As investigações apontaram atuação não só na região sudoeste, mas também em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, indicando a suposta participação de outras 18 pessoas.
Em 17 de outubro do corrente ano, por volta das 19h15min, policiais militares realizaram a abordagem a um veículo VW/Gol, que possuía em seu interior dois masculinos e mais uma adolescente. Em revista veicular, os castrenses lograram êxito em localizar 147 kg de maconha. Encaminhada a situação à Polícia Civil, houve a confecção do respectivo auto de prisão em flagrante em relação aos dois homens, bem como o procedimento específico em relação à adolescente.
Em continuidade investigativa perpetrada em conjunto pelas Delegacias de Salto do Lontra, Dois Vizinhos e da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, a Polícia Civil (PCPR) logrou êxito em verificar uma série de conexões com terceiros e indícios para a venda de drogas (em especial maconha, cocaína e crack), além de menções e símbolo referentes a uma facção criminosa.
As investigações apontaram atuação não só na região sudoeste, mas também em outras cidades como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, indicando a suposta participação de outras 18 pessoas. Destes alvos citados, foi possível verificar que diversos já possuíam passagens policiais e outros inclusive encontram-se detidos em unidades prisionais em Francisco Beltrão e Pitanga.
Neste contexto, o Delegado Rafael Moraes Tavares formalizou representação por buscas domiciliares, sendo cumpridos na data de hoje 13 mandados de busca domiciliar em Francisco Beltrão, além de outras quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que se encontravam detidos nas unidades do Departamento de Polícia Penal.
Os mandados foram cumpridos por aproximadamente 80 policiais civis de diversas unidades da região sudoeste (Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos, Marmeleiro, Salto do Lontra, Ampére, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Realeza e Capanema), contando também com cães farejadores do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCPR e NOC/PCSC), resultando na localização de ilícitos (porções de maconha, crack, munições de calibre .22, .38 e 9mm). Houve assim a formalização de duas prisões em flagrante, bem como a formalização de outros dois termos circunstanciados.
Ademais, a operação resultou na apreensão de outros elementos informativos que possibilitarão o aprofundamento ainda mais das investigações e possivelmente a deflagração de uma segunda fase.
“Operações como a de hoje estão se tornando cada vez mais corriqueiras. Tivemos números expressivos de prisões e de mandados cumpridos ao longo do ano, fruto da dedicação dos policiais civis e das melhorias em relação ao efetivo e estrutura. Estamos conseguindo cada vez aprofundar nas investigações, não nos limitando à atuação flagrancial, sendo que, não raro, uma abordagem inicialmente acaba ensejando cumprimentos de mandados subsequentes, o que certamente traz maior segurança e tranquilidade para a nossa população”, ressaltou o Delegado Ricardo Moraes da 19ª SDP de Francisco Beltrão.
De igual maneira, o Delegado Rafael Moraes Tavares expôs que “A Polícia Civil do Paraná tem trabalhado diuturnamente contra o tráfico de drogas ilícitas e as organizações criminosas. Operações de repressão qualificada como a de hoje, com a possibilidade de retirar das ruas significativas quantidades de drogas, armas e munições, estreita ainda mais a relação de confiança da população com o serviço policial, que passará a sentir mais segurança em denunciar novos casos de tráfico ou outros crimes graves que também devem ser investigados e reprimidos”.
Informação e Imagens 19°SDP / Colaboração Repórter Kiko de Oliveira
Uma mulher compareceu ao destacamento da Polícia Militar de Rio Azul por volta das 09 horas dessa sábado, 24 de Janeiro, relatando que no dia anterior, enquanto transitava em via pública, um motociclista passou por ela e tocou com uma das mãos em suas pernas, vindo a se evadir do local.
Por conta do nervosismo e constrangimento, a vítima não conseguiu perceber nenhuma característica do indivíduo ou da motocicleta.
A vítima foi orientada principalmente quanto a necessidade de imediato acionamento da polícia militar pelo 190, haja vista que o fato ocorreu no dia anterior à comunicação da vítima.
O fato foi registrado e encaminhado para a delegacia de polícia civil para providências.
A equipe da Polícia Militar de Bituruna estava em patrulhamento preventivo, quando abordou um indivíduo em via pública após atitude suspeita em área conhecida pelo tráfico de drogas.
A situação ocorreu no bairo São Francisco por volta das 15h36min desse domingo (25).
Na revista pessoal, foi encontrada pequena quantidade de substância semelhante à maconha.
O mesmo foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais e liberado conforme a legislação vigente.
A Polícia Militar foi acionada para uma possível situação de violência doméstica por volra das 15 horas desse domingo, 25 de janeiro, na área central de União da Vitória.
No local, a vítima relatou que seu companheiro, alterado, havia discutido com os presentes e tentado levar o filho do casal. Após ser informado sobre o acionamento da polícia, o homem deixou a residência.
A vítima, que se sentiu ameaçada pelo comportamento dele, foi orientada sobre os procedimentos legais e o boletim de ocorrência foi registrado. Após a saída da equipe policial, o autor retornou à residência da vítima e insistiu em levar os filho do casal.
A polícia foi acionada novamente e a vítima decidiu representar legalmente contra o autor que foi preso e conduzido à delegacia, onde ficou à disposição da autoridade policial.