A “Operação Premium” apura possíveis atos de corrupção envolvendo um ex-secretário de Finanças de Irati
.
.
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu na manhã de quinta-feira (26), sete mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Irati e Rio Azul, no âmbito da Operação Premium, que apura possíveis atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo um ex-secretário de Finanças de Irati
(Gestão 2017/2020), e uma construtora que mantém diversos contratos de engenharia com o município.
As ordens foram expedidas pela Vara Criminal de Irati e cumpridas em localidades relacionadas aos investigados.
As investigações não se referem à Prefeitura de Rio Azul, mas sim ao funcionário.
As investigações do Gaeco relacionadas ao caso tiveram início em 2019 a partir de representação do “Observatório Social”, entidade da sociedade civil organizada que contribui com a fiscalização do poder público, dando conta de possível recebimento de vantagem indevida pelo então secretário municipal a partir da construção de uma casa pela empreiteira.
Durante as investigações, foi possível obter indícios de que o agente político mantinha negócios privados com essa empresa e atuava de modo a favorecê-la enquanto gestor financeiro da Prefeitura. Também foram encontrados indícios de que a construtora pagou valores diretamente ao ex-secretário e a um familiar seu, bem como essa empresa mantinha contatos com outros servidores públicos municipais como forma de conseguir informações privilegiadas e o direcionamento de licitações.
Com o cumprimento dos mandados, o Ministério Público pretende esclarecer o montante das vantagens indevidas recebidas pelo servidor público e aprofundar a investigação quanto às supostas relações ilícitas mantidas pela empreiteira com outros agentes públicos.
Um idoso de aproximadamente 80 anos morreu após ser encaminhado ao Hospital Regional com ferimentos graves causados por golpes de faca. Ele foi localizado caído às margens de uma estrada na manhã desta quinta-feira (22).
De acordo com informações, as equipes de socorro de General Carneiro foram acionadas por volta das 06 horas para atender a ocorrência na Estrada da Paca, rodovia que faz a ligação com o município de Matos Costa, próxima ao perímetro urbano.
No local, os socorristas encontraram o idoso caído, com parte do corpo em meio ao matagal, apresentando lesões provocadas por arma branca. Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital Regional de União da Vitória.
Mesmo com o atendimento médico, o idoso não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu por volta do meio-dia. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pelas autoridades competentes.
Um acidente de trânsito do tipo engavetamento foi registrado na BR-476, proximidades do acesso ao bairro Nossa Senhora das Graças, nas imediações do Mallon em União da Vitória na tarde desta quinta-feira (22).
A ocorrência exigiu a atuação conjunta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros.
A colisão envolveu três veículos: uma Ford EcoSport, um Chevrolet Celta e um caminhão Volkswagen do tipo baú. Com o impacto, pelo menos uma pessoa ficou presa nas ferragens, sendo necessária a realização de procedimentos de desencarceramento pelas equipes de resgate.
As demais vítimas receberam atendimento no local. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde dos envolvidos.