A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta pais e responsáveis sobre os principais cuidados que devem ser adotados com as crianças durante o período do Carnaval. Com o aumento da circulação de pessoas, especialmente no Litoral, é necessário redobrar a atenção para mantê-las em segurança.
Durante os festejos de Carnaval, uma das primeiras medidas a serem adotadas é o uso da pulseirinha de identificação contendo o nome e o telefone de contato dos responsáveis. A pulseirinha pode ser retirada gratuitamente nas delegacias da PCPR, na Delegacia Móvel ou com as demais forças de segurança.
A delegada Patrícia Nobre Paz, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), orienta também que os pais devem redobrar a atenção em locais com grande aglomeração de pessoas. A dica é manter as crianças e adolescentes sob seu campo de visão todo o tempo.
“Em locais com muita gente, nunca perca seu filho de vista. Defina um ponto de encontro caso vocês se separem. E se, por algum motivo, ele se perder, procure imediatamente a polícia ou um posto de segurança, como as delegacias da PCPR”, afirma.
Não é necessário aguardar 24 horas caso se perceba que a criança ou o adolescente tenha sumido. A partir do momento que o menor não foi localizado, os pais devem procurar a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Esse registro é o ponto de partida para as buscas.
Outro cuidado importante é com o uso de transportes por aplicativo. Os pais nunca devem permitir que a criança se desloque sozinha ou com desconhecidos. Também é essencial orientar sobre o perigo de dar confiança a estranhos e ter atenção redobrada aos conteúdos consumidos na internet.
Para quem encontrar alguma criança perdida nas aglomerações do Carnaval, a orientação é acalmá-la e informar imediatamente a autoridade policial mais próxima para que ela possa ser devolvida à família.
“Além disso, máxima vigilância para prevenir abusos e exploração de menores. Se perceber algo suspeito, não hesite em denunciar às forças policiais. O Carnaval é para se divertir, mas com segurança e responsabilidade. Fique atento e proteja nossas crianças e adolescentes”, afirma a delegada.
DENÚNCIAS – Quem tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181 do Disque Denúncia.
Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190
Uma ação da Polícia Militar de Porto Vitória na localidade da Colônia Coronel Amazonas resultou na recuperação de um telefone celular furtado por volta das 10h30min dessa sexta-feira (19).
O furto ocorreu em um estabelecimento comercial e foi registrado por câmeras de segurança, que permitiram a identificação do possível autor. Após diligências, os policiais localizaram um indivíduo com características.
Durante a abordagem, ele admitiu a autoria do furto e informou o destino dado ao aparelho. Com base nas informações obtidas, a equipe localizou o celular em posse de um terceiro, que relatou ter adquirido o objeto por um valor abaixo do mercado.
O aparelho foi recuperado e devolvido aos procedimentos legais para posterior restituição à vítima. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para apresentação dos fatos à autoridade competente e adoção das medidas cabíveis.
A equipe da Polícia Militar de União da Vitória estava em patrulhamento na Avenida dos Ferroviários, região de divisa entre Paraná e Santa Catarina, quando abordou um homem em atitude suspeita por volta das 18h30min dessa sexta-feira (19).
Na busca pessoal, foram encontradas porções de substância análoga à maconha. O abordado informou espontaneamente que transportava o entorpecente para entrega e relatou possuir mais drogas e materiais relacionados ao tráfico em sua residência.
Diante da situação de flagrante, os policiais deslocaram até o imóvel, onde foram localizadas mais porções de substância análoga à maconha, uma balança de precisão e materiais utilizados para acondicionamento da droga.
O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
A equipe da ROTAM após informações recebidas indicando que uma arma de fogo estaria em um estabelecimento comercial no bairro Nossa Senhora do Rocio por volta das 13h50min dessa sexta-feira (19).
No local, os policiais realizaram buscas em um escritório. Durante a vistoria, foi localizado e apreendido um revólver calibre .32 com capacidade para seis disparos.
O envolvido foi conduzido juntamente com a arma apreendida para os órgãos competentes. A ocorrência foi apresentada à Polícia Judiciária para as providências cabíveis.