Reunião entre os gestores públicos e o secretário de Saúde, Beto Preto, foi articulada pela deputada federal Leandre; região Centro Sul passa por momento crítico na área da saúde
Prefeitos da região Centro-Sul do Paraná realizaram uma reunião com a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para debater medidas de promoção à saúde e combate à Covid-19. Os gestores municipais pedem uma atenção especial do Governo do Estado para a região, que passa pela pior crise de saúde no período da pandemia, com aumento significativo nos índices de contaminação pelo coronavírus.
Os prefeitos da AMCESPAR (Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná) relataram ao secretário de Saúde a sobrecarga na Santa Casa de Irati, e outros hospitais que hoje são referência para os atendimentos na região. Uma das soluções apontadas e defendidas pelo prefeito Celso Kubaski foi a reabertura do hospital São João, em Imbituva. “A situação é muito triste. A Santa Casa está atendendo hoje 10 municípios. Então, se o governo puder ajudar a Santa Casa de Irati, estará atendendo toda a AMCESPAR”, afirmou o prefeito Jorge Derbli.
O pedido por uma intervenção maior do estado na região Centro Sul foi reforçado por Junior Benato, prefeito de Inácio Martins e presidente da associação dos municípios. “Até agora, conseguimos fazer o máximo com nosso esforço. Mas agora precisamos de uma intervenção maior para nossos hospitais de referência”, pediu.
O secretário Beto Preto se dispôs a auxiliar a região, mas ponderou que a situação da área da saúde é crítica em todo o Estado. Segundo ele, atualmente 700 pessoas aguardam um leito de UTI para tratamento da Covid-19. Ele também pontuou a luta por medicamentos para intubação e de profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente. Os estoques de medicamentos no Estado estão acabando.
“Hoje, temos 1930 leitos de UTI no Estado do Paraná. E mesmo que a gente consiga abrir mais leitos, vai faltar medicação e vai faltar profissionais para trabalhar. A situação é gravíssima. Este é o momento mais dramático na gestão da crise aqui no Paraná”, disse.
Beto Preto sugeriu a aplicação de medidas restritivas mais rígidas, tendo como base o novo decreto “guarda-chuva” do Governo do Paraná, para evitar aglomerações e, como consequência, o contágio pelo novo vírus.
A deputada Leandre solicitou à SESA informações atualizadas sobre a situação de combate à pandemia e abertura de novos leitos no Paraná. Ela destacou seu trabalho, em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, por maior celeridade no cadastramento de novos leitos de UTI em hospitais brasileiros.
Levantamento feito Globonews com as secretarias de Saúde e prefeituras mostrou que o Paraná é, hoje, o estado com maior número de pessoas com Covid-19 aguardando a liberação de um leito de UTI.
Assessor de Imprensa | Gabinete Deputada Federal Leandre (PV-PR)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na noite desta quinta-feira (28), um acidente de trânsito seguido de incêndio em veículo no km 354 da BR-153, no município de Rebouças.
De acordo com informações repassadas pela PRF, a ocorrência foi registrada por volta das 20h30 e teria sido provocada por uma falha mecânica/elétrica no automóvel.
O veículo envolvido foi um Renault Clio, com placas de Rebouças (PR). Após o problema mecânico, o carro acabou sendo tomado pelas chamas.
O condutor, um homem de 26 anos, não sofreu ferimentos. Apesar do susto e dos danos materiais no veículo, não houve registro de vítimas.
A equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para atender a ocorrência e orientar o trânsito durante os procedimentos.
Na data de 26 de maio, a Polícia Ambiental atendeu a uma solicitação da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Prudentópolis e realizou vistoria em uma propriedade rural no município, com o objetivo de apurar possível crime ambiental.
Durante a fiscalização, a equipe constatou o funcionamento de três fornos utilizados para a fabricação de carvão vegetal, tendo como matéria-prima madeira de espécies nativas. O responsável pela atividade não possuía autorização do órgão ambiental competente para o funcionamento dos fornos. Diante da irregularidade, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.200,00.
No local, também foram apreendidos 535 sacos de carvão vegetal. Posteriormente, o material foi destinado em forma de doação à APAE de Prudentópolis, instituição sem fins lucrativos do município.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ “Nós fazemos a diferença”
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Rebouças, prendeu preventivamente na noite desta quarta-feira (27) um indivíduo investigado pela prática de diversos furtos no município.
A ação ocorreu por volta das 22h40 e contou com a participação de agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar, além do apoio de um policial militar aposentado.
De acordo com as informações divulgadas, os policiais já tinham conhecimento do mandado de prisão expedido contra o suspeito. Diante disso, a equipe passou a monitorar a residência do investigado e realizou a abordagem no momento em que ele saiu caminhando pela calçada.
Segundo a PCPR, o indivíduo não acatou a abordagem policial e tentou fugir, sendo contido pelas equipes que participaram da ação.
O delegado Itamar Casabranca destacou que o suspeito vinha sendo apontado como autor de diversos furtos registrados na cidade, o que gerava preocupação entre os moradores.
““O indivíduo estava cometendo muitos furtos na cidade, o que vinha tirando a paz dos moradores e trazendo uma sensação de insegurança. Com esta prisão, esperamos que os delitos patrimoniais diminuam”, afirmou o delegado.
A Polícia Civil do Paraná reforçou ainda seu compromisso com o combate à criminalidade e destacou que permanece à disposição da comunidade para servir e proteger.
Fonte e foto: Polícia Civil / Repórter Kiko de Oliveira