Conecte-se conosco

Policial

AUTOR DE ASSASSINATO DE LINDOLFO KOSMASKI É CONDENADO A 19 ANOS E 6 MESES DE PRISÃO  

Publicado

em

Foto: Claudinho Lima.

Familiares, amigos, colegas de trabalho de Lindolfo, e outras instituições se organizaram em um ato em São João do Triunfo onde acompanharam o júri nesta terça-feira (18).

Após quase dois anos de um crime que chocou São João do Triunfo, Robson José Voinarski, 22 anosfoi condenado a 19 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato de Lindolfo Kosmaski, no dia 1º de maio de 2021, homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Lindolfo teve seu corpo totalmente carbonizado, com a intenção de ocultar provas e as investigações davam conta de que a vítima de um crime de ódio, praticado com requintes de crueldade, motivado pelo preconceito por sua orientação sexual.

Foto: Claudinho Lima/PORTAL RDX.

O júri começou por volta de 09:00 horas dessa terça-feira (18) e encerrou por volta de 03:00 horas da madrugada desta quarta-feira (19), somando mais de 18 horas de duração.

Segundo Micheli Toporowicz, advogada assistente de acusação que representa a vítima, a família reconheceu que a justiça foi feita. “O julgamento foi longo e extenso devido a complexidade do caso. Mas saímos com a sensação de dever cumprido. Os jurados que representam a comunidade de São João do Triunfo reconheceram a materialidade, a autoria e as qualificadoras, ou seja, o acusado foi condenado por homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e emprego de meio cruel. A família saiu aliviada, pois a justiça foi aplicada de forma correta”, disse.

De acordo com a defesa da vítima, Robson foi condenado a 19 anos e 6 meses em regime inicial de cumprimento de pena fechado.

Relembre o caso

O jovem Lindolfo Kosmaski, morador do Coxilhão Santa Rosa, foi encontrado carbonizado dentro de um veículo no dia 1º de maio de 2021. No local havia ainda indícios de disparos de arma de fogo.

Na época, o delegado Michel Leite Pereira da Silva, já falecido, que inicialmente esteve responsável pela investigação, disse que a primeira informação foi de que havia um veículo Palio estaria em chamas na localidade de Coxilhão do Meio, interior de São João do Triunfo, em uma situação de acidente. “No local nós vimos que os elementos não condiziam com uma ocorrência de acidente, mas sim como um caso de possível homicídio”, relatou o delegado na época.

O fogo se alastrou também pela vegetação, em que foi necessário o apoio do Corpo de Bombeiros de Palmeira para contenção do incêndio. O corpo da vítima foi encontrado deitado no banco do passageiro.

No dia 7 de maio de 2021a equipe da 3ª Subdivisão Policial de São Mateus do Sul cumpriu 3 mandados de prisão e 3 buscas e apreensões referentes aos suspeitos de envolvimento na morte do jovem.

(Foto: Reprodução Hermes Silva Leão)

Sobre Lindolfo

Lindolfo nasceu no dia 11 de setembro de 1995, no município de São João do Triunfo, em uma comunidade camponesa de pequenos agricultores e agricultoras, chamada Coxilhão de Santa Rosa.

Sempre muito estudioso, em 2014 após terminar o ensino médio, participou da Jornada de Agroecologia na Escola Milton Santos (EMS), que é um centro de formação do MST, no município de Maringá-PR. Também tinha o sonho de cursar medicina. Foi para Escola Latina Americana de Agroecologia (ELAA), na Lapa/PR.

Em 2015 estudou no curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza com ênfase em Agroecologia em parceria com a ELAA e a UFPR/Setor Litoral. Neste período conhece o MST e passa a participar das atividades, se reconhece como gay e começa a participar do Coletivo LGBT do Movimento.

Em 2018, ao concluir o curso volta para sua comunidade, em São João do Triunfo e continua os estudos no Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Paraná. Dois anos depois, em 2020, concorre a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município, para tentar contribuir com a sua comunidade e nesse período também atuava como professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná em quatro escolas.

Para o Coletivo LGBT Nacional do MST, Lindolfo se tornou um símbolo da luta pela qual ele lutava, “e pela qual nós vamos seguir lutando”, afirmou Alessandro Mariano, da coordenação do Coletivo LGBT Nacional do MST no ato de 2022 que reuniu 200 pessoas um ano após o assassinato.

Foto: Reprodução.

Fonte/Fotos: Portal RDX

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em São Mateus do Sul poucas horas após ciência de decisão judicial

Publicado

em

A Polícia Civil do Paraná por meio da 3ª Subdivisão Policial (SDP), deu cumprimento, na noite desta sexta-feira (23), a um mandado de prisão expedido pela Justiça da comarca de São Mateus do Sul.

Após tomar conhecimento da decisão judicial, a equipe policial iniciou diligências imediatas e, em aproximadamente duas horas, localizou o indivíduo em uma igreja situada na Rua Ivan Ulbrich, bairro Vila Prohmann, neste município.

No local, o homem foi devidamente identificado e cientificado acerca da existência do mandado de prisão expedido nos autos em seu desfavor. A prisão foi realizada sem resistência.

Após o cumprimento do mandado, o detido foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal para a realização de exame de lesões corporais e, na sequência, entregue na Cadeia Pública de São Mateus do Sul, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Paraná destaca a pronta atuação da equipe, que possibilitou o rápido cumprimento da ordem judicial, reforçando o compromisso da instituição com a efetividade das decisões judiciais e com a segurança da população.

Continue Lendo

Policial

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Mateus do Sul

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de São Mateus do Sul estava em patrulhamento no bairro Vila Nova por volta das 09h30min dessa sexta-feira (23), momento que abordou um homem suspeito, que ao perceber a presença policial tentou apressar o passo, como também ser indicado em denúncia prévia de tráfico de drogas.

Embora nada ilícito tenha sido encontrado na busca pessoal, o abordado admitiu a posse de entorpecentes e indicou os locais onde a droga estava armazenada, em duas residências no mesmo
terreno.

Após buscas, foram apreendidos cerca de 1,48 quilo de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie. O suspeito confessou que a droga era destinada à venda.

Diante dos fatos, o mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

Continue Lendo

Policial

Casal é preso por tráfico de drogas em General Carneiro

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de General Carneiro realizou patrulhamentos pelo bairro Santa Lídia após denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas nas proximidades de uma escola.

Os policiais realizaram diligências e abordou um veículo suspeito por volta das 05h50min da madrugada dessa sexta-feira (23).

Durante a revista veicular, foi apreendida pouco mais de 1 quilo de substância análoga à maconha.

Diante dos fatos, um casal foi presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhados à
delegacia para as providências cabíveis.

Uma criança que estava no veículo ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas