A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta seus clientes sobre a circulação de sites falsos que simulam o endereço oficial da empresa, com o objetivo de aplicar golpes e roubar o dinheiro do pagamento das contas de água pela internet. A Sanepar reforça que o único site confiável é www.sanepar.com.br e que qualquer outra variação deve ser evitada, mesmo que apareça em resultados de busca.
O diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, explica que golpistas têm criado páginas falsas e boletos fraudulentos para enganar os consumidores, um problema que ocorre periodicamente. Ele recomenda que os clientes evitem clicar em links patrocinados e busquem sempre os canais oficiais para evitar cair em golpes cibernéticos.
A empresa disponibiliza atendimento 24 horas por telefone (0800 200 0115), e-mail (atendimentoaocliente@sanepar.com.br) e WhatsApp ((41) 99544-0115). Além disso, os clientes podem acessar serviços pelo aplicativo Sanepar Mobile, pelo site oficial na aba “Clientes” ou presencialmente nas Centrais de Relacionamento.
O gerente-geral comercial, Thiago Semicek, alerta que o melhor modo de se proteger é digitar diretamente o endereço oficial do site da Sanepar. Ele orienta ainda a conferir cuidadosamente todos os dados presentes nos boletos, como nome do cliente, matrícula, valor e destinatário do pagamento.
Para pagamentos via Pix, é fundamental verificar se o recebedor é a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. “Nunca realize pagamentos para pessoas físicas ou outros beneficiários. A Sanepar não envia QR Code ou chave Pix por WhatsApp ou SMS, apenas nas faturas oficiais”, explica Semicek.
Em caso de suspeita ou confirmação de golpe, a Sanepar recomenda denunciar os sites falsos à polícia e informar a empresa pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br. A vítima também deve procurar a instituição financeira para solicitar o bloqueio cautelar e registrar boletim de ocorrência para abrir contestação administrativa e buscar ressarcimento.
A equipe da Polícia Militar de Rio Azul registrou um caso de perseguição por volta das 23h15 desta quarta-feira, 21 de janeiro, durante patrulhamento pela área central do município.
Os policiais foram abordados por um homem que relatou estar sendo importunado de forma constante e habitual por sua ex-esposa. Segundo ele, a mulher possui uma medida protetiva de urgência em seu desfavor e estaria utilizando essa condição como forma de intimidação e ameaça.
Ainda de acordo com o relato, na noite desta quarta-feira (21), ao visualizar o veículo do ex-marido, a mulher passou a segui-lo com seu carro, promovendo uma perseguição automotiva pelas ruas da cidade. Em determinado momento, a vítima conseguiu se desvencilhar da ex-companheira e procurou a Polícia Militar para o registro da ocorrência.
Diante da situação, a equipe policial orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.
A equipe da Polícia Militar de Rio Azul atendeu ocorrências de visita comunitária e dano na noite dessa quarta-feira (21).
Por volta das 19 horas a equipe policial se deslocou até o bairro Vila Zem, onde realizou uma visita de fiscalização de medida protetiva de urgência. Constatando que não houve alterações, orientando a vítima.
Por volta das 22h20min, a equipe se deslocou até o bairro Vila Faber, onde a solicitante relatou que teve o telhado de sua residência danificado por uma pedra lançada de uma área de mata próxima à casa.
A equipe realizou buscas nas imediações, porém, não logrou êxito em localizar nenhum suspeito. Diante da situação orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.
Um idoso de aproximadamente 80 anos morreu após ser encaminhado ao Hospital Regional com ferimentos graves causados por golpes de faca. Ele foi localizado caído às margens de uma estrada na manhã desta quinta-feira (22).
De acordo com informações, as equipes de socorro de General Carneiro foram acionadas por volta das 06 horas para atender a ocorrência na Estrada da Paca, rodovia que faz a ligação com o município de Matos Costa, próxima ao perímetro urbano.
No local, os socorristas encontraram o idoso caído, com parte do corpo em meio ao matagal, apresentando lesões provocadas por arma branca. Após receber os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada pelo SAMU ao Hospital Regional de União da Vitória.
Mesmo com o atendimento médico, o idoso não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu por volta do meio-dia. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pelas autoridades competentes.