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Geral

PCPR chega em setembro à marca de 1 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional

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Foto: Beatriz Jarzinski/PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atingiu neste mês de setembro a marca de 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas em 2024. Desse montante, 103,6 mil foram confeccionadas de forma online. O Paraná foi um dos primeiros estados do País a implementar o novo modelo em 100% das emissões.

Nos últimos anos, a PCPR tem registrado o aumento na confecção de documentos de identidade. Em 2022, foram 825 mil emissões e, no ano seguinte, o crescimento foi de 19,8%, com 988,9 mil documentos de identidade.

Para o delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da PCPR, os números são reflexo do aumento de pessoal nos postos de identificação e do trabalho dos servidores. “Esse marco histórico foi possível graças aos investimentos ocorridos nos últimos dois anos para a contratação de funcionários terceirizados. Somado a isso, é importante destacar o empenho de todos os papiloscopistas e identificadores, que têm se empenhado para atender a população”, ressalta. 

Outro fator que contribuiu para este aumento foi a implementação do serviço da CIN Fácil, que permite tanto o agendamento de atendimento presencial, quanto a solicitação totalmente online da emissão do documento para aqueles que já possuem Carteira de Identidade emitida no Paraná. Essa funcionalidade foi pensada para facilitar o acesso, especialmente para as populações que vivem em locais afastados, pois evita a necessidade de diversos deslocamentos até os postos de identificação.

“Isso se traduz também na satisfação que vemos por parte da população, que tem conseguido fazer os agendamentos, encontrar um posto mais próximo da sua residência e ter o seu documento em mãos”, conclui o chefe do Instituto de Identificação.

NOVA CIN – O novo modelo segue um padrão único que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os Registros Gerais (RGs), que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados, cada um com numeração diferente.

A principal mudança da carteira é o número unificado, utilizando o numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A iniciativa traz mais segurança à população e reduz a possibilidade de fraudes.

A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br. O novo modelo possui validade de 10 anos.

SOLICITAÇÃO – Para solicitar a emissão da nova CIN, é preciso fazer o agendamento pelo site da PCPR. Pelo portal, também é possível consultar o andamento da solicitação e também verificar mais informações.

Reportagem: AEN

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Regional

Homem fica ferido em acidente envolvendo caminhão e ônibus em Rio Azul

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Condutor do ônibus, de 47 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado até o hospital de Rio Azul, pela equipe do SAMU.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu um acidente do tipo colisão traseira envolvendo dois veículos e resultando em uma pessoa lesionada, nesta tarde 18/10, por volta das 16h00 na BR-153 km 376 em Rio Azul.

Os veículos envolvidos foram: um CAMINHÃO M.BENZ de cor vermelha com placas de Mambore-PR e um ÔNIBUS M. BENZ de cor branca com placas de Mallet-PR.

O condutor do caminhão, de 41 anos, e os passageiros, de 18 e 19 anos permanecem ilesos. Houve interdição parcial da rodovia até a remoção dos veículos.

Informações PRF
Imagem PRF/Rede Social

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Local

LEEI- Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

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Nesta quinta-feira, 17 de Outubro, correu nas dependências da Escola Municipal Divino Espírito Santo, o encontro presencial do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Na oportunidade, estiveram presentes professores dos municípios de Rebouças e Mallet, foi um momento muito importante para trocas de experiências e aperfeiçoamento da prática docente.

Agradecemos a formadora professora Eliane pela mediação do encontro e a todos os demais professores que estiveram presentes nesse momento especial.

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Geral

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

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Os candidatos que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro poderão utilizar documentos digitais para identificação no local da prova, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br. 

A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame.

Também são considerados documentos válidos para identificação do participante a cédula de identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade legal como documento de identidade; o passaporte; a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997. 

Para os participantes estrangeiros, é obrigatória a apresentação de um desses documentos:  passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados do exame como critério único ou complementar dos processos seletivos.

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