Delegacia de Rio Azul deverá ser reaberta em breve. Foto: Rodrigo Zub
Reabertura acontecerá após reforma do prédio da antiga delegacia e treinamento do funcionário público que fará o registro dos boletins de ocorrência/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
A Delegacia da Polícia Civil de Rio Azul será reaberta em breve, após passar muitos anos fechada. O prédio será reformado e um funcionário público da prefeitura de Rio Azul fará o atendimento da população. Atualmente, os moradores precisam se deslocar para Irati ou Rebouças para fazer um boletim de ocorrência.
A reabertura foi possível após um acordo firmado com a Delegacia de Palmeira, que responde pela Delegacia de Rebouças e, consequentemente, de Rio Azul. O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Azul, Sérgio Mazur, e a vereadora, Jussara Martins, se reuniram com o delegado de Palmeira, Plinio Gomes Filho, para discutir o assunto.
Segundo Leandro, ainda não há uma data para a reabertura que será feita após a reforma do prédio da antiga delegacia. “A partir dos próximos dias vamos ajudar a Polícia Civil a fazer a reforma do prédio, a reforma daquele espaço, para tão logo treinarmos o funcionário do município De Rio Azul para começar esse atendimento”, disse o prefeito de Rio Azul.
Um dos problemas acarretados é que muitas pessoas não possuem acesso à internet e não conseguiam fazer o boletim de ocorrência. “Mas muitas pessoas ainda não tem o acesso para fazer o boletim pela internet e muitas vezes não tem o conhecimento para conseguir registrar um boletim de ocorrência pela internet. Ainda mais em um momento que a pessoa pode estar nervosa, pode estar com algum tipo de problema por ter sofrido um assalto, uma batida de trânsito ou qualquer coisa parecida que necessite de fazer um boletim de ocorrência”, disse Leandro.
A delegacia receberá uma nova pintura e será adaptada para receber a população em casos de Boletins de Ocorrência e Termo Circunstanciado. A partir do momento em que for iniciada, a obra deverá ser concluída em até duas semanas. A delegacia deverá funcionar de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e não receberá presos, fazendo apenas o atendimento administrativo.