Conecte-se conosco

Geral

UCRANIANOS MALLETENSES SE REÚNEM PARA REZAR, PEDINDO PAZ NA UCRÂNIA

Publicado

em

 Após o Papa Francisco pedir no último domingo (23), 01 DIA INTERNACIONAL DE ORAÇÃO PELA PAZ, para impedir que a crise na Ucrânia se agrave e que todas as iniciativas políticas “sejam a serviço da fraternidade humana” e não de interesses partidários, ontem quarta-feira dia 26 de janeiro, participantes do Apostolado da Oração da Igreja Sagrado Coração de Jesus,  integrantes do Grupo Folclórico Ucraniano Spomen e o povo em geral, participaram de um momento de fé e esperança, rezando o Terço e pedindo graças para que a crise que envolve o País da Ucrânia com a Rússia possa chegar ao fim.

O Papa Francisco em seu discurso semanal e benção aos peregrinos e turistas na Praça de São Pedro, comentou que as tensões estão ameaçando a segurança da Europa e arriscando vastas repercussões.

“Acompanho com preocupação as crescentes tensões que ameaçam desferir um novo golpe na paz na Ucrânia e colocar em dúvida a segurança da Europa, com repercussões ainda mais vastas”, disse o Papa.

Esse momento de tensão que todos os Ucranianos vem vivendo, infelizmente se agrava a cada dia e os descendentes desta pátria, acompanham diariamente com angústia que uma guerra possa ser instalada,  e a única forma de ajudar é se entregando às orações e aos pedidos a Deus.

Nesse ato de fé, marcou com muita emoção a entrada da bandeira da Ucrânia na Igreja Ucraniana Sagrado Coração de Jesus da cidade de Mallet e logo na sequência foi celebrada a oração do terço.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

Escola de Rio Claro do Sul promove emocionante Chá com os Avós em celebração às tradições polonesas

Publicado

em

A convite do Sicredi de Mallet, a equipe da Studio W esteve presente na última quarta-feira (26) na Escola Municipal Nossa Senhora de Monte Claro, no Distrito de Rio Claro do Sul, em Mallet, para acompanhar a realização do 3º Chá com os Avós – Herbata z Dziadkami, um evento marcado pela integração entre escola, alunos, famílias e avós.

A tarde foi repleta de carinho, alegria e momentos de emoção. Os avós tiveram a oportunidade de compartilhar histórias, memórias e costumes de antigamente, proporcionando uma rica troca de experiências com os estudantes e fortalecendo os laços entre as gerações.

Durante a programação, os alunos apresentaram diversos projetos desenvolvidos em parceria com o Programa A União Faz a Vida, do Sicredi. Entre eles estiveram “Entre Cores, Flores e a Cultura Polonesa” e “Semeando Sustentabilidade”, realizados pela turma do 3º ano sob orientação da professora Roseli; o projeto “Sabores, Cheiros e Lembranças – Receitas da Cultura Polonesa”, desenvolvido pelo 4º ano com a professora Maria Regina; e “Retratos de Família: Histórias que o Tempo Guardou”, elaborado pelos alunos do 2º ano, coordenados pela professora Dirce. As atividades envolveram toda a equipe escolar e destacaram a importância da cultura, da preservação das tradições e da sustentabilidade.

O encontro também teve um significado especial por acontecer durante as celebrações do Dia de Nossa Senhora de Częstochowa, Rainha e Padroeira da Polônia, data de grande importância para a comunidade polonesa e seus descendentes, muito presentes na região de Mallet.

Mais do que uma confraternização, o Chá com os Avós reforçou valores como o respeito à história, a valorização das raízes familiares e o fortalecimento da parceria entre escola e comunidade.

A organização agradeceu a participação dos avós, familiares, alunos, professores, colaboradores e parceiros que contribuíram para o sucesso da iniciativa, reforçando que, quando família e escola caminham juntas, o aprendizado se torna ainda mais significativo.

A reportagem completa do W Notícias mostra os melhores momentos desse encontro especial e toda a emoção vivida durante a celebração.

ASSISTA A REPORTAGEM:

Continue Lendo

Local

Homem é preso em Mallet após esfaquear um homem e agredir companheira

Publicado

em


Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite deste sábado (29), após ferir outro homem com um golpe de faca e também ser denunciado por violência doméstica contra a própria companheira. 

A ocorrência foi registrada por volta das 19h30, no bairro Jardim Emília, em Mallet.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada após um homem de 21 anos ser atingido no tórax durante um desentendimento em uma residência.

Quando os policiais chegaram ao local, a vítima já recebia atendimento dos Brigadistas Comunitários de Mallet.

Ele foi socorrido e encaminhado pela ambulância  de plantão da Secretaria de Saúde em estado grave para o Hospital São Pedro  e na sequência realizado a transferência para um centro hospitalar maior na região.

Em seguida, os militares realizaram buscas e localizaram o suspeito na residência de um familiar. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Civil da 4ª Subdivisão Policial (SDP) de União da Vitória, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Durante o atendimento da ocorrência, a companheira do autor relatou aos policiais que também havia sido agredida momentos antes. A mulher apresentava lesões na cabeça, compatíveis com violência doméstica, sendo encaminhada para atendimento médico e posteriormente apresentada à autoridade policial.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que apurará as circunstâncias da agressão com arma branca e da denúncia de violência doméstica.


Continue Lendo

Regional

PCPR incinera cerca de 170 kg de drogas apreendidas na região de Irati e Rebouças

Publicado

em

Ação coordenada pela 41ª Delegacia Regional de Irati e pela Delegacia de Rebouças contou com o acompanhamento da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 41ª Delegacia Regional de Polícia de Irati e da Delegacia de Polícia de Rebouças, realizou, na data de hoje, a incineração de cerca de 170 quilos de substâncias entorpecentes. Todo o procedimento de destruição do material ilícito foi devidamente acompanhado por fiscais da Vigilância Sanitária e por um representante do Ministério Público, garantindo a lisura, a segurança e a regularidade do processo.

As drogas incineradas são fruto de diversas apreensões efetuadas pelas forças de segurança da região, acumuladas em procedimentos policiais instaurados ao longo do ano de 2026, os quais pendiam de destinação final devidamente autorizada pelo Poder Judiciário.

A eliminação do material atende ao cumprimento definitivo das ordens judiciais e tem papel fundamental na gestão institucional, promovendo o esvaziamento dos depósitos das unidades policiais e garantindo maior segurança e controle na custódia de apreensões.

A PCPR reforça o pedido de colaboração da população com informações que auxiliem no combate ao tráfico de drogas e outros crimes. As denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia).

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas