Conecte-se conosco

Geral

Estratégias de investimentos para o cenário econômico 2025

Publicado

em

A alta do dólar em 2024 surpreendeu o mercado financeiro e as projeções para 2025 são de que a moeda norte-americana permaneça em um patamar elevado. Some-se a esse quadro as projeções de inflação acima da meta estabelecida pelo Banco Central, superando os 5%, e, por consequência, previsões de que a taxa Selic possa chegar a 15,25% ao final do ano, conforme projeções atuais do time de Análise Econômica do Sicredi. Nesse cenário, como adotar estratégias eficazes para proteger as finanças pessoais e, ao mesmo tempo, encontrar as melhores opções de investimento para fazer o dinheiro render se tornaram essenciais? 

O gerente de Negócios de Investimentos e Previdência do Sicredi, Eduardo Crawshaw d´Azevedo, dá uma série de dicas de como a pessoa pode investir nesse cenário.

Primeiro passo é a proteção das finanças:

  • Um bom começo no cenário de juros em elevação é evitar ou reduzir endividamentos com juros elevados como o cheque especial ou rotativo do cartão de crédito; 
  • Busque formar uma reserva de emergência que cubra entre três e seis meses de despesas fixas. O mais indicado para a formação desse tipo de recurso é utilizar investimentos em Renda Fixa pós-fixados, analisando a solidez da instituição financeira para garantir liquidez e segurança ao capital;

Mas e agora, onde investir as reservas?

  • Em um cenário com Selic e dólar altos, a renda fixa se apresenta como uma oportunidade que alia rentabilidade, segurança e liquidez. O mais indicado é utilizar investimentos em Renda Fixa pós fixados, que acompanham o CDI, e que oferecem liquidez e segurança para esse tipo de recurso. 

Além da Renda Fixa, dá para obter uma rentabilidade ainda maior?

Cada perfil tem uma tolerância ao risco diferente, e as estratégias devem buscar equilíbrio entre segurança e retorno. O cenário desafiador de 2025 exige atenção à preservação do capital e oportunidades em diferentes mercados:

Se você é um investidor de perfil Conservador, invista na Renda Fixa, em produtos pós-fixados com liquidez, que acompanham o CDI. Se tem objetivos claros, com horizonte de médio e longo prazo para os investimentos, considere também produtos pré-fixados e atrelados à inflação, observando o período sem liquidez, ou seja, período em que o investidor não poderá ou terá muita dificuldade de tirar o dinheiro antes do prazo, além do próprio pós-fixado sem liquidez. 

Uma sugestão de diversificação para esse perfil é: 80% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos de crédito privado baixo risco e 5% em multimercados de baixa volatilidade

Se você é um investidor de perfil Moderado ou Arrojado, com objetivos claros, e com horizonte de médio e longo prazo para os investimentos, há significativas oportunidades disponíveis no mercado, via Fundos de Investimentos Multimercado, ETFs e BDRs, que oferecem exposição ao mercado internacional e alternativas de diversificação, bem como ações de setores resilientes e exportadoras, beneficiadas pelo dólar alto. 

Uma sugestão de diversificação para o perfil moderado é 55% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos multimercados de baixa volatilidade; 15% em produtos atrelados à inflação, 10% em bolsa americana e 5% em bolsa brasileira. 

Para o arrojado, é possível diminuir a alocação em pós-fixados ao CDI e aumentar a diversificação em produtos de renda variável (bolsa americana e brasileira), além de fundos de criptomoeda (5%) e fundos cambiais (5%)

Importante lembrar que diversificação continua sendo a estratégia mais eficaz para reduzir riscos e aumentar a resiliência da carteira, ou seja, permite proteger o patrimônio em momentos de volatilidade e capturar oportunidades de crescimento em diferentes cenários econômicos.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras. 

Site do Sicredi: Clique aqui  

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

MULHER DENUNCIA FILHO POR AMEAÇA DE MORTE E AGRESSÕES DURANTE OCORRÊNCIA EM MALLET

Publicado

em

Uma ocorrência envolvendo ameaças, agressões e dano ao patrimônio mobilizou a Polícia Militar de Mallet na noite deste domingo, dia 27 de setembro.

Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 20h30, uma mulher compareceu à sede do 3º Pelotão da PM para relatar que teria sido ameaçada de morte pelo próprio filho.

De acordo com o relato da solicitante, o homem teria chegado à residência bastante alterado, aparentemente sob efeito de substâncias entorpecentes. No imóvel, segundo a denúncia, ele teria proferido ameaças contra os pais, além de empurrá-los contra a parede e quebrar o vidro de uma janela.

Ainda conforme o relato apresentado à Polícia Militar, durante a situação, o homem também teria desferido um tapa em uma criança de apenas 10 anos de idade, neta da solicitante. Após o episódio, familiares retiraram a criança da residência.

Diante da situação, a vítima manifestou interesse em solicitar medida protetiva de urgência. A equipe policial deslocou-se imediatamente até o bairro Charqueada, em Mallet, para averiguar os fatos.

O suspeito foi localizado em frente ao imóvel. Durante a busca pessoal, segundo a PM, nenhum objeto ilícito foi encontrado. Na sequência, foi dada voz de prisão em flagrante ao homem.

Os envolvidos foram encaminhados ao Hospital de Caridade São Pedro, em Mallet, para a realização dos procedimentos médicos e confecção dos respectivos laudos de lesão corporal.

Posteriormente, o homem detido e as vítimas foram encaminhados à 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP), em União da Vitória, onde foram apresentados à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis.

As circunstâncias do caso deverão ser apuradas pela Polícia Civil.

FONTE: 27º BPM E 3º PELOTÃO CABO ABRÃO KANCLAROVICZ DE MALLET

Continue Lendo

Regional

Motorista sem CNH é autuado após capotar veículo em Antônio Olinto

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de Antônio Olinto prestou apoio ao Corpo de Bombeiros no atendimento a um capotamento na localidade rural de Água Amarela por volta das 22h40min desse sábado (26).

O motorista perdeu o controle da direção em uma curva e acabou capotando o automóvel. O condutor foi socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento do município.

No hospital, os policiais constataram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e se recusou a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), sendo assim, autuado pelas infrações administrativas de dirigir sem habilitação e por recusar o teste.

O veículo foi liberado e o motorista permaneceu sob cuidados médicos após receber as orientações cabíveis.

Continue Lendo

Regional

INCÊNDIO CRIMINOSO EM UMA RESIDÊNCIA MOBILIZA POLÍCIA MILITAR E BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS EM PAULO FRONTIN

Publicado

em

Uma residência localizada na Rua Vereador Ivo Kloc, no município de Paulo Frontin, foi parcialmente atingida por um incêndio na tarde deste domingo, dia 27 de setembro. A rápida atuação da Polícia Militar e dos Brigadistas Voluntários de Paulo Frontin foi fundamental para o controle das chamas.

Segundo as informações repassadas à Polícia Militar, populares acionaram a equipe após perceberem que uma residência estava em chamas. Os policiais se deslocaram imediatamente até o endereço e, diante da situação, acionaram os Brigadistas Voluntários do município.

Quando a equipe policial chegou ao local, parte da residência já estava em chamas. Alguns populares também estavam nas proximidades e tentavam auxiliar no controle do fogo. Pouco depois, os brigadistas chegaram e iniciaram rapidamente o combate ao incêndio, conseguindo controlar as chamas e evitar que a situação se agravasse e consumisse o resto da casa em fogo.

No momento da chegada das equipes, não havia vítimas no interior do imóvel. A moradora conseguiu deixar a residência com o auxílio de vizinhos.

MORADORA RELATA QUE INCÊNDIO TERIA SIDO PROVOCADO APÓS TÉRMINO DE RELACIONAMENTO

Durante o atendimento, a moradora relatou aos policiais que o incêndio teria sido provocado pelo seu convivente, após ela comunicar que não desejava mais continuar o relacionamento.

De acordo com o relato da vítima, a decisão estaria relacionada, entre outros motivos, ao fato de o homem ter voltado a consumir bebidas alcoólicas. Ela informou ainda que, no sábado, dia 26, o casal já havia discutido em razão da situação, mas, segundo seu relato, naquela ocasião não teriam ocorrido agressões ou ameaças.

Ainda conforme a versão apresentada à Polícia Militar, na tarde deste domingo a mulher comunicou novamente ao convivente que não pretendia continuar o relacionamento. Segundo ela, o homem teria ficado enfurecido, saído da sala e seguido até o quarto do casal, onde teria pegado uma mala com roupas.

Na sequência, a mulher percebeu um forte cheiro de fumaça. Ao verificar o quarto, constatou que a residência estava em chamas. Ela conseguiu deixar o imóvel e foi auxiliada por vizinhos.

O incêndio provocou danos materiais significativos. Entre os bens destruídos estão roupas, cama, guarda-roupas e outros pertences pessoais. O telhado da residência também foi danificado pelas chamas.

POLÍCIA REALIZOU BUSCAS PELO SUSPEITO

Após colher as informações e as características do possível autor, a equipe da Polícia Militar realizou buscas e levantamentos com o objetivo de localizá-lo, porém ele não foi encontrado.

A equipe policial de Mallet também foi comunicada sobre a ocorrência, devido à proximidade entre os municípios e à possibilidade de o suspeito ter se deslocado ou buscado apoio na cidade.

A Polícia Militar ofereceu à vítima a possibilidade de acompanhar a equipe até a Delegacia de Polícia de União da Vitória para prestar declarações e formalizar a ocorrência. No entanto, segundo o registro, ela optou por não comparecer naquele momento.

Após o atendimento, a mulher foi acolhida por familiares, que a levaram para outro local.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, e os fatos relatados pela vítima deverão ser apurados pelas autoridades competentes.

INFORMAÇÕES: 3º PELOTÃO DA POLICIA MILITAR E

BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS. FOTOS: M.E.M.S.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas