Conecte-se conosco

Geral

MORRE AOS 82 ANOS PELÉ. O MAIOR GÊNIO DO FUTEBOL

Publicado

em

O futebol perdeu seu sinônimo. Maior jogador de todos os tempos, Pelé morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos.

Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, há um mês, desde o dia 29 de novembro. A internação aconteceu por causa de uma infecção respiratória, após o ex-jogador contrair covid-19, e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Pelé lutava contra um câncer no cólon, já em fase de metástase, e foi submetido a uma bateria de exames na semana passada, nos quais os médicos identificaram, além do quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma insuficiência cardíaca descompensada e disfunção renal. Na última quarta-feira (21), o Rei apresentou progressão do câncer, e o hospital divulgou boletim informando que ele necessitava de cuidados maiores. Pelé passou 26 dias internado.

Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito no ano passado. Na ocasião, ele deu entrada no centro de saúde em agosto de 2021, para passar por uma bateria de exames que faz anualmente, mas que estava atrasada por causa da pandemia de covid-19. Foi quando a lesão foi detectada. Após passar pela cirurgia, ele iniciou o tratamento de quimioterapia, mas ultimamente seu organismo não respondia mais ao tratamento.

O câncer de cólon, chamado também de câncer do intestino grosso ou câncer colorretal quando afeta o reto, surge quando as células na parte interior do cólon se multiplicam de forma diferente uma das outras, dobrando de tamanho e se inflamando. 

Pelé com as três taças que ele conquistou na Copa do Mundo: pose no Museu Seleção Brasileira, na sede da CBF
(Foto: Kin Saito/CBF) 

Eleito o Atleta do Século XX pela Fifa, Pelé é uma verdadeira lenda. A começar pelo fato de ser o único jogador a conquistar três Copas do Mundo – em 1958, 1962 e 1970. Também foi o mais jovem atleta a disputar e ganhar uma final do Mundial, aos 17 anos, 8 meses e seis dias nos 5×2 diante da Suécia em 1958 – ele fez dois gols na decisão. Sem falar na incrível marca de 1.281 gols marcados, um recorde mundial.

Mas o Rei do Futebol é muito mais que números. Ele é considerado o jogador mais completo da história do esporte. Jogadas espetaculares, dribles incríveis, cobranças de falta, gols de placa e de todos os jeitos, tudo estava no repertório do eterno camisa 10. Ele finalizava com as duas pernas e cabeceava bem, tinha técnica, domínio de bola, visão de jogo, façanhas que impressionam até hoje, mesmo 45 anos depois de sua aposentadoria – o último jogo oficial foi em 1977.

Pelé estreou no Santos em 1956
(Foto: Centro de Memória do Santos/Divulgação)

Lenda
Nascido no dia 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé começou sua carreira profissional no Santos em 1956, dois meses antes de completar 16 anos. O bom futebol mostrado com a camisa do Peixe logo chamou a atenção de Sylvio Pirillo, então técnico da Seleção, que o convocou para atuar contra a Argentina, pela Copa Rocca.

Pelé marcou o único gol do Brasil na derrota por 2×1, no Maracanã, em 7 de julho de 1957, aos 16 anos. Três dias depois, foi um dos titulares e, mais uma vez, marcou. A equipe canarinha venceu por 2×0 e Pelé conquistava seu primeiro título.

No ano seguinte, o Rei foi chamado para sua primeira Copa do Mundo. Decisivo, ajudou o Brasil a faturar o título na Suécia. Conquistou também as taças de 1962 e 1970, sendo o único, até hoje, que pode dizer que é tricampeão mundial como jogador.

Pelé na partida contra a Suécia, aos 17 anos
(Foto: Fifa/Divulgação)

Nas quatro Copas que disputou (1958, 1962, 1966, 1970), Pelé anotou 12 gols. Apenas cinco atletas homens marcaram mais gols que o tricampeão: Miroslav Klose (16), Ronaldo (15), Gerd Müller (14), Just Fontaine (13) e Messi (13). 

Pelo Santos, colecionou títulos. E, na década de 1960, ganhou o apelido de Rei do Futebol. Com o craque, o Alvinegro Praiano ganhou troféus atrás de troféus. Foram dois Mundiais de Clubes (1962 e 1963), duas Libertadores (1962 e 1963), seis Campeonatos Brasileiros (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968), 10 Campeonatos Paulistas (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973), Recopa Sul-Americana (1968), Recopa Mundial (1968), fora inúmeros outros torneios internacionais.

Em 1961, ainda marcou um gol histórico contra o Fluminense, no Maracanã, quando recebeu a bola na intermediária, driblou sete jogadores adversários e balançou as redes. O lance foi tão bonito que rendeu a Pelé uma placa no estádio – e aí nascia a expressão ‘gol de placa’.

O gol sobre o Fluminense foi tão bonito que rendeu a Pelé uma placa no Maracanã
(Foto: Centro de Memória do Santos/Divulgação)

Ao todo, segundo as contas do Santos, foram 1.091 gols. Mas, oficialmente, são atribuídos a Pelé 643 gols – os outros 448 foram marcados em jogos que seriam considerados amistosos e torneios amistosos internacionais e, por isso, não entrariam na conta. 

Pelé se despediu oficialmente do clube em 1974, após 1.116 partidas disputadas. Pensava que ali seria sua aposentadoria. Mas, oito meses depois, receberia uma oferta irrecusável para vestir a camisa do New York Cosmos. Aos 35 anos, fechou por três temporadas com os americanos, com salário de 2,8 milhões de dólares por ano. O valor era astronômico, fora da realidade da época, e fez o Rei se tornar o atleta mais bem pago do mundo.

O craque ficou no Cosmos até 1977, atuando em 106 jogos e marcando 64 gols. No dia 1º de outubro daquele ano, viria a despedida definitiva de Pelé dos gramados, em uma partida reuniu os dois únicos clubes pelos quais ele atuou, o Cosmos e o Santos. Jogou um tempo por cada equipe, marcou o gol número 1.281 e se aposentou.

Despedida de Pelé aconteceu em partida com os dois times que ele defendeu: Santos e Cosmos
(Foto: Centro de Memória do Santos/Reprodução)

Fonte: Jornal Correio

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Jovem de 30 anos é encontrado morto pelo avô em União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro São Cristóvão por volta das 12 horas desta quarta-feira (18).

Segundo informações, um homem teria chamado o Samu ao encontrar seu neto, i identificado como Jonathan Felipe Schmitt de 30 anos, deitado embaixo da cama, sem se mexer.

O solicitante que é avô da vítima, relatou que chegou na residência por volta das 10 horas e ficou assustado ao perceber a situação e imediatamente acionou os serviços de emergência.

A equipe do Samu constatou o óbito do jovem, o local foi isolado pela Polícia Militar, que acionou a Polícia Civil e a Polícia Científica para a realização dos procedimentos periciais necessários.

Continue Lendo

Local

Projeto Ritmando leva música para colégio estadual em Mallet

Publicado

em

A atividade incluiu apresentações e oficina de percussão

O projeto Ritmando, do músico e percussionista Ricardo Correa, divertiu e ensinou os estudantes do Colégio Estadual Adão Sobocinski, no Distrito de Rio Claro, em Mallet. A cidade foi escolhida para iniciar a circulação do projeto, que irá chegar também em outras oito cidades do Paraná entre os meses de setembro e outubro, com o patrocínio da Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Mais de 70 adolescentes da escola do campo participaram dos dois dias de atividades na escola, aprendendo mais sobre a música brasileira a partir da percussão.

O convite para conhecer os diferentes instrumentos musicais de percussão entusiasmou alunos e professores, oferecendo um espaço de trocas, aprendizado e muita música. No primeiro dia de atividade, todos os alunos do colégio puderam assistir um concerto didático com 21 instrumentos diferentes de percussão, desde o tradicional pandeiro aos mais diferentes, como alfaia zabumba e agogô, como forma de ensinar sobre suas origens, características e sonoridades. Os instrumentos foram tocados ao vivo por Ricardo Corrêa, com o acompanhamento do instrumentista Anthonny Felipe.

Já no segundo dia de atividade, os estudantes puderam participar de oficinas de Percussão e Percussão Corporal, onde conseguiram aprender novas formas de produzir sons e ter um maior contato com os instrumentos do dia anterior. Através dessa prática, os alunos envolvidos puderam conhecer mais sobre as técnicas musicais, além de desenvolverem uma melhor coordenação motora e um interesse em conhecer músicas brasileiras.

Para Ricardo, é gratificante conseguir levar esse projeto para diferentes cidades do Paraná porque permite que os adolescentes tenham o contato com a música percussiva, muitos deles pela primeira vez. “O projeto faz com que os alunos se envolvam mais com a música, criem um entendimento do ritmo”, afirma.

Segundo Gabriela Guimarães, estudante do 8º ano, a atividade foi interessante porque permitiu que ela conhecesse mais sobre a percussão, uma vez que, mesmo já tendo contato anteriormente com a música, ela ainda não conhecia os instrumentos utilizados no projeto. “Eu achei uma experiência bem legal, fora do cotidiano. É muito legal ter o contato com os instrumentos”, comenta. No mesmo sentido, Matheus Drevinoski, também aluno do colégio, aponta que a prática é “algo interessante para se ter na escola” e que ficou muito interessado para aprender mais sobre a percussão.

O projeto

Além das oficinas e dos concertos, o projeto ‘Ritmando’ produzirá um videoclipe da música ‘Bicho do Paraná’, de autoria de João Lopes, onde os alunos serão convidados para participar ativamente por meio da percussão corporal. A coordenação é da Estratégia Projetos Criativos e produção da Inspire Projetos Criativos.

O projeto tem a coordenação pedagógica do músico e professor Paulo Eduardo Ribeiro, que criou uma caixa com três jogos pedagógicos exclusivos, inspirados na percussão. Serão distribuídas 150 caixas para as escolas integrantes do projeto. “Os jogos surgiram para dar sequência ao conhecimento e deixar a escola apta a trabalhar tanto a educação artística, quanto a história. Com os jogos, os adolescentes continuarão os trabalhos e vão despertar mais ainda o ouvido musical”, explica Ricardo.

Continue Lendo

Regional

Polícia Civil instaura inquérito por homicídio culposo em acidente fatal em União da Vitória

Publicado

em

A Polícia Civil de União da Vitória confirmou que o motorista envolvido em um grave acidente de trânsito foi conduzido até a delegacia, onde foi instaurado um inquérito por homicídio culposo.

A vítima Rosane Aparecida Ovinski de 48 anos voltava do trabalho quando foi atropelada pelo caminhão caçamba que não parou prestar socorro. O motorista foi alertado sobre o acidente, afirmou que retornaria, porém, isso não aconteceu.

Segundo o delegado responsável pelo caso, após o acidente que resultou em uma vítima fatal, Polícia Civil foi até a casa do motorista de 20 anos que foi levado para prestar depoimento e as investigações estão em andamento.

O crime de homicídio culposo ocorre quando uma pessoa causa a morte de outra sem intenção, geralmente em situações de imprudência, negligência ou imperícia. A investigação examinou os detalhes do ocorrido e determinou as responsabilidades do motorista envolvido.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas