Conecte-se conosco

Geral

MALLETENSE PARTICIPARÁ DAS OLIMPÍADAS DE PARIS

Publicado

em

O malletense Matheus Velho que atualmente mora em União da Vitória participará da Maratona Para Todos (Marathon Pour Tous), prova organizada pelo Comitê Olímpico, que contará com a participação de 20.024 maratonistas amadores.

A matéria exibida no Portal VVale destaca que atletas farão o mesmo percurso da prova olímpica, no dia 10 de agosto, data da Maratona Masculina.

A participação de maratonistas amadores, que é algo corriqueiro em outras provas, como por exemplo a tradicional Corrida de São Silvestre, acontecerá pela primeira vez em uma edição de Jogos Olímpicos.

A intenção é permitir que o público possa vivenciar as Olimpíadas de Paris de perto.

Trajeto da Maratona.

O processo para que Matheus conseguisse participar da Maratona Para Todos, contudo, não foi simples. Com interesse de atletas do mundo inteiro, o número de vagas disponíveis era inferior à demanda. Dessa forma, os maratonistas foram escolhidos por meio de sorteio.
Para ter uma chance de ser sorteado, Matheus realizou uma série de desafios propostos no aplicativo oficial da prova durante o ano de 2023, totalizando cerca de 4.000 km percorridos.

“De qualquer forma eu estava correndo, e aproveitei unir o útil ao agradável, já que eu estava treinando e fazendo longas distâncias. Eu acreditei que talvez, por um por um golpe de sorte, eu conseguisse uma vaga. Confesso que eu não tinha aquela esperança absoluta de que daria certo. Como eram disponibilizadas poucas vagas e havia muita gente cumprindo os desafios, você acaba ficando naquele ceticismo. Mas cumpri mais de 50 desafios ao longo do ano”, relatou Matheus a reportagem.

A notícia de que Matheus havia sido sorteado veio em 24 de janeiro deste ano. De início, o atleta desconfiou, pensando que o email informando que sua vaga estava garantida fosse um golpe. “Para mim era uma coisa meio surreal, meio inacreditável”, comenta. Para ter certeza da informação, começou a mandar mensagens em grupos de corredores dos quais faz parte. Foi então que conheceu um corredor de Curitiba, que também foi sorteado, e que estava organizando um grupo com brasileiros que participarão da Maratona Para Todos. “Aí eu comecei a acreditar de verdade, a conseguir informações, como é que funcionava, se realmente estava tudo certo. Aí acreditei que deu certo e comecei a me organizar”.
A inscrição na prova é gratuita, mas Matheus precisará arcar com todas as outras despesas, como alimentação, transporte e hospedagem.

A viagem está agendada para o dia 06 de agosto e marcará a realização de um sonho do atleta. “Eu descobri lá no no finzinho de 2022, ouvindo um podcast, que em 2024 seria a primeira vez que a maratona dos Jogos Olímpicos estaria aberta para atletas amadores. Quando eu vi a notícia, já coloquei nos meus objetivos de vida que um dia eu ia fazer [a maratona]. Não sabia se iria agora em 2024 ou se seria em 2028, 2032, ou qualquer outra Olimpíadas, mas coloquei como uma meta que eu faria o que fosse possível [para participar]”.

A preparação para a Maratona é intensa. Todos os dias, Matheus corre entre 5 km e 6 km, no que considera treinos regenerativos. Intercala com distâncias um pouco maiores, por volta de 18 km. Aos finais de semana, realiza percursos de cerca de 32 km, totalizando entre 70 km e 90 km semanais. “É pesado fisicamente, mas mentalmente me faz muito bem. É muito bom. Esses treinos longos são bons para você pensar na vida”.
Chegando em Paris, os planos de Matheus são claros: poupar-se ao máximo para a prova. “Até pensei em aproveitar a viagem para ir ao estádio ver alguma prova de atletismo ou algum esporte do tipo, mas o meu principal objetivo com essa viagem para Paris é fazer a maratona. Então, eu quero evitar de caminhar muito, de ficar batendo perna à toa antes da prova. Não vou comparecer antes disso a nenhum evento. Vou caminhar o menos possível para poder guardar as pernas para o grande objetivo, que é correr os 42 km da prova. Pretendo ver a Maratona masculina e feminina. Poder ver os atletas de elite ali de perto, porque a gente só vê pela televisão. E só de eles passarem, embora eles passem muito rápido, já é um um sonho realizado. E também a cerimônia de encerramento, no domingo, se der tudo certo estarei presente também”.

Fonte: Portal VVale

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Motorista fica ferido após saída de pista na BR-153

Publicado

em

Por volta das 06:45 horas da manhã de hoje, sexta-feira, 13 de setembro, as equipes de emergência foram acionadas para atender a uma saída de pista da BR-153, região de Água Doce em General Carneiro.

No local, encontraram a vítima, um homem que estava consciente. Ele conduzia um veículo Renault/Furgão com placas de Santo Angelo (RS) e estava carregado de eletrônicos.

A vítima foi atendida no local pela equipe do Pronto Atendimento, em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de General Carneiro e foi liberado logo após a avaliação.

Não houve necessidade de encaminhamento hospitalar e a via foi liberada após os procedimentos de segurança realizados pelas autoridades.

Continue Lendo

Regional

Acidente de trânsito na BR-153 mobiliza equipes de resgate em General Carneiro

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 12, por volta das 22h, equipes de emergência foram acionadas para atender a uma colisão contra barranco no quilômetro 497 da BR-153, nas proximidades de General Carneiro.

O veículo envolvido um GM/Cobalt tinha placas de Chapecó.

Ao chegarem no local, as autoridades constataram que a vítima envolvida no acidente já havia sido retirada por terceiros e levada para atendimento médico.

O Pronto Atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de General Carneiro estiveram no local para avaliar a situação e prestar o suporte necessário.

As circunstâncias da colisão e o estado de saúde da vítima ainda não foram divulgados pelas autoridades competentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue investigando as causas do acidente.

Continue Lendo

Regional

Promotoria confirma pedido de cassação de Vicente Solda em Rio Azul

Publicado

em

O promotor eleitoral da comarca de Rebouças, Antonio Cezar Quevedo Goulart Filho, optou pela confirmação do pedido de cassação do candidato a prefeito de Rio Azul, Vicente Solda (Republicanos). A impugnação foi feita pela Coligação “Pra Frente Rio Azul”, requerendo, em suma, o reconhecimento da inelegibilidade de Vicente Solda. Segundo o pedido, Solda é condenado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

De acordo com a ação, Vicente, na qualidade de prefeito de Rio Azul, praticou atos de improbidade administrativo, consubstanciados na contratação irregular de Alexandre Burko para o cargo de médico do município, e, ainda, na autorização por serviços que não foram efetivamente prestados. O documento diz que “num primeiro momento não de vislumbrou uma irregularidade desta nova contratação, não fosse o fato de que, na época, já estava publicado o resultado de concurso público para o preenchimento de cargo de médico e Alexandre Burko classificado na segunda posição”.

Resultado disso, Solda e Alexandre Burko foram condenados ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário do município, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil correspondente a 10 (dez) vezes o valor da remuneração de Alexandre Burko e à Vicente o valor correspondente ao triplo do acréscimo patrimonial percebido por Alexandre Burko e proibição de contratação com o poder público pelo período de três anos.

SITUAÇÃO ATUAL DE SOLDA

Os elementos nos autos dão conta que o Tribunal de Justiça do Paraná, órgão colegiado que confirmou a condenação da primeira instância foi publicada em 14 de fevereiro de 2005. Como ainda não transcorreram os oito anos de inelegibilidade, que são contados apenas a partir do integral cumprimento da pena (os autos 0000342-93.2016.8.16.0142 noticiam que Vicente Solda (Republicanos) está cumprindo as penas, após acordo celebrado para pagamento parcelado da multa civil), percebe-se que o impugnado tem empecilho à sua candidatura. Segundo os autos o transitado em julgado ocorreu em 2013, sendo que desta data inicia o pagamento da pena. Em 2017, o documento indica que terminou o pagamento da pena e a partir desta data iniciou-se a contagem dos 8 anos de inelegibilidade que finda em 2025.

O documento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diz que “para qualquer lado que se olhe, portanto, o pedido de registro de candidatura de Vicente Solda não pode ser deferida, sendo certo que se encontra inelegível na forma do art. 1º, inciso I, alínea “l”, da Lei Complementar 64/1990”.

Ainda, o final do mesmo documento expõe que “a 62ª Zona Eleitoral do Paraná, se manifesta favoravelmente à representação, para o INDEFERIMENTO do Registro de Candidatura de VICENTE SOLDA para o cargo de prefeito de Rio Azul”.

O deferimento da candidatura de Vicente Solda (Republicanos), deverá ainda ser julgado pelo juiz eleitoral da comarca nos próximos dias. O prazo da defesa já foi concluído e agora o juiz Drº James Byron Weschenfelder Bordignon solicitou que a defesa comprove o pagamento da pena para então apurar o prazo da inelegibilidade. Como o prazo da substituição de candidato é dia 16, espera-se que a sentença seja emitida antes desta data.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas