A Polícia Militar Ambiental do Paraná realizou, no dia 3 de fevereiro de 2026, uma fiscalização em uma propriedade rural no município de Inácio Martins, após uma solicitação do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Durante um sobrevoo de rotina, a equipe aérea identificou um forno de carvão vegetal em funcionamento na área.
Com apoio do setor de geoprocessamento, foi constatado que a propriedade está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, unidade de conservação ambiental, o que caracteriza agravante nas infrações identificadas.
No local, os policiais ambientais verificaram a instalação irregular de um forno de carvão vegetal, além da destruição de aproximadamente 0,34 hectares de floresta nativa, provocada por corte de árvores e uso de fogo. Também foi constatado dano à vegetação nativa em uma área de 5,37 hectares.
De acordo com a Polícia Ambiental, o proprietário do imóvel não possuía licença ambiental para realizar as intervenções. Diante das irregularidades, a área foi imediatamente embargada e o responsável autuado com três Autos de Infração Ambiental (AIA). As multas aplicadas somam R$ 114.400,00.
A Polícia Militar do Paraná reforça que ações de fiscalização seguem sendo intensificadas para coibir crimes ambientais e preservar áreas de proteção, especialmente unidades de conservação como a APA da Escarpa Devoniana.