O domingo foi de fiscalização da Polícia Militar e órgãos parceiros em Rio Azul, com a finalidade de identificar quem estava descumprindo os decretos em vigor, que estabelecem medidas restritivas para o combate a covid-19.
Durante o patrulhamento rotineiro, a Polícia Militar visualizou aglomeração de pessoas em frente a uma lanchonete na Rua Gabriel Cury. Os policiais flagraram que o estabelecimento estava com a porta entre aberta, com o proprietário recebendo encomendas de lanches e bebidas. Quando foi indagado se tinha conhecimento do teor do decreto municipal 078/2021, o dono respondeu que estava trabalhando apenas na modalidade delivery, não recebendo os clientes no interior do estabelecimento.
“Devido o mesmo estar gerando aglomeração mesmo que insignificante, recebendo os pedidos e a retirada no local descaracteriza a modalidade delivery que é justamente para evitar o deslocamento até o estabelecimento e receber o produto em casa”, diz a nota da PM.
A Polícia fez o registro de boletim de ocorrência. O proprietário foi orientado que em caso de reincidência poderá responder por desobediência.
Em outra ação realizada ontem à noite, com apoio de agentes de fiscalização da Secretaria Municipal da Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Militar atendeu denúncia anônima de funcionamento de uma casa noturna na BR-153, contrariando os decretos que proíbem a abertura de casas noturnas até às 5 horas do dia 1º de abril.
O estabelecimento denunciado estava com as portas abertas, com um atendente atrás do balcão. Conforme o boletim da PM, no estabelecimento estavam oito pessoas sentadas numa mesma mesa consumindo bebidas alcoólicas e não usavam máscaras.
Conforme relatos dos fiscais, essa casa noturna já havia sido notificada anteriormente por descumprimento dos decretos. O responsável foi encaminhado ao Destacamento da Polícia Militar, onde foi enquadrado em termo circunstanciado, por desobediência.