Conecte-se conosco

Policial

Adolescente revela bastidores de crimes cibernéticos

Publicado

em

da Redação com informações da TV/Globo | Da Redação Portal V.Vale

Uma operação coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mobilizou forças policiais de diversos estados para combater uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.

A ação, batizada de Operação Adolescência Segura, ocorreu simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.

Entre os alvos da operação estava uma adolescente de 14 anos, de Cruz Machado, e outra de General Carneiro por meio da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória.

A jovem foi internada após mandado judicial de busca e apreensão por suspeita de envolvimento em crimes cibernéticos graves, como apologia ao nazismo, incentivo ao suicídio e automutilação, divulgação de pornografia infantil, maus-tratos a animais e tentativa de homicídio.

A quadrilha operava principalmente através da plataforma Discord, reunindo milhares de jovens em servidores onde crimes eram transmitidos ao vivo e, em alguns casos, monetizados.

A relevância e periculosidade da organização chamou a atenção de agências norte-americanas como a HSI (Homeland Security Investigations) e o NCMEC (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas), que auxiliaram nas investigações.

Entrevista exclusiva ao Profissão Repórter

O caso ganhou repercussão nacional após a equipe do programa Profissão Repórter, da TV Globo, entrevistar uma adolescente envolvida no caso com autorização da Justiça e da família. Na reportagem exibida esta semana, a jovem revelou detalhes alarmantes sobre o funcionamento do grupo e seu papel dentro da organização.

“Eu era namorada do que tacou fogo no mendigo”, contou a adolescente, referindo-se ao ataque brutal ocorrido em fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro, quando um homem em situação de rua teve 70% do corpo queimado por um adolescente enquanto o crime era transmitido ao vivo.

Segundo a jovem, ela atuava como “gerente de dados” do grupo, que reunia mais de 3 mil membros.

“Tinha os eventos pagos. As pessoas pagavam para assistir. Quando o evento era pago, a gente ficava com parte do lucro ou com cartões que a gente roubava”, disse.

A adolescente relatou ainda que participou de cerca de 300 eventos ao vivo, muitos deles envolvendo automutilação de meninas adolescentes, os quais ela mesma gravava e enviava ao líder do grupo, identificado como um homem de 25 anos, chamado Andrei.

Além das transmissões, ela afirmou ter participado de ameaças e extorsões contra vítimas. “Pegava os dados da mãe, mandava para elas e dizia que tinham 10 minutos para decidir o que queriam, senão a gente acabava com a vida delas.”

“Se meus pais tivessem me controlado, teria sido diferente”

Durante a entrevista, a adolescente também refletiu sobre a ausência de controle parental em sua vida digital. “Meus pais nunca tentaram impedir o que eu via. Se tivessem feito isso, teria me impedido de entrar no Discord. E eu seria muito grata hoje em dia.”

Ela também revelou ter se automutilado em 2022, durante um período de conflitos familiares e dificuldades na escola.

Investigação continua

A Polícia Civil do Paraná segue com as investigações para identificar outros integrantes da organização criminosa que possam estar atuando na região de União da Vitória e municípios vizinhos.

Operação Adolescência Segura acende um alerta sobre os riscos da exposição de crianças e adolescentes a ambientes virtuais não monitorados, evidenciando a urgência de políticas públicas e envolvimento familiar no uso seguro da internet.

DISCORD

Agência Brasil

Discord é uma plataforma de comunicação online que permite que pessoas conversem por texto, voz e vídeo, individualmente ou em grupos. Originalmente criado para comunidades de gamers, o Discord cresceu e hoje é usado por uma variedade de públicos — desde estudantes e profissionais até criadores de conteúdo e fãs de diversos temas.

Principais características do Discord:

  • Servidores: São espaços privados ou públicos onde as pessoas se reúnem em torno de um tema (como um fórum moderno). Cada servidor pode ter vários canais de texto e voz.
  • Canais de texto: Usados para bate-papo por escrito, envio de arquivos, links, memes, etc.
  • Canais de voz: Para conversas em tempo real por áudio (como chamadas em grupo).
  • Bots e automações: Usuários podem adicionar bots que moderam conversas, tocam músicas, organizam eventos, entre outras funções.
  • Privacidade e anonimato: Usuários podem adotar apelidos e conversar com desconhecidos, o que torna a plataforma um ambiente de risco quando mal utilizado, especialmente por menores de idade.

Por que o Discord é frequentemente mencionado em casos de crimes cibernéticos?

  • Por ser gratuito, acessível e difícil de moderar completamente, o Discord pode ser usado por grupos que praticam atividades ilegais ou perigosas, como aliciamento, divulgação de conteúdo proibido e incitação à violência.
  • anonimato e a linguagem de comunidade fechada favorecem a manipulação emocional, especialmente de crianças e adolescentes que estão mais vulneráveis.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Homem denuncia perseguição por ex-esposa em Rio Azul

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de Rio Azul registrou um caso de perseguição por volta das 23h15 desta quarta-feira, 21 de janeiro, durante patrulhamento pela área central do município.

Os policiais foram abordados por um homem que relatou estar sendo importunado de forma constante e habitual por sua ex-esposa. Segundo ele, a mulher possui uma medida protetiva de urgência em seu desfavor e estaria utilizando essa condição como forma de intimidação e ameaça.

Ainda de acordo com o relato, na noite desta quarta-feira (21), ao visualizar o veículo do ex-marido, a mulher passou a segui-lo com seu carro, promovendo uma perseguição automotiva pelas ruas da cidade. Em determinado momento, a vítima conseguiu se desvencilhar da ex-companheira e procurou a Polícia Militar para o registro da ocorrência.

Diante da situação, a equipe policial orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Continue Lendo

Policial

Polícia Militar realiza visita comunitária e atende caso de dano em residência em Rio Azul

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de Rio Azul atendeu ocorrências de visita comunitária e dano na noite dessa quarta-feira (21).

Por volta das 19 horas a equipe policial se deslocou até o bairro Vila Zem, onde realizou uma visita de fiscalização de medida protetiva de urgência. Constatando que não houve alterações, orientando a vítima.

Por volta das 22h20min, a equipe se deslocou até o bairro Vila Faber, onde a solicitante relatou que teve o telhado de sua residência danificado por uma pedra lançada de uma área de mata próxima à casa.

A equipe realizou buscas nas imediações, porém, não logrou êxito em localizar nenhum suspeito. Diante da situação orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Continue Lendo

Policial

Idoso esfaqueado morre após ser socorrido em estrada de General Carneiro

Publicado

em

Um idoso de aproximadamente 80 anos morreu após ser encaminhado ao Hospital Regional com ferimentos graves causados por golpes de faca. Ele foi localizado caído às margens de uma estrada na manhã desta quinta-feira (22).

De acordo com informações, as equipes de socorro de General Carneiro foram acionadas por volta das 06 horas para atender a ocorrência na Estrada da Paca, rodovia que faz a ligação com o município de Matos Costa, próxima ao perímetro urbano.

No local, os socorristas encontraram o idoso caído, com parte do corpo em meio ao matagal, apresentando lesões provocadas por arma branca. Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital Regional de União da Vitória.

Mesmo com o atendimento médico, o idoso não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu por volta do meio-dia. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pelas autoridades competentes.

Da redação Canal 4 TV

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas