto no Interior predomina a nebulosidade variável, com chance de garoa ocasional no Oeste e Sudoeste durante a tarde.
Já no domingo (4), o tempo fica mais estável, com maior presença do sol no Interior do Estado e queda nas temperaturas. No Leste, os ventos vindos do oceano aumentam a umidade, mantendo maior cobertura de nuvens devido à influência da Serra do Mar, o que deve limitar as temperaturas máximas.
Após uma semana com temperaturas próximas dos 30°C em várias cidades, os termômetros devem marcar valores em torno dos 20°C em Curitiba e Região Metropolitana no domingo. No Litoral, as máximas ficam entre 23°C e 24°C, com possibilidade de garoa isolada.
O Simepar mantém o monitoramento contínuo das condições atmosféricas por meio de uma rede composta por 120 estações hidrometeorológicas automáticas, três radares meteorológicos e sensores de descargas atmosféricas. As previsões detalhadas para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site ofcial do órgão, com atualizações diárias e informações por hora sobre chuva, temperaturas, umidade e vento.