O domingo foi de fiscalização da Polícia Militar e órgãos parceiros em Rio Azul, com a finalidade de identificar quem estava descumprindo os decretos em vigor, que estabelecem medidas restritivas para o combate a covid-19.
Durante o patrulhamento rotineiro, a Polícia Militar visualizou aglomeração de pessoas em frente a uma lanchonete na Rua Gabriel Cury. Os policiais flagraram que o estabelecimento estava com a porta entre aberta, com o proprietário recebendo encomendas de lanches e bebidas. Quando foi indagado se tinha conhecimento do teor do decreto municipal 078/2021, o dono respondeu que estava trabalhando apenas na modalidade delivery, não recebendo os clientes no interior do estabelecimento.
“Devido o mesmo estar gerando aglomeração mesmo que insignificante, recebendo os pedidos e a retirada no local descaracteriza a modalidade delivery que é justamente para evitar o deslocamento até o estabelecimento e receber o produto em casa”, diz a nota da PM.
A Polícia fez o registro de boletim de ocorrência. O proprietário foi orientado que em caso de reincidência poderá responder por desobediência.
Em outra ação realizada ontem à noite, com apoio de agentes de fiscalização da Secretaria Municipal da Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Militar atendeu denúncia anônima de funcionamento de uma casa noturna na BR-153, contrariando os decretos que proíbem a abertura de casas noturnas até às 5 horas do dia 1º de abril.
O estabelecimento denunciado estava com as portas abertas, com um atendente atrás do balcão. Conforme o boletim da PM, no estabelecimento estavam oito pessoas sentadas numa mesma mesa consumindo bebidas alcoólicas e não usavam máscaras.
Conforme relatos dos fiscais, essa casa noturna já havia sido notificada anteriormente por descumprimento dos decretos. O responsável foi encaminhado ao Destacamento da Polícia Militar, onde foi enquadrado em termo circunstanciado, por desobediência.
O período de defeso da piracema começa em 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro de 2026 no Paraná. A pesca é proibida em rios para todas as espécies e, em lagos, apenas para peixes nativos/ Texto de Diego Gauron, com informações da Polícia Militar Ambiental
O período de defeso da piracema começa em 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2026 no Paraná. Durante esses meses, a pesca é proibida em rios para todas as espécies. Já em lagos, a proibição vale apenas para peixes nativos, como lambari, bagre, traíra, cascudo, dourado e pintado, entre outras.
Já as espécies exóticas, como tilápia, bagre-africano, black bass, catfish, peixe-rei, corvina e tucunaré, podem ser pescadas apenas em lagos, respeitando as normas vigentes.
A Polícia Militar Ambiental alerta que quem descumprir as regras está sujeito a multas, apreensão de equipamentos e até prisão em flagrante.
Também destaca que é proibido o uso de determinados petrechos de pesca, como redes, tarrafas, espinhéis, anzóis de galho, covos e boias-loucas. O uso desses equipamentos ilegais também configura infração, sujeita às mesmas penalidades.
Denúncias de pesca irregular podem ser feitas pelo 181 (Disque Denúncia) de forma anônima.
Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar de Rio Azul na noite desta segunda-feira (27), na localidade de Marumbi dos Ribeiros. O caso envolveu desentendimento entre familiares e terminou com ameaças e agressões físicas.
De acordo com o boletim da 8ª Companhia Independente da PM, por volta das 19h30, a equipe foi acionada para verificar uma denúncia de violência doméstica. No local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou que o próprio filho teria chegado em casa alterado após um desentendimento envolvendo o uso de um trator, que estaria sendo utilizado por seu pai e irmão.
Segundo o relato, em meio à discussão, o homem pegou uma faca e ameaçou sua mãe, iniciando em seguida uma briga com o irmão. As agressões só cessaram quando o pai interveio na situação.
Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas para a realização de exame de lesões corporais e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e segue para os devidos procedimentos legais.
A equipe da Polícia Militar de Paula Freitas recebeu denúncias sobre atividade criminosa na localidade do Faxinal. A ação ocorreu por volta das 11h30min dessa segunda-feira (27).
A equipe policial realizou diligências e no interior de uma residência foi localizado uma espingarda calibre 32. com uma munição.
Diante do fato o material foi apreendido e encaminhado para a sede da 4ª SDP para apreciação dos fatos pela autoridade policial.