O contribuinte deve ficar atento às datas para pagamento da segunda parcela do IPVA 2022 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
O calendário começa nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, com o vencimento para veículos de placas com finais 1 e 2. A ordem de acordo com o dígito final da placa do veículo, segue até a próxima quarta-feira (23).
A quitação do IPVA é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR. Para emitir a guia de pagamento, basta acessar o portal do IPVA. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
De acordo com relatório da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual, cerca de 2,3 milhões de contribuintes pagaram o imposto à vista ou a primeira parcela. O número representa 50% da frota, estimada em 4,6 milhões de veículos. O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná. Está atrás apenas do apenas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
ATRASOU?
Quem ainda não pagou o IPVA deve regularizar a situação para não ficar com pendência fiscal.
Para pagar a parcela em atraso, o contribuinte pode emitir a guia no Portal do IPVA ou quitar diretamente nos bancos credenciados, com o número do Renavam do veículo. Também está disponível no portal a opção para quitação total em parcela única, agora sem desconto.
O contribuinte que deixa de recolher o imposto no dia fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto. O quanto antes for feita a regularização, menor a multa.
RESTRIÇÕES – Permanecendo a inadimplência, o débito poderá ser inscrito na Dívida Ativa e o contribuinte incluído no Cadin Estadual. O inadimplente não poderá aproveitar eventual crédito no programa Nota Paraná e terá o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, causando dificuldade de acesso a empréstimos e outras modalidades de crédito, além do impedimento de assumir cargo público.
A inadimplência do IPVA também impossibilita obter o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Após o vencimento do licenciamento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer as sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.
Calendário de vencimento de acordo com o número final da placa do veículo:
Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (16), próximo ao trevo de saída para Rio Azul; vítima foi encontrada sem vida sob o veículo.
Na tarde desta terça-feira (16), por volta das 15h40, a Brigada Comunitária de Rebouças foi acionada para atender uma ocorrência inicialmente informada como saída de pista, envolvendo uma van, na BR-153, nas proximidades do trevo de saída de Rebouças para o município de Rio Azul.
Ao chegarem ao local, os brigadistas constataram que se tratava, na verdade, de um atropelamento de ciclista. A vítima encontrava-se debaixo do veículo, já em óbito.
Diante da gravidade da situação, foram acionados os demais órgãos competentes para os procedimentos legais, incluindo isolamento da área e apuração das circunstâncias do acidente. A identidade da vítima não havia sido divulgada até o fechamento desta matéria.
As causas do atropelamento deverão ser investigadas pelas autoridades responsáveis.
Informações: Brigada Comunitária de Rebouças Imagem: Divulgação Matéria: Repórter Kiko de Oliveira
Um morador de Rio Azul procurou a Polícia Militar na noite de segunda-feira (15) para relatar uma série de ameaças de morte e situações de intimidação que estariam sendo praticadas por um desafeto, após um desentendimento ocorrido dias antes.
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima informou que, por volta das 16h do dia anterior, teria sido ameaçada de morte em um estabelecimento comercial da cidade.
Ainda segundo o relato, durante a noite, o suspeito teria passado diversas vezes em frente à residência de um familiar da vítima, conduzindo uma motocicleta de cor vermelha.
A vítima também afirmou estar recebendo mensagens por aplicativo de conversas contendo ameaças de morte, acompanhadas de fotos de seu veículo, de sua residência e de seu filho menor.
De acordo com o relato, as mensagens chegavam logo após o suspeito circular pelo local, o que aumentou o temor pela segurança da família.
A Polícia Militar realizou buscas nos locais indicados, porém o autor não foi localizado. A vítima recebeu orientações sobre os procedimentos legais, incluindo a possibilidade de representação junto à Polícia Civil dentro do prazo previsto em lei.
O caso foi registrado e segue sob apuração das autoridades competentes.
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado na noite de segunda-feira (15), por volta das 20h, na área central de Rio Azul. A ocorrência envolveu um Fiat Uno e um VW Gol, de cor prata.
De acordo com a Polícia Militar, apesar do impacto, ninguém ficou ferido, sendo constatados apenas danos materiais nos veículos.
Durante o atendimento da ocorrência, os policiais perceberam que o condutor do Fiat Uno apresentava sinais visíveis de embriaguez.
O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou 0,61 mg/L de álcool no ar expelido, valor acima do permitido pela legislação.
Diante do resultado, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 41ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Ainda conforme a polícia, o Fiat Uno foi recolhido ao pátio do Destacamento da Polícia Militar por apresentar débitos administrativos. O outro veículo envolvido foi liberado no local.