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Proprietários de mais de 3,3 milhões de veículos recolheram IPVA 2024 até abril

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A Receita Estadual do Paraná divulgou nesta terça-feira (7) o balanço de arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 entre os meses de janeiro e abril. De acordo com os dados compilados até a última quinta-feira (2), proprietários de mais de 3,3 milhões de veículos do Estado recolheram R$ 4,28 bilhões do IPVA 2024. Deste valor total, R$ 2,56 bilhões correspondem a pagamentos integrais do imposto. Os recolhimentos em parcelas somam R$ 1,73 bilhão.

O total lançado em IPVA neste exercício foi de R$ 6,42 bilhões no Paraná, com valores que incidem sobre uma frota tributada composta por 4,7 milhões de veículos.

Os municípios que mais recolheram IPVA até o momento são: Curitiba, com um montante de R$ 1,06 bilhão pagos; Londrina, com R$ 248,2 milhões; Maringá, com R$ 228,5 milhões; Cascavel, com R$ 165,1 milhões; Ponta Grossa, com R$ 134,8 milhões; São José dos Pinhais, com R$ 121,1 milhões; e Foz do Iguaçu, com R$ 95,4 milhões.

Neste ano, os proprietários que optaram pelo pagamento à vista até o dia 23 de janeiro tiveram desconto de 6% sobre o valor do imposto. A alíquota do IPVA no Paraná é de 3,5% sobre o valor de mercado de carros e motos em geral. Para ônibus, caminhões, veículos de carga, aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV), a alíquota é de 1%.

São tributados aqueles fabricados nos últimos 20 anos – no caso de motocicletas com até 125 cilindradas, a idade limite para a tributação é de 10 anos. Há isenção para algumas categorias específicas, como ônibus de transporte público, veículos de transporte escolar e veículo de propriedade de pessoas com deficiência, entre outros.

O IPVA representa uma das principais fontes tributárias do Estado, e 50% de sua arrecadação é destinada aos municípios.

ATRASOS – Em caso de atraso no pagamento, a multa cobrada é de 0,33% ao dia, acrescida de juros de mora conforme a taxa Selic. Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.

GUIAS – Assim como em exercícios anteriores, as guias do IPVA não são enviadas pelos correios, e a Fazenda e a Receita não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens. Os contribuintes do Paraná devem gerar as guias de recolhimento (GR-PR) por meio dos canais oficiais como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos da Receita Estadual (disponível para Android e iOS) e Detran Inteligente, além do Portal de Pagamentos de Tributos.

FRAUDES – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.

Segue abaixo o calendário da quinta e última parcela do IPVA 2024, com vencimento em maio, de acordo com o final da placa:

1 e 2 – 17/05

3 e 4 – 20/05

5 e 6 – 21/05

7 e 8 – 22/05

9 e 0 – 23/05

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Dia das Mães: Procon-PR dá dicas para não ter surpresas na compras de presentes

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O primeiro passo é elaborar uma lista com os possíveis presentes e, após fazer a sua
escolha, o consumidor deve pesquisar preços e concorrentes. Isso evita surpresas
desagradáveis e endividamento. Para exercer o direito de troca, é importante que o
consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), por meio da Coordenação
Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), orienta os
consumidores para as compras do Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11 de maio.
O primeiro passo é elaborar uma lista com os possíveis presentes e, após fazer a
sua escolha, o consumidor deve pesquisar preços e concorrentes. Isso evita surpresas
desagradáveis e endividamento. O consumidor não pode esquecer de pedir a nota fiscal,
ficar atento à veracidade das ofertas e promoções, quais as possibilidades de troca e aos
prazos de garantia. Bens não duráveis, como alimentos e cosméticos, têm um prazo de 30
dias, já os bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo de 90 dias.

O consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a substituição
em caso de defeitos na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que
não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o estabelecimento só é obrigado a
trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra – tal compromisso deve
constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em qualquer outro
documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca
como, por exemplo, o prazo.

Para exercer o direito de troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta
do produto e guarde a nota fiscal.

Se a escolha for por eletrônicos ou eletrodomésticos, é obrigatória a entrega de manual, com as instruções em português, para que se entenda como usar o produto. O ideal é que, na hora da compra, seja solicitado um teste do aparelho, para avaliar se os recursos tecnológicos estão funcionando. É importante ainda que consumidor sempre
exija nota fiscal, manual, termo de garantia e a relação das assistências técnicas
autorizadas.

Com o aumento da demanda por flores nessa época, a sugestão é que se esteja
atento às condições e à procedência das mesmas, se há taxa de entrega, quais os tipos de
embalagens e estilos do arranjo disponíveis, pois esses itens fazem diferença no preço
final. As cestas de café da manhã também são muito pedidas. O recomendado é adquiri-las
de empresas ou pessoas conhecidas. Os produtos embalados, mesmo que não estejam na
embalagem original, precisam ter etiquetas com todas as informações obrigatórias, tais
como composição e prazo de validade.

“É nossa responsabilidade sempre buscar orientar os consumidores a evitar o
superendividamento, riscos de fraudes e outros prejuízos que podem ocorrer em datas
comemorativas”, afirma o secretário Santin Roveda.

Segundo a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, ao sair às compras o
consumidor deve ter uma definição do que pretende adquirir e quanto pretende gastar,
levando em conta as condições de pagamento e os juros em caso de parcelamento.

“Se a compra for realizada de maneira virtual deve-se ficar atento à segurança,
pesquisando a idoneidade da empresa e relatos de consumidores na própria internet ou
através dos registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor”, enfatiza Cláudia.
“Na aquisição de roupas e calçados o consumidor deve estar atento às informações
contidas na etiqueta (composição do tecido, tamanho, período de trocas, entre outros)”.

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Regional

Acidente na BR-476 próximo ao Posto Carretão entre União da Vitória e Paula Freitas

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Um acidente de trânsito foi registrado na BR-476, proximidades da ponte localizada na região do Posto Carretão, entre União da Vitória e Paula Freitas na manhã desta quinta-feira (08).

De acordo com as informações preliminares, não houve feridos. No entanto, o fluxo de veículos na rodovia seguiu lento, exigindo atenção redobrada dos motoristas que passam pelo local.

Equipes responsáveis pelo atendimento e controle do tráfego já estão atuando na área para normalizar a situação.

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Homem é encontrado em hospital após uma semana desaparecido em União da Vitória

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Josmar Joberto Ferreira, de 48 anos, morador do bairro Cidade Jardim, no Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, foi localizado após mais de sete dias sem dar notícias à família.

Ele está internado no Hospital APMI, onde recebeu atendimento médico. A família foi informada sobre sua localização e já está acompanhando seu estado de saúde.

O reencontro trouxe alívio após dias de angústia e incerteza.

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