Conecte-se conosco

Policial

PARANÁ PASSA A EMITIR A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL

Publicado

em

O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente.

O Paraná deu início nesta semana à confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante o PCPR na Comunidade na Ilha do Mel, no Litoral. Ao todo 266 documentos foram confeccionados na ocasião.

O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.

A CIN possui validade de 10 anos. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032, sem necessidade de quem já possui o documento emitir um novo.

A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.

“A iniciativa é uma forma tecnológica de contribuir para a identificação civil e para a prevenção e investigação de crimes, já que o modelo contém um único número, trazendo praticidade e segurança ao cidadão”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

De acordo com o chefe do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o Paraná foi um dos primeiros estados a dar início à emissão do novo modelo. “É um trabalho ininterrupto dos nossos policiais com a equipe de tecnologia do Estado. Com essa adaptação estamos cumprindo a lei que determina que os estados se adequem ao novo sistema até janeiro de 2024. Então, fizemos isso de forma antecipada, terminando o ano com o lançamento da novidade”, completa.

Para o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, este é o primeiro evento de outros que terão a confecção do novo documento. “A edição do PCPR na Ilha do Mel marca o início de uma nova era na identificação civil. A partir de agora todos as carteiras de identidade serão feitas no novo padrão, tanto em nossos eventos como em todos os postos de identificação”, afirma.

DOCUMENTO – O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da PCPR. Já o cidadão que possui o documento poderá realizar a solicitação através do menu CIN Fácil, também no site da instituição.

Confira como vai ficar:

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Homem é preso após furto de equipamentos em São Mateus do Sul

Publicado

em

Solicitante informou que na noite do dia 16 de outubro de 2024, um indivíduo de moletom e calça preta, entrou em seu barracão por volta das 22 horas, arrombou a porta e levou uma máquina de solda da marca Volder, modelo RIV 136 e uma esmerilhadeira da marca Bosch, modelo profissional GWS 28-180.

O solicitante ainda apresentou a filmagem das câmeras de segurança do momento do furto.

Equipe de posse das informações, deslocou até a localidade da Usina Velha, onde o possível autor tem costume de ficar. Chegando no local foi abordado o suspeito. O autor informou que havia escondido no mato.

Foi localizado os equipamentos, dado voz de prisão ao autor, sendo posteriormente conduzido até a delegacia de São Mateus do Sul.

Continue Lendo

Policial

Morador de União da Vitória procura polícia após perder 3 mil reais em estelionato

Publicado

em

Mais um morador da cidade de União da Vitória foi vítima de estelionatário. O caso foi registrado na Polícia Militar por volta das 18 horas dessa quarta-feira (16).

Segundo o morador repassou para a Polícia, nos últimos dias ele vem negociando um veículo pela internet com uma suposta empresa de automóveis. Durante a negociação, foi ludibriado a fazer diversos pagamentos via pix, totalizando o valor de R$ 3 mil reais.

Depois dos pagamentos, a empresa não lhe deu mais nenhum retorno, constatando que se tratava de um golpe. A vítima registrou o caso na Polícia e recebeu orientações quanto aos procedimentos.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso após ser flagrado com maconha e cocaína em São Mateus do Sul

Publicado

em

Ocorrência foi registrada pela equipe RPA da Polícia Militar na noite desta quarta-feira (16). Foto: Divulgação/PM.

A equipe RPA da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Vila Amaral quando avistou algumas pessoas em atitude suspeita por volta das 20:55 horas desta quarta-feira (16).

Durante abordagem e busca pessoal, foi encontrado com um homem quatro buchas de cocaína, uma bucha contendo maconha e uma máquina de cartão.

Um rapaz assumiu a propriedade das drogas e recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à 3 Subdivisão Policial (SDP) para providências cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas