O paranaense ganha uma ferramenta a mais para acompanhar e entender o cenário econômico regional, nacional e até internacional. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) passa a publicar boletins quinzenais com dados e análises em uma iniciativa para apresentar à população os rumos, oportunidades e também os desafios que o Paraná tem pela frente.
O Economia em Dia é produzido pela Assessoria Técnica de Economia da Sefa e será publicado a cada 15 dias no site da secretaria. As edições serão assinadas por um dos especialistas do setor. Os profissionais vão se debruçar sobre números e fatos que impactam a economia do Estado, do Brasil e até de outros países — tudo para mostrar como esses eventos se relacionam, ajudando a população a entender o atual momento e o que deve vir em seguida.
“O objetivo é fornecer um resumo analítico das notícias mais recentes, além de apresentar análises sobre a economia paranaense”, explica Juliano Farias, um dos assessores técnicos responsáveis pelo boletim. Ele assina a primeira edição e explica a importância da iniciativa. “Esse monitoramento é fundamental para compreender os riscos e oportunidades associados às dinâmicas da economia global, nacional e regional, ajudando a orientar a política fiscal do Estado diante desses fatores”.
De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o lançamento do Economia em Dia mostra que o papel da pasta vai muito além de ser a “chave do cofre” do Governo, mas também aprresentar o que o Paraná tem pela frente.
“Além de todo o trabalho eficiente que já é realizado dentro da Secretaria, há também equipes altamente competentes analisando cenários, notícias e indicadores para nos ajudar a tomar as melhores decisões no cenário econômico”, diz. “E, com o boletim, queremos que a população também tenha acesso a esses relatórios e entenda o caminho que estamos trilhando”.
ATIVIDADE ECONÔMICA – Na primeira edição do boletim, há uma análise da atividade econômica do Paraná e como a estiagem que assola o Estado e o país impacta o paranaense, da mesma forma como decisões tomadas pelos órgãos econômicos dos Estados Unidos também refletem por aqui.
Entre os dados discutidos está, por exemplo, o crescimento de 4,3% no comércio e de 4% nos serviços que serviu como contraponto aos resultados abaixo do esperado da agricultura (-13,4%) e indústria (1,3%) no primeiro semestre de 2024. Assim, o relatório aponta como os setores mais ligados ao consumo ajudaram a frear a retração de 1,4% no Índice de Atividade Econômica Regional do Paraná (IBCR-Pr) em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ao mesmo tempo, o Economia em Dia traz algumas projeções do que podemos esperar para os próximos meses. Tanto que o texto assinado por Farias destaca justamente como a melhora do mercado de trabalho deve sustentar o consumo e conduzir os índices de atividade econômica a patamares mais positivos até o fim de 2024.
COMO ACESSAR – O Economia em Dia pode ser acessado diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda a partir do menu Macroações, na opção Assessoria Econômica.
Após nove dias de trabalho intenso, marcado por dedicação, coragem e empenho ininterrupto, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná anunciou o encerramento oficial das buscas pela idosa Emília Tomkelski Ansolin, de 72 anos, desaparecida desde o dia 15 de janeiro em sua propriedade na Colônia Dulcio, no município de Mallet.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 23 de janeiro, durante entrevista concedida ao Jornal W Notícias, nos estúdios da Studio W TV, pelo 1º Sargento Pacholok, do Corpo de Bombeiros de Irati e responsável pelos Brigadistas Comunitários de Mallet.
Segundo o sargento, todos os recursos humanos e tecnológicos disponibilizados pelo Estado foram empregados nas buscas, que envolveram equipes de diferentes regiões do Paraná, incluindo Irati, Guarapuava e Curitiba, além do apoio fundamental dos Brigadistas Comunitários de Mallet, que atuaram de forma incansável desde o início das operações.
Foto Drone da Studio W
Durante os nove dias de procura, os bombeiros realizaram varreduras minuciosas em plantações, matas fechadas, áreas de reflorestamento, estradas rurais, carreiros, margens de rios e dentro da água, além de buscas ao longo da rodovia BR-153. Também foram verificados locais onde Dona Emília já havia sido vista em ocasiões anteriores e checadas informações repassadas por moradores e por meio de ligações telefônicas, inclusive relatos de pessoas que afirmaram ter visto alguém semelhante caminhando pela rodovia.
As equipes utilizaram drones com câmeras térmicas, cães farejadores especializados na localização de pessoas desaparecidas e contaram ainda com o apoio aéreo de um helicóptero da Polícia Militar, deslocado da cidade de Cascavel exclusivamente para auxiliar nos trabalhos. Paralelamente, hospitais de toda a região foram contatados, mas nenhuma pista concreta ou evidência foi encontrada.
“O que estava ao nosso alcance foi feito. Todos os recursos disponíveis foram empregados”, destacou o 1º Sargento Pacholok, ressaltando o esforço coletivo e o compromisso das equipes envolvidas.
De acordo com ele, não há mais áreas a serem vistoriadas nem indícios que apontem para novos locais de busca no momento.
Diante desse cenário, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio da 6ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Irati, decidiu pelo encerramento oficial das buscas. No entanto, o sargento reforçou que o caso não está encerrado e que qualquer informação concreta e confiável sobre o paradeiro de Dona Emília continuará sendo recebida e devidamente averiguada pelas autoridades.
O encerramento das buscas deixa um sentimento de angústia e solidariedade à família, mas também evidencia o trabalho incansável, técnico e humano desempenhado pelos bombeiros e brigadistas, que não mediram esforços na tentativa de localizar a idosa, reafirmando o compromisso dessas equipes com a preservação da vida e o serviço à comunidade.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O 1º SARGENTO JOAQUIM PACHOLOK DURANTE O JORNAL W NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA DIA 24 DE JANEIRO
Carla Cristina da Silva inicia uma nova etapa em sua caminhada de fé ao ingressar na vida religiosa
Aos 19 anos, a jovem Carla Cristina da Silva, natural de Rebouças (PR) e pertencente à Paróquia Senhor Bom Jesus, inicia uma nova e significativa etapa em sua caminhada de fé.
Após um período de discernimento vocacional e acompanhamento espiritual, Carla se prepara para ingressar, no próximo dia 10 de fevereiro, na Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, colocando sua vida nas mãos de Deus.
Desde a infância, a convivência com as religiosas e a vivência ativa na comunidade fortaleceram o desejo de seguir mais de perto o chamado do Senhor. Hoje, com alegria, fé e confiança, ela responde generosamente a esse chamado.
A Diocese de União da Vitória se une em oração por Carla, pedindo que esta nova etapa seja vivida com fidelidade, alegria e profunda entrega à missão.
Informações e imagens: Diocese de União da Vitória / Matéria: Repórter Kiko de Oliveira
Uma nova onda de golpes está circulando via WhatsApp ou por e-mail, mirando contribuintes brasileiros. Criminosos enviam mensagens alarmistas informando que o CPF da vítima foi bloqueado devido a pendências na Dívida Ativa da União.
Como o golpe funciona:
A mensagem utiliza o nome do programa real do governo, o “Regularize”, para dar credibilidade. O texto ameaça o bloqueio de contas bancárias e oferece “descontos de até 65%” para quem regularizar a situação imediatamente através de um link ou botão enviado na conversa.
Ao clicar, a vítima é direcionada a um site falso (muito parecido com o oficial) que gera boletos ou códigos PIX. O dinheiro, porém, vai direto para a conta dos estelionatários.
O que você precisa saber para não cair:
Governo não manda link: A Receita Federal e a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) JAMAIS enviam links de pagamento ou cobram dívidas via WhatsApp ou SMS.
Ameaça é sinal de fraude: Órgãos oficiais não usam tom de ameaça ou ultimato por mensagem de texto. O bloqueio de bens depende de processo judicial prévio.
Canal Oficial: Qualquer consulta de pendência fiscal deve ser feita ativamente pelo cidadão, exclusivamente através do portal gov.br ou regularize.pgfn.gov.br.
Orientação de Segurança:
Recebeu essa mensagem? Não clique, não responda e bloqueie o número imediatamente.