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Ato de coragem: moradora salva menino de 12 anos que se afogava em tanque na cidade de União da Vitória

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Um menino de 12 anos se afogou em um tanque e só foi resgatado graças à coragem de uma moradora que viu tudo da janela de casa e correu para ajudar.

O caso foi registrado por volta das 18h19, na Rua Curitiba. Duas crianças brincavam no local quando uma delas submergiu e não voltou mais à superfície. O outro menino tentou ajudar, mas também começou a ser puxado para baixo.

“Eu vi eles se afundando… e corri”

A moradora Cice, que reside próximo do local foi a primeira a perceber que algo estava errado.

“Eles estavam dando gargalhada. De repente, ficou um silêncio… quando olhei de novo, os dois estavam afundando”, relatou emocionada.

Sem saber nadar, mas movida por instinto, ela correu até a margem, quebrou um galho de árvore e avançou na água tentando alcançar os meninos.

“Quando ele gritava ‘tia’, já afundava de novo. O maior puxava o outro para baixo. Eu não sei de onde tirei força naquele momento.”

Com enorme esforço, Cice conseguiu retirar o que aparentava ser o menor, ele estava desorientado. Mas o segundo menino já havia desaparecido na profundidade do tanque.

Um ciclista surge no momento exato

Desesperada, ela correu até um homem que passava de bicicleta e implorou ajuda.

“Perguntei: ‘Pelo amor de Deus, você sabe nadar?’ Ele tirou a roupa e pulou.”

O ciclista mergulhou e rapidamente localizou o corpo do menino. Com a ajuda de uma taquara trazida por outro vizinho, conseguiram puxá-lo para fora da água.

O menino estava em parada cardiorrespiratória.

Reanimação e corrida pela vida

O ciclista iniciou massagem cardíaca enquanto Cice ligava para o Corpo de Bombeiros. Ela seguiu as orientações do Samu por telefone, ajudando como podia.

“Eu virei ele de lado, cobri com roupa. O outro menino tremia de medo. Foi desesperador.”

Os bombeiros chegaram poucos minutos depois e seguiram com manobras intensivas, com apoio das equipes do Samu durante o trajeto até a APMI. O menino permanece internado. O estado de saúde ainda não foi divulgado.

Portal Vvale

“Se eu não tivesse visto, os dois teriam morrido”

Após o resgate, Cice levou o menino que resgatou para casa, ofereceu roupas secas, acalmou o menino e o acompanhou até a família.

“Se eu não tivesse ficado olhando, se tivesse saído no momento que pensei… os dois teriam morrido. Só iam achar as roupas deles depois.”

Reportagem: Portal Vvale/ Jornal O Comércio

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Gabaritos do Enem 2025 são liberados após suspeita de irregularidade

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O Inep disponibilizou, nesta quarta-feira (19), os gabaritos e os cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025. O material, referente à aplicação de domingo (16), já pode ser consultado no portal oficial da autarquia, onde está organizado por cores e tipos de prova.

Por que a divulgação foi antecipada

A publicação ocorreria apenas na quinta-feira (20), mas o cronograma foi revisto após o Inep identificar que três questões eram semelhantes às apresentadas por um participante de um pré-teste, em uma transmissão ao vivo feita dias antes do exame. Para evitar qualquer questionamento sobre a lisura do processo, os itens foram anulados.

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que a decisão foi tomada visando a isonomia entre os candidatos. Ele afirmou que milhares de pessoas tiveram acesso à transmissão, o que motivou a revisão imediata.

PF investigará o possível vazamento

A suposta divulgação indevida será apurada pela Polícia Federal. O MEC solicitou que sejam adotadas todas as medidas necessárias para esclarecer o caso e identificar eventuais responsabilidades.

O que continua valendo no exame

Com a retirada das três questões, seguem válidos os outros 87 itens aplicados no segundo dia de provas. A redação e o conteúdo elaborado para os dois dias de exame não sofrem qualquer alteração.

No domingo, os participantes responderam 90 perguntas, divididas entre 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. Todas as versões dos cadernos, incluindo as adaptadas para leitores de tela, já estão disponíveis.

Sobre a nota do Enem

O Inep reforça que o total de acertos não determina a pontuação final. A nota é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o comportamento das respostas e o nível de dificuldade de cada questão.

Participação e estrutura da aplicação

O Enem 2025 mobilizou cerca de 165 mil salas de aula em 1.805 municípios de todas as unidades da federação. Segundo o MEC, aproximadamente 70% dos 4,81 milhões de inscritos compareceram aos dois dias de avaliação.

Reaplicação: quem pode solicitar

Candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou estavam com doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação das provas, marcada para 16 e 17 de dezembro. Moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde um tornado impediu a aplicação no dia oficial, também têm direito ao pedido.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante até as 12h de sexta-feira (21).

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Mãe e filha ficam feridas depois de colisão entre motocicleta e carro em Porto União

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Mãe e filha ficaram feridas após uma colisão envolvendo uma Honda Biz roxa e um Ford Ka Sedan branco em Porto União na manhã desta quarta-feira (19).

A colisão ocorreu na rua Francisco de Paula Dias, esquina com a professor Weinand, no Santa Rosa.

Mãe e filha estavam na motocicleta e sofreram ferimentos sem gravidade. Elas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para avaliação médica.

A Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência.

Fonte e Foto: Assis O Repórter

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Alesc debate construção de ponte entre Porto União e Irineópolis

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A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, por meio da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, na noite desta segunda-feira, 17, audiência pública para discutir a viabilidade e a necessidade da construção de uma ponte ligando os municípios de Porto União e Irineópolis, uma obra aguardada há décadas pela população local.

A iniciativa partiu do deputado Sargento Lima (PL), com apelo de lideranças comunitárias do distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União, e de Vila Nova, em Irineópolis, que mobilizaram moradores, produtores rurais e entidades regionais para fortalecer o pedido. O debate ocorreu no distrito de Santa Cruz do Timbó e reuniu mais de 500 pessoas.

Relevância econômica e social da obra

Durante a audiência, foram apresentados dados que reforçam a relevância econômica e social da nova ponte. Hoje, o deslocamento entre os municípios naquela região é feito por meio de uma balsa. Estima-se que, atualmente, a balsa seja utilizada por 20 veículos, podendo alcançar um tráfego, com a construção da ponte, de mais de 200 veículos diários.

O deputado propositor da audiência, Sargento Lima, ressaltou a importância da obra.

“Precisamos destacar alguns dados técnicos que são relevantes, como, por exemplo, se considerarmos que uma hora a máquina parada hoje de um caminhão — não estou falando de um nove eixos, mas sim de um caminhão normal — custa cerca de R$ 117 por hora parada. Então, quando o caminhão fica parado aguardando para fazer uma transposição, é sinônimo de dinheiro perdido. A nossa intenção é fazer um corredor econômico entre essas duas cidades, melhorando o escoamento da produção e, consequentemente, a economia não apenas local, mas regional.”

A região de Santa Cruz do Timbó, em Porto União, e de Vila Nova, em Irineópolis, concentra um dos maiores polos de produção agropecuária do Planalto Norte, com destaque para agricultura familiar, pecuária leiteira e silvicultura.

Segundo estimativas municipais, famílias utilizam diariamente as rotas entre Porto União e Irineópolis para acesso a serviços de saúde, educação, comércio, transporte escolar e escoamento de produção.

Impacto na logística e produção rural

O empresário local de Santa Cruz do Timbó, Evandro Schimidt, que há 25 anos empreende no distrito, afirma que o escoamento da produção está prejudicado. “A gente sofre muito com essa balsa. Em dias de muita chuva não podemos usar, às vezes a Marinha põe empecilhos, e os horários de travessia também são limitados. Por isso esperamos tanto por essa obra. Será mais gente vindo para o nosso comércio”, destacou.

Schimidt lembra ainda que a legislação proíbe o tráfego de máquinas agrícolas nas BRs. “Nossos agricultores sofrem bastante com a passagem de tratores e colheitadeiras, que não podem andar no asfalto. Então, tendo essa ponte, vai facilitar muito a vida de todos, além de melhorar a nossa economia.

A ausência de uma ligação direta entre os dois municípios também impacta o desenvolvimento regional. A obra reduzirá em até 30 quilômetros o trajeto entre as comunidades, podendo diminuir entre 15% e 20% o custo operacional do setor agrícola local.

“Estamos aqui discutindo a criação da ponte que há mais de 50 anos é tão almejada. Queremos trazer dignidade para a população, qualidade de vida, fomentar o turismo, melhorar a economia. Nossa produção agrícola escoa por aqui, a nossa bacia leiteira utiliza muito essa rota, dando vazão à produção e, lamentavelmente, hoje em dia os agricultores estão sendo multados, pois precisam rodar com seus maquinários pela rodovia federal em virtude dessa falta de acesso”, comentou o prefeito de Porto União, Juliano Hassan (PL).

Ao ser questionado sobre as melhorias que a comunidade receberá com a construção da ponte, o balseiro Eusébio Kuhler não esconde a alegria em imaginar a obra executada e reforça a necessidade do acesso. “Estou há 15 anos trabalhando aqui no Rio Timbó, fazendo a travessia, que é puxada no braço mesmo. Todos os dias levo de um lado para o outro trator, colheitadeira, plantadeira e carro pequeno. Caminhão até não passa muito porque não pode muito peso. Então, a ponte é uma realidade muito esperada por todo mundo da comunidade”, enfatizou.

Impasse sobre a localização da obra

Durante a audiência pública, um impasse foi debatido: a localização para a construção da ponte que liga os municípios de Porto União e Irineópolis.

Hoje, além da balsa que faz a travessia entre as comunidades tema do debate, os municípios contam ainda com a balsa que liga as comunidades de São Pedro do Timbó, em Porto União, a Bela Vista, em Irineópolis. O debate sobre a localização da obra foi levantado pelo prefeito da cidade de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira (PSDB). Ele defende a construção da ponte de forma que atenda ambas as comunidades.

“Tanto para o município de Irineópolis quanto para Porto União, substituir as duas balsas que hoje fazem a travessia na divisa dos dois municípios é algo muito importante. Vivemos em um sistema muito arcaico, ter que esperar por uma balsa que faz a travessia por tração mecânica e que muitas vezes não está operando. Isso causa muitos problemas à população, tanto de um lado quanto de outro. Mas, na minha visão, essa ponte tem que sair desde que atenda a todas as comunidades, e não somente a uma”, comentou o prefeito.

Ao final da audiência pública, o deputado Sargento Lima colocou, de forma verbal, em votação pelos participantes o local ideal para a construção da ponte. Com a maioria dos votos, a população presente optou pela obra na comunidade sede da audiência, Santa Cruz do Timbó, ligando à Vila Nova.

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