Conecte-se conosco

Geral

Prazo para veículos com final de placa 1 e 2 pagarem 2ª parcela do IPVA vence na segunda-feira

Publicado

em

Ao longo da semana que vem vencem os prazos para os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes quitarem a segunda quota do imposto, sem acréscimo de juros.

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

O calendário de vencimento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 tem início na próxima segunda-feira (19), informam a Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná. Com isso, ao longo da semana que vem vencem os prazos para os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes quitarem a segunda quota do imposto, sem acréscimo de juros.

O contribuinte deve ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa do veículo. Na segunda-feira, vence o prazo para veículos com placas terminadas em 1 e 2.

Assim como já ocorria em anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas pelos correios. A Fazenda e a Receita também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerá-las para pagamento por meio dos canais oficiais. Como o Portal IPVA , os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

OPÇÕES DE PAGAMENTO – Uma opção conveniente para pagamento do IPVA é o pix, em que o contribuinte usa o QR Code presente na guia de recolhimento, reconhecido por mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser efetuado pelos canais digitais dos bancos, inclusive aqueles que não têm convênio com o Estado.

Além disso, há a opção de quitar o IPVA com cartão de crédito, modalidade que permite o parcelamento em até 12 vezes, com cobrança de juros pelas emissoras dos cartões. A tabela de taxas está disponível AQUI.

ALÍQUOTA – A alíquota do IPVA no Paraná é fixada em 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral. Para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV), a alíquota é de 1%.

São tributados os veículos fabricados nos últimos 20 anos, ou seja, de 2004 em diante. Há isenção para algumas categorias específicas, como ônibus de transporte público, veículos de transporte escolar e veículo de propriedade de pessoas com deficiência, entre outros. O IPVA representa uma das principais fontes tributárias do Estado, e 50% de sua arrecadação é destinada aos municípios.

ATRASO – A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.


SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que oferecem formas seguras de realizar os pagamentos.

Confira o calendário da segunda parcela do IPVA 2024, que vence em fevereiro:

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Rio Azul terá duas audiências públicas para discutir metas fiscais e Orçamento de 2027

Publicado

em

Rio Azul realiza audiência pública sobre metas fiscais do segundo quadrimestre de 2026

A Prefeitura de Rio Azul, em conjunto com a Câmara Municipal e a Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, realizará uma Audiência Pública para apresentar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A audiência será realizada no dia 30 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.

Durante o encontro, serão apresentados os dados referentes ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2026, permitindo o acompanhamento da execução das metas e das contas públicas municipais.

A população está convidada a participar da audiência. A iniciativa busca ampliar a transparência e possibilitar o acompanhamento, por parte da comunidade, da situação fiscal e da aplicação dos recursos públicos do município.

Rio Azul realiza audiência pública para discutir elaboração do Orçamento Municipal de 2027

A Prefeitura de Rio Azul realizará uma Audiência Pública para apresentar à população as ações previstas para a elaboração do Orçamento Municipal referente ao exercício financeiro de 2027.

O encontro está marcado para o dia 23 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.

Durante a audiência, serão apresentadas informações relacionadas ao planejamento das ações e à elaboração do orçamento para o próximo exercício. A iniciativa busca promover a participação da comunidade nas discussões sobre o planejamento financeiro do município.

A Prefeitura convida toda a população a participar do encontro e contribuir com sugestões e discussões relacionadas às prioridades e ao futuro de Rio Azul.

Continue Lendo

Local

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL COBRAM PROMESSAS ELEITORAIS FEITAS PARA A EDUCAÇÃO DE MALLET

Publicado

em

Categoria esteve presente na 26ª Sessão Ordinária e reivindica respostas sobre Piso Nacional, Plano de Cargos e Salários, avanços e progressões; W Notícias teve acesso a vídeo de encontro realizado durante a campanha eleitoral de 2024



A Educação Municipal de Mallet esteve no centro dos debates durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, dia 14 de setembro.
Professores da rede municipal de ensino acompanharam a sessão e levaram ao Legislativo reivindicações relacionadas a compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2024.


Entre os principais pontos levantados pela categoria estão o Piso Nacional do Magistério, o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério e o pagamento de avanços e progressões, além de outros compromissos relacionados à valorização dos profissionais da Educação.

Durante a sessão, o vereador Léo, do PSD, falou sobre um requerimento encaminhado ao Poder Executivo e assinado também por outros vereadores que aderiram à iniciativa. O documento solicita esclarecimentos sobre o Piso Nacional dos Professores e o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério.
Segundo o vereador, os assuntos estão relacionados também aos compromissos apresentados durante a campanha eleitoral de 2024.

VEREADOR LÉO FALA SOBRE O REQUERIMENTO

Na sequência, o vereador Léo fez a leitura de trechos de documentos que foram apresentados como Cartas Compromisso relacionadas à Educação durante o período eleitoral.
Uma das cartas é apresentada como “Carta Compromisso para Educação do Município de Mallet – Gestão 2025/2028”.
O documento afirma que a melhoria da Educação estaria diretamente relacionada à formação, capacitação e valorização dos professores e demais profissionais da área.
Entre as mensagens direcionadas aos profissionais da rede municipal está:
“Professores: na gestão do Pedro e do Ivo vocês serão vistos, acolhidos e respeitados!”

VEREADOR LÉO LÊ TRECHOS DAS CARTAS COMPROMISSO

Um dos principais pontos que está sendo questionado pelos professores é o compromisso relacionado ao Piso Nacional do Magistério.
No documento apresentado durante a campanha, consta o compromisso de discutir e rever o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério, além de reavaliar e realizar os ajustes necessários para que os professores da rede municipal recebessem, conforme o texto, aquilo que a legislação determina de acordo com o tempo de serviço e a admissão no concurso.
Outro ponto mencionado é o pagamento de avanços e progressões, conforme as regras previstas na legislação municipal.

A carta também cita como prioridade a regulamentação da hora-atividade dos professores, com possibilidade de realização em home-office, por opção do profissional.

CARTA COMPROMISSO ELABORADA PELA APP SINDICATO E ASSINADA PELO CANDIDATO PEDRO KOVALTCHUK A PREFEITURA DE MALLET NO DIA 1° DE OUTUBRO DE 2024.


“Se eleito…” – Vídeo de 2024 resgata compromissos com professores que agora cobram respostas em Mallet

O Jornal W Notícias também teve acesso a um vídeo gravado durante um encontro realizado em outubro de 2024, nas dependências do Clube Copérnico, com a presença de professores, representantes da categoria e candidatos à Prefeitura de Mallet.
Na ocasião, o então candidato Pedro Kovaltchuk apresentou e leu compromissos relacionados à Educação.
Entre os assuntos abordados estavam justamente o Piso Nacional, o Plano de Cargos e Salários e o pagamento dos avanços e progressões.

Na gravação, Pedro afirma que o Piso Nacional seria tratado como um direito dos professores e um dever da administração pública.

Também fala sobre a intenção de rever o Plano Municipal de Cargos e Salários e afirma que, caso eleito, pagaria os avanços e progressões conforme a legislação.

PEDRO KOVALTCHUK APRESENTA A CARTA COMPROMISSO EM 2024

Observação: O vídeo foi gravado originalmente por meio de telefone celular. O Jornal W Notícias realizou melhorias no áudio para facilitar a compreensão das declarações. O conteúdo da gravação foi preservado.


Resposta do Poder Executivo

Durante a sessão da Câmara, o vereador Léo também apresentou aos presentes a resposta encaminhada pelo Poder Executivo ao requerimento apresentado anteriormente.
O conteúdo da resposta foi lido durante a sessão.


VEREADOR LÉO LÊ A RESPOSTA DO PODER EXECUTIVO


Professores afirmam que mobilização está apenas começando

Em conversa com o Jornal W Notícias, alguns professores afirmaram que a participação na sessão da Câmara representa um primeiro passo na tentativa de buscar apoio dos vereadores para cobrar respostas e encaminhamentos relacionados às reivindicações da categoria.
Segundo os professores ouvidos pela reportagem, a categoria já teria buscado anteriormente respostas junto ao Poder Executivo, mas afirma que as manifestações recebidas até o momento não teriam sido consideradas suficientes.
Os profissionais afirmaram ainda que pretendem continuar buscando os caminhos previstos em lei para defender suas reivindicações.



Categoria não descarta paralisação

Os professores também afirmaram ao W Notícias que não descartam novas formas de mobilização caso não haja avanços nas reivindicações apresentadas.
Entre as possibilidades mencionadas está uma eventual paralisação das atividades, inclusive com possibilidade de greve.

Até o momento, porém, não há informação de uma paralisação já definida, tratando-se de uma possibilidade levantada pelos profissionais durante as conversas com a reportagem.
A discussão agora deve continuar envolvendo representantes dos professores, vereadores e o Poder Executivo Municipal.
O principal questionamento apresentado pela categoria está relacionado ao cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2024 e à situação atual do Piso Nacional do Magistério, do Plano Municipal de Cargos e Salários e dos avanços e progressões dos professores da rede municipal.


O Jornal W Notícias continuará acompanhando o assunto e dando espaço para as manifestações das partes envolvidas.
Esta matéria será atualizada caso sejam apresentados novos documentos, manifestações oficiais ou novos encaminhamentos sobre as reivindicações dos professores.

MATÉRIA E FOTOS: JORNAL W NOTÍCIAS – STUDIO W – VIDEOS: 26º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE MALLET – VÍDEO REUNIÃO PROFESSORES: ARQUIVO INTERNAUTA.

Continue Lendo

Policial

PCPR prende um acusado por furto qualificado e outro investigado por descumprimento de medidas protetivas na região de Irati

Publicado

em


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 41ª Delegacia Regional de Polícia de Irati, realizou duas prisões distintas em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário.

A primeira prisão ocorreu no início da tarde, quando um homem de 26 anos compareceu e apresentou-se espontaneamente na unidade policial. Contra ele, havia uma ordem de prisão preventiva em aberto pelas práticas do crime de furto qualificado cometido em 03/08/2026, na região central de Irati/PR.

O coautor do referido delito patrimonial já se encontrava recolhido no sistema prisional, tendo sido preso pelas equipes policiais no dia 21 de agosto, na localidade de Caratuva, área rural deste município. Ambos já foram denunciados pelo Ministério Público, respondendo a ação penal atualmente.



Na segunda ação realizada nesta data, os policiais civis deslocaram-se até o município vizinho de Fernandes Pinheiro para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar em desfavor de um homem de 42 anos.

O indivíduo é investigado pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência no âmbito da violência doméstica contra a ex-mulher, cometidos em 02/09/2026, no município de Irati.

Destaca-se que o suspeito já cumpria pena em regime semiaberto harmonizado com monitoramento eletrônico, com condenação pelo crime de receptação.

Durante as diligências no imóvel, foi apreendido um aparelho celular, o qual passará por perícia técnica para subsidiar o inquérito policial.

Ambos os detidos foram encaminhados à custódia da Polícia Penal, onde permanecem à disposição da Justiça.

A PCPR reforça o pedido de colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação e repressão de crimes na região. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 da Polícia Civil ou 181 do Disque-Denúncia.


Fonte e Fotos: PCPR/Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas