Conecte-se conosco

Local

Comunidade Ucraniana de Mallet lamenta morte de jovem soldado Gabriel Lopacinski na guerra da Ucrânia

Publicado

em

A Comunidade Ucraniana Católica do Sagrado Coração de Jesus de Mallet e a da Paróquia São José em Dorizon manifestaram profundo pesar pela morte do jovem soldado Gabriel Lopacinski, de apenas 22 anos, ocorrida enquanto combatia na guerra da Ucrânia.

Diversas homenagens ao malletense foram publicadas nas redes sociais, exaltando sua coragem e determinação em lutar por um ideal que representa não só os ucranianos da cidade de Mallet mas também do Brasil.

Em nota oficial, assinada pelos párocos Padre Daniel Horodeski e Padre Michael Barbusa, a comunidade destacou a bravura de Gabriel, que se voluntariou para lutar no conflito, que em fevereiro de 2025 completará três anos.

A nota também pediu orações pela família do jovem e reforçou a memória e o sacrifício de Gabriel como um símbolo de luta e resistência.

Confira a íntegra das notas emitidas pela comunidade ucraniana malletense:

“A Paróquia Católica Ucraniana Sagrado Coração de Jesus – Mallet-PR, juntamente com o Pároco Padre Daniel Horodeski e o Padre Vigário Michael Barbusa, com toda a comunidade ucraniana, vem expressar sentimentos de pesar e profunda tristeza pela perda do jovem soldado Gabriel Lopacinski, que estava defendendo a Pátria Mãe Ucrânia.
Pedimos orações pela sua família e que Deus o acolha em sua glória.
Вічна пам’ять – Eterna seja sua Glória.
СЛАВА УКРАЇНІ! ГЕРОЯАМ СЛАВА.
GLÓRIA À UCRÂNIA.
GLÓRIA AOS HERÓIS.”

NOTA DE PESAR

“A Paróquia Católica Ucraniana São José de Dorizon, juntamente, com o seu pároco Padre Michael Barbusa e toda a comunidade, vem expressar o sentimento de pesar e tristeza pela perda do jovem Gabriel Lopacinski, guerreiro que foi lutar na Ucrânia, terras dos nossos antepassados.
Pedimos a Deus que o acolha na eternidade e conceda a todos familiares o conforto e as forças necessárias para passar por esse momento de dor.

Em orações! Eterna seja a sua memória!
Descanse em paz Gabriel Lopacinski!”

A guerra na Ucrânia, que começou em 2022, já causou a morte de cerca de 100 mil soldados ucranianos, segundo estimativas de agências internacionais. Além disso, mais de 15 mil voluntários de diferentes países se juntaram ao conflito, incluindo Gabriel Lopacinski, que agora é lembrado como um herói tanto por sua família quanto pela comunidade ucraniana de Mallet.

O gesto de Gabriel serve como um tributo à luta pela liberdade e pelos ideais da Ucrânia, país que compartilha fortes laços culturais e históricos com Mallet com os nossos antepassados.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

Alistamento Militar 2025: jovens que completam 18 anos têm até 30 de junho para se alistar

Publicado

em

Atenção, jovens malletenses, mas também esse aviso pode ser para todos os jovens da nossa região que nasceram no ano de 2007 !

O prazo para o alistamento militar obrigatório segue até o dia 30 de junho de 2025. Devem se alistar os rapazes que completam 18 anos neste ano.

O procedimento é indispensável para quem deseja manter a regularidade com as obrigações militares e garantir o acesso a direitos civis importantes, como a emissão de passaporte, ingresso em concursos públicos e matrículas em instituições de ensino superior.

O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Major Estevão, nº 180, no Centro de Mallet, anexo ao Prédio Histórico da antiga Prefeitura Municipal.

Para efetuar o alistamento, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Certidão de nascimento;

RG;

CPF;

Comprovante de residência.

Não deixe para a última hora! Evite transtornos e garanta seu alistamento dentro do prazo.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Junta de Serviço Militar de Mallet.

Redação W Notícias

Colaboração: Portal VVale

Continue Lendo

Local

Colisão Frontal na BR-153 em Mallet Deixa Dois Feridos e Suspeita Envolvimento de Terceiro Veículo

Publicado

em

Um acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira, 5 de junho, por volta das 10h30, no km 394 da BR-153, em uma das curvas do trecho conhecido como “Descida das Águas”, na cidade de Mallet. A colisão frontal envolveu dois automóveis e deixou duas pessoas feridas.

Os veículos envolvidos foram um Peugeot 206 azul, com placas de União da Vitória, que transportava seis ocupantes, e uma Volkswagen Saveiro vermelha, emplacada em Paulo Frontin. De acordo com testemunhas que presenciaram o acidente, uma possível tentativa de ultrapassagem pode ter sido a causa do impacto.

Há ainda relatos de que um terceiro veículo, um caminhão, teria colidido na traseira de um dos automóveis, mas não permaneceu no local dos fatos, deixando dúvidas quanto à sua participação exata no acidente.

Equipes de emergência foram rapidamente acionadas. O atendimento às vítimas foi realizado pelo Sargento Joaquim Pacholak, do Corpo de Bombeiros Militar, em conjunto com os Brigadistas Comunitários de Mallet. Dois ocupantes do Peugeot — o condutor e um passageiro — foram encaminhados de ambulância ao Hospital de Caridade São Pedro para atendimento médico.

O condutor da Saveiro sofreu apenas um leve hematoma na testa e optou por não receber atendimento hospitalar.

A Polícia Militar de Mallet do 3º Pelotão Cabo Abrão Kanclarovicz, prestou o primeiro apoio no controle do tráfego que seguiu no sistema Pare e Siga até a retirada dos automóveis, e com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, que assumiu a ocorrência e deu sequência aos procedimentos de praxe.

As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente, especialmente quanto à possível participação do caminhão, cuja identidade e paradeiro ainda não foram confirmados.

Acompanhe mais detalhes no Jornal W Notícias, que traz entrevista exclusiva com o Sargento Joaquim Pacholak, responsável pelo atendimento à ocorrência, com informações sobre o resgate e o estado das vítimas.

Informações da Redação do W Notícias

Continue Lendo

Local

Polícia Militar de Mallet recupera arma furtada após rápida investigação e abordagem no bairro Vila Choma

Publicado

em

A Polícia Militar de Mallet, do 3º Pelotão Cabo Abrão Kanclarovicz, recuperou, nesta segunda-feira (02), uma carabina de pressão furtada em um estabelecimento comercial do município. O suspeito, que confessou o crime, foi localizado no bairro Vila Choma após diligências da equipe policial, que atuou com base em informações obtidas por meio de imagens de segurança e denúncias.

A abordagem ocorreu por volta das 13h50, quando os policiais avistaram o homem em frente à sua residência. Segundo a PM, ele já era apontado como possível autor do furto ocorrido na última sexta-feira (30), no bairro São Pedro.

Conforme informado pela polícia, o suspeito foi informado da existência de imagens obtidas pela Polícia Civil que o associavam diretamente ao crime. As gravações mostravam um indivíduo com características físicas e vestimentas compatíveis com as que ele utilizava no momento da abordagem, incluindo capuz e boné.

Sem apresentar resistência e sem qualquer tipo de coação, o homem confessou o furto e alegou que agiu sob efeito de bebidas alcoólicas. Ele ainda afirmou que cometeu o crime para se defender de uma suposta ameaça anterior.

Durante a ação, o suspeito indicou voluntariamente o local onde havia escondido a arma furtada – uma carabina de pressão calibre 5.5 da marca Rossi. Ele autorizou a entrada dos policiais em sua residência e conduziu a equipe até o ponto exato onde o objeto estava escondido. A arma foi recolhida pelos agentes, que constataram também que o número de série havia sido raspado, o que configura tentativa de ocultação de origem.

A arma havia sido levada de um bar/mercearia no bairro São Pedro, na tarde de sexta-feira (30). O proprietário do local informou que o criminoso era um homem de estatura mediana, pele morena, que mancava levemente e fugiu levando a carabina escondida por dentro da calça. A tentativa de perseguição por parte da vítima não teve sucesso.

Diante da materialidade dos fatos, da confissão e das evidências, o acusado foi encaminhado à 10ª Delegacia Regional de Polícia de Mallet. Ele teve seus direitos constitucionais assegurados, incluindo o direito ao silêncio e à assistência jurídica. A Polícia Civil irá apurar se há possibilidade de flagrante por receptação, uma vez que o objeto furtado ainda estava em sua posse.

A rápida resposta da Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança da comunidade e a importância da colaboração entre as forças de segurança e a população local.

Fonte: 27º BPM / 3º Pelotão Cabo Abrão Kanclarovicz / Redação do W Notícias

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas