Polícia Militar (PM), Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), Departamento de Execução Penal do Paraná (DEPEN), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, foram acionado para conter uma rebelião dos detentos na Delegacia da Polícia Civil de Irati na manhã deste domingo (28).
Segundo informações da Polícia Civil, por volta das 04:00 horas um agente do DEPEN identificou uma movimentação no estacionamento da Delegacia. Em seguida, dois investigadores que estavam de plantão e o próprio funcionário do DEPEN foram averiguar a situação.
Constataram que um jovem, 19 anos, havia pulado o muro da Delegacia e estava com 12 celulares e uma quantia de tabaco e maconha. Os objetos seriam entregues para os presos.
O autor tentou fugir, mas foi contido pelos policiais, com isso os detentos se rebelaram em função da prisão do “avião do tráfico”. O rapaz foi detido em flagrante e está à disposição da justiça.
Os funcionários da Polícia Civil e do DEPEN conseguiram conter a tentativa de fuga dos presos até a chegada do reforço das equipes da Guarda Municipal, PM e grupo da Seção de Operações Especiais (SOE/DEPEN).
A Tenente da PM, Gisleia Aparecida Ferreira, em reportagem da Najuá, contou que por volta das 10:00 horas a situação já estava sob total controle. “A PM foi acionada no início da manhã para conter um princípio de rebelião, foi isolado o local, acionado o SOE do DEPEN, a ROTAM, e foi contido, está encerrado”.
A Tenente ainda afirmou, que não houve registro de feridos e nem de incêndio. As equipes dos bombeiros e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) foram acionadas apenas por precaução.
O assessor de segurança do DEPEN, Alisson Souza de Andrade, contou outros detalhes da ocorrência. “Houve uma tentativa de arremesso [invólucro] de fora para dentro da delegacia e no invólucro tinha celulares [dez aparelhos], drogas, fumos caiçara. Quando os detentos souberam que [o arremesso] não teve êxito, começaram a se rebelar. Não teve reféns. Não teve ninguém machucado. As grades não foram tiradas, apenas alguns caixilhos das portas de acesso às celas”.
Portas, paredes, grades e câmeras de segurança foram danificados pelos detentos. Assim, sendo necessário transferir os presos da ala chamada de “fundão” para outras cadeias do Estado.
A equipe da Polícia Militar foi acionada por um Ofícial de Justiça, o qual solicitou apoio para garantir sua segurança durante um cumprimento de mandado de busca, apreensão e citação na localidade de Linha União, zona rural de Cruz Machado por volta das 17 horas dessa quarta-feira (10).
A ordem judicial, expedida pela Vara Cível competente, referia-se à retirada de um veículo determinado nos autos do processo.
No endereço indicado, a equipe foi recebida pelo responsável presente no local, que colaborou plenamente com a execução da medida.
A equipe da Polícia Militar realizou uma operação após receber denúncia anônima indicando tráfico de drogas e receptação em uma residência no bairro São João por volta das 16h35min dessa quarta-feira (10).
Ao chegarem ao local, os policiais tentaram abordar um homem que apresentou comportamento suspeito e descartou uma porção de substância análoga à cocaína antes de fugir.
Durante a ação, uma mulher foi abordada e autorizou as buscas, relatando que familiares realizavam venda de drogas no imóvel e que havia intensa movimentação de usuários.
No quarto utilizado pelo suspeito, foram encontradas porções de substância semelhante ao crack.
Com base nos indícios e no envolvimento informado pela própria moradora, ela foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia para as providências legais.
A equipe da Polícia Militar de São João do Triunfo realizava o patrulhamento quando avistou um homem, o qual possui mandado de prisão em seu desfavor pelo art. 217 A da lei 2848 (estupro) por volta das 21h30min dessa quarta-feira (09).
Foi-lhe dado voz de abordagem e lhe exposto o referido mandado bem como feitas as devidas orientações.
O mesmo acatou as orientações da equipe e foi conduzido até delegacia de São Mateus do Sul para providências.