Conecte-se conosco

Local

VEREADORES DE MALLET VOTAM HOJE SEGUNDA-FEIRA E DECIDEM SE SÃO FAVORÁVEIS OU NÃO A DOAÇÃO DE TERRENO PARA A HABITAÇÃO NO MUNICÍPIO

Publicado

em

Hoje a Câmara de Mallet se reunirá às 19:00 horas, para os vereadores de Mallet decidirem sobre o projeto de lei que autoriza a Prefeitura Municipal realizar a doação do terreno localizado na Rua XV de Novembro, diretamente para mais de 70 famílias, onde serão construídas suas casas.

Projeto que causou muita polêmica, pois na última semana uma enquete realizada na página oficial da Câmara de Vereadores de Mallet, gerou vários comentários da forma que foi publicado, onde o Diretor Comercial Álvaro Valério da empresa Itagiba, que presta serviços de habitação para a Caixa Econômica Federal, em entrevista ao programa de rádio do Prefeito Moacir e Vice Chico na Rádio Clube, explicou que teriam ocorrido algumas inverdades nesta enquete, sendo distorcidos alguns fatos.

Confira a matéria clicando abaixo:

Pois bem, procuramos saber junto ao Prefeito Moacir Szinvelski, alguns pontos desta polêmica, já que no último programa de rádio do Poder Legislativo, a Rádio Studio W acabou sendo citado devido a sua reportagem.

Em entrevista, Szinvelski relatou que está muito triste com a polêmica gerada, pois o único intuito é trazer a população malletense, mais dignidade e dar às famílias o direito de conquistar a tão sonhada casa própria.

“Fico triste com o que está acontecendo, pois o que era pra ser uma alegria para dezenas de famílias que esperam da Prefeitura esse projeto de habitação, vem se tornando uma disputa de interesses por um terreno que há anos estava esquecido e agora virou polêmica. Mas tenho certeza que hoje todos pensaram sobre o melhor para o povo de Mallet”

O Prefeito Moacir ainda destacou sobre um questionamento feito em um programa da rádio, que relatava pelo qual motivo de somente agora a Prefeitura estar fazendo esse projeto para habitação, já que em 07 anos do mandato como prefeito não teria feito nenhum programa habitacional na cidade.

“Talvez tenha esquecido que em 2019 entregamos a construção de casas no Bairro Jardim Emília, e ali pude ver a alegria das famílias em conquistar a sua casa”

Link da matéria:

Casas populares são entregues a famílias de Mallet | Agência Estadual de Notícias

“Sem contar que a cada dois anos, sofremos com o processo eleitoral o que impede muitas realizações de projetos para melhoramento da nossa cidade. E ano que vem não será diferente, mesmo eu encerrando a minha administração municipal, não poderemos realizar nenhum projeto habitacional, por isso a votação ainda esse ano e sem contar que somente agora depois de muito tempo conquistamos esse terreno novamente e temos a possibilidade de colocar em prática esse Projeto de habitação”

Frisou o Chefe do Poder Executivo sobre as grandes dificuldades em trabalhar.

Moacir comentou sobre o principal assunto, deste terreno onde pretendem realizar a doação às famílias cadastradas no programa e gerou até uma enquete sobre o local destinado.

“Quando assumi em 2017 a gestão municipal, me deparei com esse grande problema que há anos vinha rolando e somente se pagava os juros e nunca a dívida. Tive que arcar com essa responsabilidade e no lugar de investir em obras dentro do município, pagamos mais de 7 milhões de reais em precatórios só neste terreno e fui alvo até de chacota, porque sempre destaquei essa dificuldade. Conseguimos regularizar e por se tratar de uma área de grande extensão e sabendo que muitas famílias estão precisando de moradia, não tive nenhuma dúvida em cobrar do setor de planejamento esse projeto habitacional”

“Claro que se formos olhar é sim um espaço atrativo, onde poderiam ser construídos vários projetos, com uma escola, unidade de saúde, o pátio de máquinas o qual já fui muito cobrado pelos vereadores sobre a mudança de local e corremos atrás e conseguimos a aquisição de outro terreno o qual até já possui uma pequena infraestrutura e está em fase de conclusão de projeto. Até mesmo um Centro Esportivo como se comenta e eu sei da grande importância, mas pra mim, ainda  ter a possibilidade de presentear as famílias que há anos esperam por um lugarzinho pra morar e a administração tem essa possibilidade de ajudar neste sonho, faz com que eu lute também por ele”.

O Prefeito Moacir finalizou a entrevista falando que está ansioso e otimista na aprovação deste projeto.

“Nem no passado gerou tanta polêmica quando foi adquirido um terreno e colocado à votação para se construir em uma área de alagamento uma nova prefeitura e um valor absurdo de mais de 3 milhões de reais. E hoje estamos falando de moradia para a nossa população. Uma pequena parte sim, pelo tanto que ainda se precisa, mas se cada gestor municipal fazer um pouco em um futuro próximo poderemos ter quem sabe finalizado esse problema de moradia em nossa cidade, por isso estou confiante que nossos vereadores votarão sim para dar início a esse projeto de habitação”

Concluiu o Prefeito Moacir Alfredo Szinvelski a nossa reportagem.

Ademais, esse programa de habitação é Federal, agora em parceria também com o Estado do Paraná, devendo o município doar o terreno. Isso tem acontecido em diversos municípios da região. 

Também é importante destacar que em julho houve alteração da Lei Federal.

Enfim, hoje à noite saberemos como será a votação e se os vereadores serão a favor ou não da doação do terreno para as famílias.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

Projeto Ritmando leva música para colégio estadual em Mallet

Publicado

em

A atividade incluiu apresentações e oficina de percussão

O projeto Ritmando, do músico e percussionista Ricardo Correa, divertiu e ensinou os estudantes do Colégio Estadual Adão Sobocinski, no Distrito de Rio Claro, em Mallet. A cidade foi escolhida para iniciar a circulação do projeto, que irá chegar também em outras oito cidades do Paraná entre os meses de setembro e outubro, com o patrocínio da Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Mais de 70 adolescentes da escola do campo participaram dos dois dias de atividades na escola, aprendendo mais sobre a música brasileira a partir da percussão.

O convite para conhecer os diferentes instrumentos musicais de percussão entusiasmou alunos e professores, oferecendo um espaço de trocas, aprendizado e muita música. No primeiro dia de atividade, todos os alunos do colégio puderam assistir um concerto didático com 21 instrumentos diferentes de percussão, desde o tradicional pandeiro aos mais diferentes, como alfaia zabumba e agogô, como forma de ensinar sobre suas origens, características e sonoridades. Os instrumentos foram tocados ao vivo por Ricardo Corrêa, com o acompanhamento do instrumentista Anthonny Felipe.

Já no segundo dia de atividade, os estudantes puderam participar de oficinas de Percussão e Percussão Corporal, onde conseguiram aprender novas formas de produzir sons e ter um maior contato com os instrumentos do dia anterior. Através dessa prática, os alunos envolvidos puderam conhecer mais sobre as técnicas musicais, além de desenvolverem uma melhor coordenação motora e um interesse em conhecer músicas brasileiras.

Para Ricardo, é gratificante conseguir levar esse projeto para diferentes cidades do Paraná porque permite que os adolescentes tenham o contato com a música percussiva, muitos deles pela primeira vez. “O projeto faz com que os alunos se envolvam mais com a música, criem um entendimento do ritmo”, afirma.

Segundo Gabriela Guimarães, estudante do 8º ano, a atividade foi interessante porque permitiu que ela conhecesse mais sobre a percussão, uma vez que, mesmo já tendo contato anteriormente com a música, ela ainda não conhecia os instrumentos utilizados no projeto. “Eu achei uma experiência bem legal, fora do cotidiano. É muito legal ter o contato com os instrumentos”, comenta. No mesmo sentido, Matheus Drevinoski, também aluno do colégio, aponta que a prática é “algo interessante para se ter na escola” e que ficou muito interessado para aprender mais sobre a percussão.

O projeto

Além das oficinas e dos concertos, o projeto ‘Ritmando’ produzirá um videoclipe da música ‘Bicho do Paraná’, de autoria de João Lopes, onde os alunos serão convidados para participar ativamente por meio da percussão corporal. A coordenação é da Estratégia Projetos Criativos e produção da Inspire Projetos Criativos.

O projeto tem a coordenação pedagógica do músico e professor Paulo Eduardo Ribeiro, que criou uma caixa com três jogos pedagógicos exclusivos, inspirados na percussão. Serão distribuídas 150 caixas para as escolas integrantes do projeto. “Os jogos surgiram para dar sequência ao conhecimento e deixar a escola apta a trabalhar tanto a educação artística, quanto a história. Com os jogos, os adolescentes continuarão os trabalhos e vão despertar mais ainda o ouvido musical”, explica Ricardo.

Continue Lendo

Local

Confira a programação do aniversário dos 112 anos de Mallet

Publicado

em

No periodo da manhã teremos Desfile Cívico das escolas, secretarias e grupos municipais.

Sábado e Domindo – 21 e 22 de setembro

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, teremos um momento muito especial para os alunos da rede municipal. Com a formatura do PROED.

Continue Lendo

Local

Secretaria Municipal da Educação de Mallet convida você a participar da semana da Pátria

Publicado

em

Na manhã de hoje, segunda-ferira (02), a Secretaria Municipal da Educação iniciou as comemorações da Semana da Pátria, foi realizado o hasteamento da Bandeira às 09 horas e o arriamento ocorreu ás 15 horas na Praça dos Expedicionários.

O evento contou com a participação dos alunos, professores, coordenadoras, diretoras, participação de pais e demais membros da comunidade.

O evento contou com as apresentações dos alunos (as) das Escolas: Orlando de Carvalho e CMEI Anjo da Guarda. E também com cantos do hino Nacional e da Independência.

A Secretaria Municipal da Educação convida a todos para assistir as apresentações, que ocorrerão todos os dias durante essa semana, às 9h00 e às 15h00 na Praça dos Expedicionários.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas