Conecte-se conosco

Geral

PROFESSORES DE RIO AZUL CRIAM ‘OS CUMPADI’ E INTERAGEM COM ALUNOS DE FORMA VIRTUAL

Publicado

em

Aprender e se divertir ao mesmo tempo. Em meio à pandemia, foi a fórmula encontrada por dois professores da área rural de Rio Azul, que criaram os personagens ‘Os Cumpadi’, que tem feito sucesso com os alunos da rede municipal, levando conhecimentos, informações e alegrias. Adão José Amorim e Marcos Duda lecionam na Escola Rural Municipal Santo Antonio, em Barra da Cachoeira.

Segundo o professor Adão, a iniciativa tem objetivo de aproximar os alunos da escola. Isso ocorre através de vídeos que são gravados pelos dois professores, que interpretam os personagens. Também, as crianças são integrantes, enviando imagens das atividades feitas por elas. “Os Cumpadi incentivam as crianças a realizarem atividades em forma de brincadeiras e depois enviamos os vídeos aos pais, alunos e postamos nas redes sociais, onde acontece a ‘mágica’ de estarmos todos juntos”, comenta.

‘Os Cumpadi’ surgiram em 2020, quando os professores pensaram em uma forma de realizar uma festa junina virtual. Além deles, os vídeos contam com participações especiais, como com profissionais da saúde, passando orientações importantes aos alunos e familiares.

A iniciativa envolve aproximadamente 100 alunos e uma média de 70% participa enviando vídeos. Uma das dificuldades é o acesso à internet. A escola atende alunos de diversas comunidades rurais, onde o sinal é prejudicado.

Diante desse cenário, os professores optaram pelo envio dos vídeos aos alunos e familiares através do WhatsApp, que mesmo de forma lenta, carrega as mídias, que ficam salvas no aparelho e pode ser vista por toda a família. Entre os temas já abordados nos vídeos estão o folclore, corrida virtual, dia do professor e das crianças, carnaval e canto.

PERSONAGENS

‘Os Cumpadi’ nos vídeos não são professores. Adão e Marcos se colocam como alunos da escola, o que facilita ainda mais o diálogo com os pequenos. Com uma linguagem simples e muito divertida, eles tiram dúvidas, informam e incentivam brincadeiras e atividades.

“Fazemos tudo no improviso. Há muito tempo trabalhamos com peças teatrais, inclusive nas escolas onde já trabalhamos, o que facilitou esse trabalho”, comenta Adão.

Entre os fatores importantes da iniciativa, segundo Adão, está a aproximação da família com a escola. “Muitos pais se envolvem nas atividades. É bonito de ver. Na festa junina tiveram pais tocando gaita, fazendo pipoca, dançando quadrilha com os filhos”, destaca.

Com a pandemia e o distanciamento social imposto por ela, muitos alunos ainda não conheceram seus colegas. Os vídeos, que são editados pelo professor Adão, também servem para que mesmo à distância, eles possam compartilhar bons momentos da infância.

Fonte/Imagems: Portal Clique

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

Furto de cabos afeta transmissão dos canais de TV aberta em Mallet. Secretaria de Administração busca soluções

Publicado

em

Nessa última semana, a população malletense enfrentou a ausência dos canais de televisão aberta, gerando muitos comentários na cidade, pois para muitos essa é a única forma de assistir a programação dos canais de televisão em nossa cidade.

O W Notícias procurou saber o que está acontecendo e descobriu que  devido ao furto de cabos da antena instalada na localidade da Serra do Tigre, os canais estão fora do ar.

 Além dos cabos, o relógio medidor de energia elétrica também foi levado, complicando ainda mais a situação. 

Cleber Augusto Engroff, Secretário de Administração da prefeitura de Mallet, informou à nossa equipe que uma solicitação de verificação foi aberta junto à empresa Copel.

Segundo Engroff, no local afetado, a energia está em meia fase. “Espera-se que nas próximas horas o problema seja solucionado e os canais abertos da RPC de Curitiba e SBT possam voltar a funcionar”, destacou Cleber à nossa reportagem.

Não é a primeira vez que ocorre esse tipo de delito. Segundo a Prefeitura Municipal de Mallet já está tomando os devidos procedimentos para que isso não volte a acontecer mais.

Continue Lendo

Regional

Acidente na BR-153 mobiliza equipes de resgate em General Carneiro

Publicado

em

Equipes de resgate se mobilizaram com um acidente na BR-153, no km 498, sentido Trevo Horizonte, em General Carneiro. A colisão envolveu um caminhão Volkswagen, com placas de São José do Ouro/RS, e um veículo Onix de cor prata, registrado em Joinville na manhã de hoje, sexta-feira (19).

A colisão deixou uma passageira do veículo ferida, uma mulher de 20 anos, que foi prontamente atendida pelas equipes do SAMU. Ela apresentava suspeita de fraturas nos arcos costais e hemorragia interna, sendo encaminhada para cuidados médicos.

De acordo com relatos do condutor do caminhão, o acidente foi desencadeado por uma caminhonete que, após a colisão, deixou o local da ocorrência. O condutor do Onix, ao realizar uma manobra brusca para evitar a caminhonete, acabou gerando a colisão com o caminhão, impossibilitando que o motorista deste último evitasse o choque.

A Polícia Rodoviária Federal também esteve presente no local para realizar os procedimentos necessários e apurar as circunstâncias do acidente. As autoridades reforçam a importância da prudência no trânsito e a colaboração de todos os condutores para evitar esse tipo de incidente.

Continue Lendo

Geral

19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades

Publicado

em

Comemora-se hoje, 19 de Abril o dia dos povos indígenas. A data tem como objetivo celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários e refletir sobre os desafios enfrentados por essas comunidades.

Outro objetivo da celebração do Dia dos povos indígenas é renovar o compromisso com os direitos dessas comunidades. O órgão que cuida dos direitos dos indígenas brasileiros e a fundação nacional dos povos indígenas – Funai.

Até 2022 a data celebrada hoje se chamava de a do Índio, mas, após a promulgação da lei 14.402/22, passou a ser conhecida como dia dos povos indígenas.

A especialista em psicologia jurídica e mediação de conflitos, Mary Cristine, lembra que os povos indígenas enfrentam uma série de desafios além dos territoriais no Brasil e no mundo. “Racismo, preconceito, discriminação social políticas governamentais que marginalizam e ignoram os direitos dos povos indígenas, violação dos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e outros serviços públicos especialmente em áreas remotas e em condições de pobreza.” afirma.

Ainda conforme Mary Cristine, advogado e psicóloga, “o dia nacional dos povos indígenas, lembramos que a proteção legal dos direitos dos povos indígenas é fundamental por diversas razões. A princípio, reconhecer que os povos indígenas têm culturas, línguas e modos de vida distintos dos da maioria da sociedade”.

CONFIRA A MÁTERIA COMPLETA CLICANDO AQUI!

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas