Hospital está entrando em colapso por não ter medicação suficiente para os próximos dias e deve fazer protocolo, junto ao Hospital Universitário de Ponta Grossa, para escolher quais pacientes terão mais chance de sobrevivência.
Nesta terça-feira (16), a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF), Agostinho Basso, e o provedor da Santa Casa de Irati, Ladilao Obrzut Neto, anunciaram o agravamento dos casos de internamento e que o hospital possui medicamentos específicos para sedação para mais 3,5 dias. O serviço de saúde da região já entrou em colapso.
Em uma situação que não é diferente de todo o Paraná e da multiplicação de casos da Covid-19 pelo país, a região de Irati já começa a sentir as dificuldades para prestar atendimento aos pacientes internados pelo vírus. “Reunimo-nos para explicar à população a gravidade em que estamos hoje, principalmente, sobre a falta de medicação em que estamos começando a ter”, disse a secretária Jussara.
De acordo com o presidente do COEF, são 24 cidadãos iratienses internados, sendo que 14 estão na Enfermaria e 10 ocupando a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave, entubados. “Temos cinco pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde nunca se teve. A situação é muito séria, pois não temos mais para onde enviar os pacientes”. Basso lembra que há mais de 1.300 pessoas esperando vaga para atendimento em todo o sistema de saúde no estado. Em Curitiba, por exemplo, há filas de ambulâncias nos hospitais em que a situação é desesperadora.
Situação da Santa Casa em colapso
A Santa Casa de Irati está com ocupação de 100% dos leitos de UTI e de enfermaria da Covid-19. Obrzut relata que a situação é grave: “estamos, praticamente, em colapso. Tenho medicação para manter os pacientes entubados por 3,5 dias e não existe um plano B. Nesta tarde, vamos conversar com o Hospital Universitário de Ponta Grossa, e teremos que fazer um protocolo de quem terá mais chance de viver, quem tem condição de ter mais anos de vida. Infelizmente, nós passamos o ano todo falando das medidas e parece que as coisas não andaram desta forma. Vamos ter que pensar quem terá condições de vida. É duro”, disse o médico.
Ladislao diz que, em 40 anos de profissão, é uma grande dor saber que terá que optar por vidas e pede para que a população faça o possível para que esse agravamento diminua. Com esta nova variante do vírus, os casos estão, cada vez, mais complicados.
“Em Irati, várias famílias foram acometidas pela Covid-19. Temos casos de óbitos e pessoas da mesma família com casos sérios e internadas. Você, que é jovem, adulto pode pensar que passará tranquilo, de forma leve, e que as crianças são assintomáticas, por exemplo. Mas, se formos ver as estatísticas de Irati, as pessoas 19 a 49 anos são as mais acometidas e graves. Hoje, tivemos um óbito de 47 anos na região”, completou Agostinho Basso, ressaltando que o serviço de saúde não tem mais para onde expandir o atendimento.
Linha de frente está exausta
Há um ano se dedicando aos casos de Covid-19, os trabalhadores de saúde da linha de frente seguem se dedicando no enfrentamento ao vírus. “Agradecemos a todos os profissionais de saúde pelo empenho em meio a este desafio. Eles estão cansados nesta batalha. A saúde está fazendo a mais do que está podendo”, finalizou a secretária Jussara.
A equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de União da Vitória foi acionada para prestar um atendimento pré-hospitalar por volta das 03h45min da madrugada desta sexta-feira (12).
Segundo informações, a ocorrência foi registrada na Avenida Paula Freitas, no bairro Nossa Senhora da Salete no Distrito de São Cristóvão e envolveu um jovem que foi vítima de enforcamento.
O jovem de 22 anos de idade, o qual teve a identificação preservada foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos de gravidade leve, sendo encaminhado para cuidados médicos.
Uma ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul na área rural do município, nas proximidades do restaurante Cantu, às margens da BR-476 registrada por volta das 12 horas desta quarta-feira (10).
De acordo com informações, uma menina de 11 anos foi atingida por um galho de pinheiro enquanto estava no local. Os Bombeiros realizaram os primeiros atendimentos, prestando os cuidados iniciais à vítima.
Após ser estabilizada, a menor foi encaminhada pela equipe do SAMU de São Mateus do Sul para um hospital em União da Vitória, onde recebeu atendimento especializado. A condição atual da paciente não foi divulgada.
Rio Azul deu início oficialmente ao Natal Encantado 2025 na noite desta segunda-feira, 8 de dezembro, com uma celebração que transformou a Praça Tiradentes em um cenário especialmente preparado para o período natalino. A abertura reuniu moradores e visitantes, que acompanharam a chegada do Papai Noel e a inauguração da Casinha do Bom Velhinho, ponto central da decoração deste ano.
A praça, já tradicionalmente conhecida como espaço de convivência da comunidade, ganhou novos elementos de iluminação, ornamentos temáticos e ambientação especial, reforçando o clima festivo. Segundo a Prefeitura, o objetivo é proporcionar uma experiência acolhedora e envolvente para as famílias durante todo o mês de dezembro.
O evento de abertura foi marcado por momentos de emoção e encantamento, reforçando o espírito natalino e dando início a uma programação que se estenderá até o dia 21 de dezembro. A cada ano, o município fortalece sua tradição de celebrar o Natal com atividades culturais, espaços decorados e integração da comunidade.
A programação oficial inclui apresentações de escolas, grupos culturais e atrações especiais. A Feirinha Natalina funcionará diariamente a partir das 18h, oferecendo artesanato, gastronomia e produtos locais. Já as apresentações artísticas ocorrerão sempre às 19h30.
Confira a programação completa:
Programação do Natal Encantado 2025 – de 8 a 21 de dezembro – Feirinha Natalina: todas as noites, a partir das 18h – Apresentações culturais: diariamente às 19h30 – Participação de escolas, grupos culturais e atrações especiais – Casinha do Papai Noel aberta ao públicoO município convida toda a população a prestigiar os eventos e participar deste período de confraternização preparado com dedicação e carinho. O Natal Encantado 2025 promete fortalecer laços comunitários e criar novas memórias para as famílias rioazulenses.