Conecte-se conosco

Geral

Semana ENEF: Com mobilização de voluntários e conteúdos exclusivos, Sicredi intensifica ações voltadas à comunidade

Publicado

em

Iniciativas realizadas durante a Semana Nacional de Educação Financeira incluem oficinas gratuitas sobre organização do orçamento e distribuição de 1,3 milhão de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem.

Oficinas gratuitas de planejamento do orçamento, dicas de educação financeira para o público infantil, adolescentes e adultos e constante treinamento dos colaboradores voluntários que atuam nos projetos sobre o tema. Essas são algumas das iniciativas que o Sicredi tem desenvolvido, ao longo dos anos, com o objetivo de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos associados e da sociedade. Com esse propósito, a instituição financeira cooperativa participa de mais uma edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), entre os dias 8 e 14 de novembro, com reforço nos projetos voltados à comunidade.

Realizadas pelas cooperativas filiadas, as oficinas de educação financeira contam com apoio de mais de 1,5 mil colaboradores voluntários, somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.  Em 2021, estão previstas, nos três estados, mais de 1,4 mil ações que integram o programa nacional “Cooperação na Ponta do Lápis” e que visam transmitir conteúdos sobre planejamento do orçamento, controle de gastos e crédito consciente para públicos de diferentes idades.

“Como instituição financeira cooperativa estamos conectados com as comunidades onde atuamos para a geração de desenvolvimento e renda. Por isso é tão importante nos  mantermos firmes no propósito de transmitir o conhecimento com ações de educação financeira voltada para todas as idades. E para a realização dessas iniciativas temos como parceiros fundamentais os colaboradores das cooperativas que, voluntariamente, ajudam a transmitir conteúdos relevantes para uma sociedade mais próspera”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Turma da Mônica Jovem

No mês de novembro o Sicredi também lança, nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, três edições de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem com conceitos de educação financeira. Desenvolvidos especialmente para o Sicredi pela Mauricio de Sousa Produções, os gibis são baseados no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil e tem como objetivo levar aos adolescentes e jovens histórias sobre organização do orçamento de forma mais descontraída e conectada com o dia a dia.

Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes com uma linguagem voltada para as novas gerações. “Em minha juventude, se tivesse essas informações, me ajudaria muito no início de minha vida profissional. Nestas revistas são passadas dicas importantes por meio dos personagens, que já fazem parte do universo jovem, na linguagem leve e eficaz dos quadrinhos”, aponta.

No estado do Paraná, o Sicredi firmou um acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR), para a distribuição gratuita de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem. Essa distribuição será realizada para todos os estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino, por meio das agências do Sicredi. Segundo o Secretário de Educação, Renato Feder, os exemplares contribuirão para que os estudantes aprimorem, por meio da leitura, ainda mais seus
conhecimentos e conceitos sobre educação financeira. O trabalho com este componente curricular no estado do Paraná, tem como objetivo ajudar os jovens e adolescentes a se relacionarem de forma saudável com os recursos financeiros, melhorando suas expectativas presentes e futuras.

O projeto com os gibis especiais da Turma da Mônica teve início em 2018, com o lançamento das três primeiras edições voltadas ao público infantil. Ao todo, seis edições para as crianças já foram disponibilizadas nas agências do Sicredi e durante as oficinas, além dos desenhos animados que podem ser assistidos no canal oficial do Sicredi no YouTube.

“Inspirados pela Semana ENEF e com o apoio das nossas cooperativas, estamos sempre buscando maneiras de reforçar nossas ações de educação financeira, ampliando a abrangência das iniciativas e impactando positivamente as comunidades onde estamos inseridos. Nossas ações de educação financeira integram o que acreditamos ser um ciclo virtuoso do cooperativismo de crédito com benefícios diretos para nossos associados e o fomento ao desenvolvimento regional”, finaliza Dasenbrock.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco,
Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa
Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

POLÍCIA MILITAR FAZ SURPRESA E PRESENTEIA ALUNO ESPECIAL DA ESCOLA APAE DE RIO AZUL

Publicado

em

No dia 07 de dezembro, a Polícia Militar, juntamente com a APAE de Rio Azul e o Grupo Teatral Riouchora fizeram uma visita a residência de Giordanny Henrique Kottwitz que mora no interior da cidade de Rio Azul.

Nesta visita foi entregue um presente muito especial, uma farda da Policia Militar do Paraná, mas você deve estar se perguntando o motivo. Pois bem, vamos a história…

Giordanny adorava acompanhar as apresentações do Grupo Teatral Riouchora da cidade de Rio Azul, o que fez com que ele se apaixonasse pela atuação e foi dessa forma que surgiu o convite para ele estar participando do grupo, porém, a única exigência do novo ator seria que ele fosse o Policial.

Com uma farda emprestada, Giordanny começou a participar das apresentações, encantando a todos que o assistiam, sem contar na emoção da Senhora Joelma e do Senhor Eloi, pais do menino, que viram ali um acalento para os seus dias, pois a condição de saúde de Giordanny é delicada e exige um cuidado redobrado dessa família.
Durante um encontro inesperado entre o integrante do grupo de teatro Talbian Przybycz e a equipe da APAE surgiu a ideia de entrar em contato com a Policia Militar e quem sabe conseguir uma farda para o Giordanny, pois segundo o que foi relatado, a farda emprestada já estaria pequena para ele.

Em contato com o 2º Ten. Polini do 27º Batalhão da Policia Militar (27ªBPM) de União da Vitória foi contado a história do aluno da APAE e o quão ele gostava da PM, dessa forma, foi confirmado que o uniforme seria providenciado e entregue a ele de uma forma bem diferente. Até que então no dia 07 de dezembro de 2021, o Tenente, juntamente com as Soldado Martini do 27ºBPM e Soldado Kovalski da 8ª Companhia Independente da PMPR de Irati, foram até a casa do Giordanny de viatura fazer uma surpresa a ele e sua família.

Durante a entrega a emoção rolou solta, Giordany ficou sem palavras ao receber das mãos do policial aquele que seria o seu novo uniforme de atuação no Grupo Teatral Riouchora, o grupo que incluiu esse ator de maneira tão especial e que agora tem mais um motivo para continuar com esse projeto que leva alegria as pessoas. Além disso, a família de Giordanny tirou muitas fotos, conversou com os policiais e até andou de viatura junto com a família. Agora é só ir conferir o Policial Giordanny em ação na próxima apresentação do Grupo Teatral Riouchora.

Continue Lendo

Geral

POLICIAIS DO 4° CRPM RECEBEM PRÊMIO NO RIO DE JANEIRO

Publicado

em

Na última sexta-feira, 03 de dezembro, a 1ª Ten. QEOPM Gisléia, lotada na 8ª CIPM e o 2° Sgt. Maximillian, lotado na P/3 do 4° CRPM receberam na capital do Rio de Janeiro o prêmio do II Concurso Nacional de Artigos Científicos para profissionais da segurança pública. O artigo da Tenente Gisléia, com o título “Sou Mulher e Policial Militar: problematizações acerca da presença de mulheres em meio à Corporação Militar do Estado do Paraná” ficou em 1° lugar no eixo VI “História da Polícia Militar” e o artigo do Sargento Maximillian, com o título “A Geografia da Polícia Militar do Paraná: conceitos espaciais na aplicação do policiamento” ficou em 2° lugar no eixo II “Gestão Operacional”.

O concurso foi promovido pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e teve a participação de vários Estados da Federação, reunindo 120
artigos na competição. No Quartel General da PMERJ, os PM’s vencedores nos 5 eixos apresentaram
suas pesquisas ao público presente e, após, participaram da solenidade de premiação, congratulando-se junto aos demais presentes no evento.

A iniciativa da PMERJ fomenta a pesquisa científica por Policiais Militares, reunindo saberes de diferentes áreas e a vivência policial-militar. É satisfatório que a PMPR tenha se destacado junto aos
demais entes federados no concurso, demonstrando o elevado nível técnico e científico da tropa.

Cap. QOPM Fabian Borges Ogura,
Oficial Comunicação Social do 4° CRPM


Cb. QPM 1-0 Patrícia Angelita Mazur,

Auxiliar Comunicação Social do 4° CRPM

Continue Lendo

Geral

Sicredi e Governo do Paraná fecham acordo para ensinar educação financeira a alunos de escolas estaduais

Publicado

em

Instituição financeira cooperativa fez doação de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem sobre educação financeira para serem distribuídos a partir de novembro.

Na última sexta-feira, 12 de novembro, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país, assinou oficialmente um acordo com a Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED-PR) para a distribuição gratuita de mais de 1,3 milhão de gibis da Turma da Mônica Jovem com conteúdo sobre educação financeira. Todo o material teve como base o Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil.

Por conta da iniciativa, as revistas em quadrinhos com dicas sobre planejamento, controle dos gastos e a importância do hábito de poupar e investir começam a ser disponibilizadas este mês aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino, por meio das agências do Sicredi – que possui a maior rede de agências bancárias do Paraná.

Durante a cerimônia realizada na sede da SEED-PR, o secretário Renato Feder destacou a importância do material para propagar conceitos tão essenciais para o futuro das crianças e adolescentes. “Tenho certeza que colheremos bons frutos a partir desse acordo, pois nossos alunos vão aprender conceitos essenciais, sobre como lidar com o dinheiro e gerir o orçamento, a partir de uma linguagem lúdica e
atrativa”
, analisou.

O diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá, também comentou sobre a parceria: “Esses gibis estão chegando por meio das nossas cooperativas, que já desenvolvem diversos programas gratuitos de educação financeira no Estado. Agora, com um foco ainda maior nos jovens, pretendemos contribuir para uma sociedade mais justa e próspera”.

As edições integram a parceria da instituição financeira cooperativa com a Mauricio de Sousa Produções, que já existe há mais de três anos. Anteriormente, o projeto resultou em seis edições de gibis especiais e desenhos animados da Turma da Mônica sobre o mesmo tema, mas tendo como foco

o público infantil.

Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento
dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de
gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os
quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em
25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300
produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas