Hospital está entrando em colapso por não ter medicação suficiente para os próximos dias e deve fazer protocolo, junto ao Hospital Universitário de Ponta Grossa, para escolher quais pacientes terão mais chance de sobrevivência.
Nesta terça-feira (16), a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF), Agostinho Basso, e o provedor da Santa Casa de Irati, Ladilao Obrzut Neto, anunciaram o agravamento dos casos de internamento e que o hospital possui medicamentos específicos para sedação para mais 3,5 dias. O serviço de saúde da região já entrou em colapso.
Em uma situação que não é diferente de todo o Paraná e da multiplicação de casos da Covid-19 pelo país, a região de Irati já começa a sentir as dificuldades para prestar atendimento aos pacientes internados pelo vírus. “Reunimo-nos para explicar à população a gravidade em que estamos hoje, principalmente, sobre a falta de medicação em que estamos começando a ter”, disse a secretária Jussara.
De acordo com o presidente do COEF, são 24 cidadãos iratienses internados, sendo que 14 estão na Enfermaria e 10 ocupando a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave, entubados. “Temos cinco pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde nunca se teve. A situação é muito séria, pois não temos mais para onde enviar os pacientes”. Basso lembra que há mais de 1.300 pessoas esperando vaga para atendimento em todo o sistema de saúde no estado. Em Curitiba, por exemplo, há filas de ambulâncias nos hospitais em que a situação é desesperadora.
Situação da Santa Casa em colapso
A Santa Casa de Irati está com ocupação de 100% dos leitos de UTI e de enfermaria da Covid-19. Obrzut relata que a situação é grave: “estamos, praticamente, em colapso. Tenho medicação para manter os pacientes entubados por 3,5 dias e não existe um plano B. Nesta tarde, vamos conversar com o Hospital Universitário de Ponta Grossa, e teremos que fazer um protocolo de quem terá mais chance de viver, quem tem condição de ter mais anos de vida. Infelizmente, nós passamos o ano todo falando das medidas e parece que as coisas não andaram desta forma. Vamos ter que pensar quem terá condições de vida. É duro”, disse o médico.
Ladislao diz que, em 40 anos de profissão, é uma grande dor saber que terá que optar por vidas e pede para que a população faça o possível para que esse agravamento diminua. Com esta nova variante do vírus, os casos estão, cada vez, mais complicados.
“Em Irati, várias famílias foram acometidas pela Covid-19. Temos casos de óbitos e pessoas da mesma família com casos sérios e internadas. Você, que é jovem, adulto pode pensar que passará tranquilo, de forma leve, e que as crianças são assintomáticas, por exemplo. Mas, se formos ver as estatísticas de Irati, as pessoas 19 a 49 anos são as mais acometidas e graves. Hoje, tivemos um óbito de 47 anos na região”, completou Agostinho Basso, ressaltando que o serviço de saúde não tem mais para onde expandir o atendimento.
Linha de frente está exausta
Há um ano se dedicando aos casos de Covid-19, os trabalhadores de saúde da linha de frente seguem se dedicando no enfrentamento ao vírus. “Agradecemos a todos os profissionais de saúde pelo empenho em meio a este desafio. Eles estão cansados nesta batalha. A saúde está fazendo a mais do que está podendo”, finalizou a secretária Jussara.
Motoristas que trafegam pela BR-277 devem enfrentar mudanças no trânsito nesta quarta-feira (6), no trecho da Serra da Esperança, entre Guarapuava e Prudentópolis. A rodovia passa por reparos emergenciais no pavimento, com obras previstas entre 8h e 18h.
Os serviços ocorrem em dois pontos, nos quilômetros 312 e 318,9, e serão executados pela concessionária responsável pelo trecho.
Durante os trabalhos, o fluxo de veículos será controlado no sistema “pare e siga”, com possibilidade de desvios pontuais.
Para reduzir os impactos, as intervenções não serão realizadas ao mesmo tempo nos dois locais. A orientação é que os condutores redobrem a atenção e respeitem a sinalização ao passar pela região.
Eleitoras e eleitores têm até esta quarta-feira, dia 6 de maio, para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral antes das Eleições 2026. O prazo é válido para emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização de pendências e cadastro biométrico.
De acordo com informações do Fórum Eleitoral de Mallet, o atendimento nesta quarta-feira será realizado das 9h às 18h, sem intervalo para almoço. As pessoas que chegarem até o horário limite receberão senha e terão o atendimento garantido.
Os serviços podem ser acessados de forma on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é possível realizar os procedimentos presencialmente no Fórum Eleitoral Ministra Denise Martins Arruda, localizado na Rua Olavo Bilac Sul, na Vila Sônia, atrás da Igreja Ucraniana do Sagrado Coração de Jesus, em Mallet.
Entre os serviços disponíveis até o prazo final estão a emissão do primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, atualização cadastral, regularização de pendências e cadastramento biométrico. Nos casos que exigem identificação por biometria, é necessário o comparecimento presencial para coleta das digitais.
Para quem optar pelo atendimento on-line, basta acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE, preencher os dados solicitados, anexar documentos e acompanhar o andamento da solicitação.
A partir do dia 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado para a organização do pleito, o que tornará a maioria dos serviços temporariamente indisponíveis até após as eleições. Diante disso, a Justiça Eleitoral orienta que os eleitores não deixem a regularização para a última hora.
Na madrugada deste sábado, 2 de maio, uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de entorpecentes e na condução de um indivíduo à delegacia, no município de Paulo Frontin.
De acordo com as informações, durante patrulhamento pela área central da cidade, a equipe policial avistou um suspeito que, ao perceber a presença da viatura, tentou fugir. O homem foi rapidamente alcançado pelos policiais e, durante a abordagem, arremessou um objeto ao lado.
Na sequência, foi realizada busca pessoal e a identificação do abordado. Em diligências nas proximidades, os policiais localizaram três invólucros contendo substância análoga à cocaína.
Diante dos fatos, o material foi apreendido e o indivíduo encaminhado para as providências legais cabíveis.