Aprender e se divertir ao mesmo tempo. Em meio à pandemia, foi a fórmula encontrada por dois professores da área rural de Rio Azul, que criaram os personagens ‘Os Cumpadi’, que tem feito sucesso com os alunos da rede municipal, levando conhecimentos, informações e alegrias. Adão José Amorim e Marcos Duda lecionam na Escola Rural Municipal Santo Antonio, em Barra da Cachoeira.
Segundo o professor Adão, a iniciativa tem objetivo de aproximar os alunos da escola. Isso ocorre através de vídeos que são gravados pelos dois professores, que interpretam os personagens. Também, as crianças são integrantes, enviando imagens das atividades feitas por elas. “Os Cumpadi incentivam as crianças a realizarem atividades em forma de brincadeiras e depois enviamos os vídeos aos pais, alunos e postamos nas redes sociais, onde acontece a ‘mágica’ de estarmos todos juntos”, comenta.
‘Os Cumpadi’ surgiram em 2020, quando os professores pensaram em uma forma de realizar uma festa junina virtual. Além deles, os vídeos contam com participações especiais, como com profissionais da saúde, passando orientações importantes aos alunos e familiares.
A iniciativa envolve aproximadamente 100 alunos e uma média de 70% participa enviando vídeos. Uma das dificuldades é o acesso à internet. A escola atende alunos de diversas comunidades rurais, onde o sinal é prejudicado.
Diante desse cenário, os professores optaram pelo envio dos vídeos aos alunos e familiares através do WhatsApp, que mesmo de forma lenta, carrega as mídias, que ficam salvas no aparelho e pode ser vista por toda a família. Entre os temas já abordados nos vídeos estão o folclore, corrida virtual, dia do professor e das crianças, carnaval e canto.
PERSONAGENS
‘Os Cumpadi’ nos vídeos não são professores. Adão e Marcos se colocam como alunos da escola, o que facilita ainda mais o diálogo com os pequenos. Com uma linguagem simples e muito divertida, eles tiram dúvidas, informam e incentivam brincadeiras e atividades.
“Fazemos tudo no improviso. Há muito tempo trabalhamos com peças teatrais, inclusive nas escolas onde já trabalhamos, o que facilitou esse trabalho”, comenta Adão.
Entre os fatores importantes da iniciativa, segundo Adão, está a aproximação da família com a escola. “Muitos pais se envolvem nas atividades. É bonito de ver. Na festa junina tiveram pais tocando gaita, fazendo pipoca, dançando quadrilha com os filhos”, destaca.
Com a pandemia e o distanciamento social imposto por ela, muitos alunos ainda não conheceram seus colegas. Os vídeos, que são editados pelo professor Adão, também servem para que mesmo à distância, eles possam compartilhar bons momentos da infância.