Conecte-se conosco

Regional

Casos de incêndio ambiental mais que dobram no Paraná

Publicado

em

Somente em 2024, foram mais de 8,6 mil ocorrências desse tipo em todo o estado, conforme dados divulgados pelo Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Conforme o Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná, desde o começo do ano já foram registrados 8.635 incêndios ambientais. Isso é o equivalente a 37 incêndios diários, sendo que o mês de agosto (com 1.563 notificações) já é o segundo com mais ocorrências. Em breve, inclusive, deve superar junho, que concentrou 1.648 registros. Os dados foram apurados pelo Portal Bem Paraná.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, verifica-se ainda que os casos de incêndio mais do que dobraram no Paraná. Em 2023, haviam 3.923 casos até o dia 19 de agosto. Isso significa que neste ano as ocorrências tiveram alta de 120,1%, considerando-se os mesmos períodos. Já em todo o ano passado e no ano de 2022, um total de 6.483 e 4.659 ocorrências foram registradas, respectivamente.

Temporada do fogo: 3º trimestre concentra maioria dos incêndios

Tradicionalmente, o terceiro trimestre do ano costuma ser o que concentra mais ocorrências de incêndio em vegetação. Prova disso é que, a cada ano, cerca de 10 mil incêndios desse tipo são registrados no estado. E quase metade dos casos (cerca de 4,9 mil registros) se concentram entre os meses de julho, agosto e setembro.

Ajudar a combater essas ocorrências, contudo, é um dever de todos. E para isso, basta seguir algumas dicas de segurança simples. Uma delas é não jogar lixo em terrenos baldios ou qualquer outro lugar inapropriado. Outras são não descartar bitucas de cigarro para fora do carro e não fazer queimadas para limpeza de terrenos.

Caso se depare com um pequeno foco de incêndio (nada maior que uma pequena fogueira), você pode apagá-lo com uma mangueira de jardim ou até com um balde d’água. Mas se o incêndio já ganhou muita altura ou uma extensão avantajada, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o de número 193 para emergências em todo o território nacional. Na ligação, informe o local, tamanho e direção para onde o incêndio está indo. Também procure um lugar seguro, longe do fogo ou da fumaça, para permanecer.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Jovem de 30 anos é encontrado morto pelo avô em União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro São Cristóvão por volta das 12 horas desta quarta-feira (18).

Segundo informações, um homem teria chamado o Samu ao encontrar seu neto, i identificado como Jonathan Felipe Schmitt de 30 anos, deitado embaixo da cama, sem se mexer.

O solicitante que é avô da vítima, relatou que chegou na residência por volta das 10 horas e ficou assustado ao perceber a situação e imediatamente acionou os serviços de emergência.

A equipe do Samu constatou o óbito do jovem, o local foi isolado pela Polícia Militar, que acionou a Polícia Civil e a Polícia Científica para a realização dos procedimentos periciais necessários.

Continue Lendo

Regional

Polícia Civil instaura inquérito por homicídio culposo em acidente fatal em União da Vitória

Publicado

em

A Polícia Civil de União da Vitória confirmou que o motorista envolvido em um grave acidente de trânsito foi conduzido até a delegacia, onde foi instaurado um inquérito por homicídio culposo.

A vítima Rosane Aparecida Ovinski de 48 anos voltava do trabalho quando foi atropelada pelo caminhão caçamba que não parou prestar socorro. O motorista foi alertado sobre o acidente, afirmou que retornaria, porém, isso não aconteceu.

Segundo o delegado responsável pelo caso, após o acidente que resultou em uma vítima fatal, Polícia Civil foi até a casa do motorista de 20 anos que foi levado para prestar depoimento e as investigações estão em andamento.

O crime de homicídio culposo ocorre quando uma pessoa causa a morte de outra sem intenção, geralmente em situações de imprudência, negligência ou imperícia. A investigação examinou os detalhes do ocorrido e determinou as responsabilidades do motorista envolvido.

Continue Lendo

Regional

Mulher sofre ferimentos graves na cabeça após queda de bicicleta

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 18, por volta das 08h o Corpo de Bombeiros Militar de Porto União foi acionada para atender uma ocorrência de queda de bicicleta na Rua André Holowaty, bairro São Pedro, em Porto União.

Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram a vítima, uma mulher de 50 anos, deitada no chão, sendo amparada por populares. Ela estava consciente, mas desorientada, apresentando ferimentos com hemorragia na face e suspeita de traumatismo crânio-encefálico (TCE).

Os socorristas realizaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, incluindo a imobilização e estabilização da vítima, além da avaliação da hemorragia. Durante o atendimento, a mulher apresentava sinais vitais alterados, com pressão arterial de 162/140 mmHg.

Após os procedimentos necessários, a paciente foi conduzida ao Hospital São Braz para receber atendimento médico. O estado de saúde da vítima não foi informado.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas