BUSCAS POR MONOMOTOR DESAPARECIDO NO PARANÁ ENTRAM NO TERCEIRO DIA; GOVERNO DIZ QUE VAI AUMENTAR USO DE DRONES PARA TENTAR LOCALIZAR PILOTO E PASSAGEIROS
Dois servidores estaduais estão entre os passageiros. Bombeiros vão retomar buscas terrestres nesta quarta (5).
As buscas pelo monomotor desaparecido desde segunda-feira (3) na Serra da Prata, região próxima à Serra do Mar, no litoral do Paraná, entraram no terceiro dia. Segundo o Governo do Paraná, a procura é feita por cinco aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e a Casa Militar.
O monomotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 07:50 horas e deveria pousar perto das 10:30 horas em Paranaguá, mas não mandou mais sinal perto de 10 minutos antes do horário previsto para o pouso. Na aeronave estão Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos. De acordo com o governo estadual, as buscas terrestres pelos desaparecidos duraram toda a terça-feira. Bombeiros percorreram a localização da Estrada da Limeira, na Serra da Prata, local do desaparecimento, e pontos próximos, mas nada foi encontrado. Conforme o governo, moradores da região repassaram informações aos bombeiros, o que deve ajudar no planejamento de novas ações.
Durante coletiva de imprensa, o comandante do Corpo de Bombeiros no litoral do estado, major Fabrício Frazatto dos Santos, antecipou quais trabalhos serão realizados nesta quarta-feira (5). Segundo ele, será montado um Posto de Comando próximo à região do Limeira com utilização de “novo efetivo terrestre e mais drones para melhorar a visualização do local, que é de difícil acesso e de mata fechada”. As buscas aéreas vão continuar. As aeronaves que estão sendo usadas são: um avião do modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk, ambos da FAB, além de um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná e dois helicópteros com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Qual é o monomotor que está desaparecido?
O monomotor onde estão o piloto e os dois servidores estaduais é um Piper Arrow, modelo PA-28R-200. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave tinha permissão para voar, mas não tinha permissão para operar como táxi aéreo. Conforme o BPMOA, a aeronave não atingiu durante o percurso o ELT (sinal de localização de emergência). O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná disse ter recebido solicitação, por volta das 14h de segunda-feira, sobre o desaparecimento de uma aeronave.
EQUIPES DE RESGATE MONTAM BASE AVANÇADA PARA BUSCAS A AVIÃO DESAPARECIDO NO PR
Nesta quarta-feira (5), uma base avançada está sendo montada nas proximidades da Serra do Mar, em Paranaguá, no Litoral do Paraná, para facilitar o trabalho das equipes de resgate ao avião desaparecido. No terceiro dia de buscas, o trabalho terrestre foi intensificado com mais bombeiros na região.
Agora, cerca de 50 pessoas, entre militares e voluntários, estão no local tentando encontrar o piloto Jonas Julião e dois servidores estaduais, Felipe Furquim de Oliveira e Heitor Genowei Junior. Além das buscas terrestres, a Força Aérea Brasileira (FAB), o BPMOA e a Casa Militar estão fazendo as buscas aéreas.
O avião saiu de Umuarama na manhã de segunda-feira (3) e desapareceu na região da Serra do Mar por volta das 10:00 horas. As buscas seguem desde então.
A equipe do 2º Pelotão da 8ª Companhia da Polícia Militar atendeu diversas ocorrências ao longo desta sexta-feira (13) no município de Rio Azul.
A primeira situação foi registrada por volta das 10h30, quando uma mulher compareceu ao destacamento da Polícia Militar relatando que havia sido agredida e expulsa de casa pelo marido, configurando um caso de lesão corporal no contexto de violência doméstica.
De posse das informações, os policiais se deslocaram até a residência do casal, onde localizaram o suspeito. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Rebouças para os procedimentos cabíveis da autoridade judiciária.
Ainda durante a tarde, por volta das 15h, a equipe policial realizou uma visita de fiscalização de medida protetiva de urgência na área central da cidade, com o objetivo de verificar o cumprimento das determinações judiciais.
Já às 18h, os policiais promoveram a Operação Bloqueios Ordinários, realizando abordagens a veículos para fiscalização de trânsito e orientações aos condutores.
A última ocorrência do dia foi registrada às 22h25, quando a equipe foi acionada para atender uma perturbação do sossego no bairro Santa Terezinha. No local, a responsável pelo imóvel foi orientada pelos policiais e se comprometeu a cessar o som, encerrando a situação.
As ações fazem parte do trabalho rotineiro de patrulhamento e prevenção realizado pela Polícia Militar no município.
Informações: 2º Pelotão da 8ª CIA da Polícia Militar/Repórter Kiko de Oliveira
A Polícia Civil do Paraná alerta a população para o golpe do perfil falso. Criminosos entram em contato por um número desconhecido usando a foto de um familiar e pedem transferências via Pix com urgência Para enganar a vítima, inventam que o celular quebrou ou que o aplicativo do banco travou e pedem ajuda para pagar uma conta
Fique atento ao principal sinal de fraude: a conta Pix indicada para a transferência estará sempre no nome de um estranho, e nunca no nome do seu parente
👉 Como se proteger:
Não responda as mensagens enviadas pelo número novo. Ligue para o número antigo do seu familiar ou faça uma videochamada, pois os golpistas não atendem a ligações
👉 O que fazer se já transferiu o dinheiro:
Entre em contato imediatamente com o seu banco para tentar bloquear o valor transferido através do MED (Mecanismo Especial de Devolução). Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência.
Recebeu foto de parente em número novo pedindo dinheiro? Desconfie sempre
Durante patrulhamento no Distrito de São Cristóvão, a equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi abordada por uma mulher que se encontrava visivelmente abalada e chorando. O caso foi registrado por volta das 14 horas dessa sexta-feira (13).
Ela relatou que havia sido agredida por um ex-funcionário e informou que o autor estaria em uma construção próxima ao local dos fatos.
Diante das informações, a equipe deslocou imediatamente até o endereço indicado, onde visualizou o suspeito. Foi realizada a abordagem e o indivíduo foi identificado no momento em que tentava embarcar em uma motocicleta. Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi localizado.
Considerando o interesse da vítima em representar contra o autor, ambas as partes foram encaminhadas ao Cartório do TCIP do 27º Batalhão de Polícia Militar, onde foi confeccionado o Termo Circunstanciado.