Policial

Golpe eletrônico resulta em uso indevido de número telefônico para tentativas de fraude em Ivaí

Publicado

em

Um homem procurou o Destacamento da Polícia Militar de Ivaí na noite de quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, para registrar uma ocorrência de golpe eletrônico após ter seus dados e contato telefônico utilizados por criminosos em tentativas de fraude.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 19h30 a vítima relatou que havia anunciado uma máquina para venda na plataforma OLX quando recebeu uma mensagem, por meio do Messenger, de uma pessoa que demonstrou interesse no produto. O contato solicitou informações adicionais sob o argumento de indicá-lo como referência comercial.

Na sequência, a vítima passou a receber mensagens via WhatsApp de um indivíduo que se apresentou com outro nome e fez diversas perguntas de cunho pessoal. Sem suspeitar da fraude, as informações solicitadas foram repassadas.

Ainda conforme o relato, após receber um link e seguir orientações indicadas pelo interlocutor, o aparelho celular da vítima desligou e foi automaticamente restaurado ao modo de fábrica.

Pouco tempo depois, colegas de trabalho e amigos informaram que estavam recebendo mensagens do número da vítima solicitando transferências via PIX, caracterizando tentativas de golpe utilizando seu contato telefônico.

Diante da situação, o homem buscou a Polícia Militar para o registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis. Ele foi orientado a alertar familiares e amigos, por meio das redes sociais, sobre o ocorrido, a fim de evitar que outras pessoas fossem prejudicadas. Também recebeu apoio para providenciar o bloqueio de contas bancárias e da linha telefônica, com o objetivo de impedir novas ações criminosas.

A Polícia Militar reforça a orientação para que a população desconfie de links enviados por desconhecidos, evite fornecer dados pessoais por aplicativos de mensagens e não realize procedimentos orientados por terceiros sem a devida verificação da autenticidade das informações.

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile