Conecte-se conosco

Saúde

A vacina é um direito de todos! Todos devem ficar em dia com o calendário vacinal

Publicado

em

A vacina é um direito de todos!

No Brasil, as políticas públicas de imunização são consideradas referência mundial há décadas. Graças ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), formulado em 1973 e instituído pela Lei 6.259/75, responsável pela distribuição de vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), inúmeras doenças deixaram de ser consideradas problema de saúde pública, e a disseminação de muitas outras está controlada.

Para que toda a sociedade se mantenha protegida de doenças como febre amarela, caxumba, sarampo e covid, entre outras, todas as pessoas devem ficar em dia com o calendário vacinal.

A imunização da população a partir da aplicação de vacinas (testadas e eficazes) se comprovou ser a estratégia mais efetiva para a defesa da população e a erradicação de doenças para as quais existe proteção disponível – inclusive no âmbito da economia de recursos, já que o gasto com imunização normalmente é menor que o gasto com internações, tratamento, medicação etc. Assim, mais do que uma ação individual, a vacinação da população é uma estratégia de proteção coletiva.

Consulte o calendário de vacinação para sua faixa etária no site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Secretaria da Saúde divulga novo boletim da dengue com mais 239 casos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (15) o novo informe semanal da dengue.

Foram registradas mais 2.355 notificações da doença, com 239 novos casos, sem óbitos na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 21.941 notificações, 2.699 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da dengue.

Ao todo, 343 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 220 possuem casos confirmados.

Continue Lendo

Saúde

“Estava sob efeito de crack e matei a vizinha Franciane estrangulada”, diz autor de homicídio em União da Vitória. Ele foi preso

Publicado

em

Policiais Civis da 4ª SDP de União da Vitória prenderam na tarde deste sábado, 12, Rafael Cordeiro Kosloski, de 36 anos, acusado de ser o autor da morte de Franciane Cristine Brixi, de 32 anos, ocorrida no dia 21 de setembro deste ano.

O corpo de Franciane foi encontrado em sua residência no dia 26 de setembro, e seu veículo havia sido subtraído, sendo localizado abandonado no bairro São Cristóvão no mesmo dia. A partir desses fatos, os policiais deduziram tratar-se de um caso de latrocínio.

Diversas evidências apontaram Rafael, que residia na casa ao lado, como o principal suspeito, levando a Polícia a solicitar sua Prisão Preventiva.

Segundo o Delegado Douglas Possebon, o trabalho de investigação foi minucioso e resultou em provas contundentes que indicavam Rafael como autor do crime. Diante dessas provas, ele confessou, afirmando: “Estava sob efeito de crack e matei a vizinha Franciane estrangulada.”

O Delegado também destacou a importância da integração entre a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário, que foram fundamentais para o avanço das investigações.

Continue Lendo

Saúde

Boletim da Secretaria da Saúde registra mais 264 casos de dengue no Paraná

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (08) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 264 casos da doença sem nenhum óbito na última semana.

Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 19.586 notificações e 2.460 casos confirmados, sem mortes.

A Labirati cuida da sua saúde!

📍Rua Major Estevão – 208 – Centro – Mallet – PR – em frente a antiga prefeitura

☎️ 42 99866-8578 | 42 3542-1001

No total, 339 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 209 possuem casos confirmados.

OUTRAS ARBOVIROSES – Informações sobre chikungunya e zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, constam nesse mesmo documento. Neste período foram confirmados sete casos de chikungunya, sendo registradas 159 notificações da doença no Estado. Com relação à zika vírus, até o momento ocorreram sete notificações.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas