Conecte-se conosco

Saúde

ALERTA!!! MOSQUITO DA DENGUE COM FORMA ADULTA É ENCONTRADO NA ÁREA CENTRAL DE MALLET

Publicado

em

Fotos ampliada do mosquito Aedes aegypti encontrado na área Central de Mallet na data 04/02/2022.

Em um período que se fala muito da Covid-19, um dos grandes problemas vem sendo esquecido pela população.

Depois do encontro de dezenas de focos do Aedes aegypti em toda a nossa cidade, aquilo que se temia começou a criar tamanho e passou a ser encontrado o mosquito da Dengue com o seu tamanho adulto.

De acordo com o Técnico de Saúde da Vigilância Sanitária Wilson Surmacz, o mosquito foi coletado ainda vivo em um estabelecimento comercial e na sequência comunicado aos agentes, que por sua vez tomaram todos os cuidados na verificação e constataram realmente ser um mosquito Aedes aegypti adulto.

A Vigilância Sanitária do município alerta a toda população nos cuidados a serem tomados para que esse mal não tome proporções ainda maiores.

No verão o problema é muito mais sério, pois com as temperaturas mais elevadas, as condições são mais favoráveis para o mosquito Aedes aegypti se criar e, com isso o risco de se contrair Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya é muito maior, podendo se tornar um risco muito alto a Saúde Pública, por isso os cuidados devem ser aumentados.

Para isso é necessário manter a prevenção, evitando o acúmulo de água parada, para tanto é necessário eliminar os criadouros do Aedes aegypti tais como: Latas, garrafas, lonas plásticas e quaisquer outros recipientes que possam juntar água.

Vasos de plantas, galões e tambores ou toneis ou outros recipientes para armazenar água também são possíveis criadouros e precisam ser monitorados e bem tampados, as piscinas devem ser cloradas e também protegidas, para que o mosquito não tenha acesso a elas.

A prevenção contra o mosquito da dengue deve ser permanente, para isso é necessário 10 minutos por semana, também de fazer o descarte correto dos objetos, recipientes ou outros materiais quer possam acumular água parada, destinando eles para a Coleta de Resíduos Pública.

LEMBRE-SE, A DENGUE MATA.
MUDE DE ATITUDE.
ELIMINE OS CRIADOUROS.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Confira a programação do Dia D da Vacinação em Mallet

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a gripe no município de Mallet! e vai até 31 de maio! Procure sua UBS em qualquer dia da semana ou em horários especiais, quando estaremos abertos para a imunização, inclusive para os trabalhadores do horário comercial. Confira na imagem os grupos prioritários que devem procurar a vacina neste momento.

E no dia 13 de abril, sábado, todas as UBS estarão abertas das 08 horas às 16 horas para te atender, ou nossas equipes irão até sua casa se você for um usuário domiciliado ou acamado.

Horários noturnos das 17 horas às 20 horas:

– ESF 02 (Antiga Sentinela) – 10/04

– ESF Vereador Alcides de Almeida – 17/04

– ESF 01 (Perto do Hospital São Pedro) – 24/04

– ESF 02, Vereador Alcides de Almeida, Dorizon e Rio Claro do Sul – 26/04

– ESF 01 – 25/04

Não esqueça de levar um documento com foto e sua carteirinha de vacinação!

Você sabia que a carteirinha de vacinação é um documento? Se você perdeu a sua, deve realizar um boletim de ocorrência e levá-lo até sua UBS para que possamos fazer uma segunda via ou iniciar o esquema vacinal conforme sua idade.

Participe da campanha e proteja-se contra a gripe!

Continue Lendo

Saúde

Paraná recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue para atender 30 municípios

Publicado

em

O Paraná recebeu nesta quinta-feira (22) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde. A remessa com 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda, teve seu envio antecipado após diálogos das secretarias estaduais com a pasta federal. Ao todo serão encaminhadas 523.005 vacinas para os estados. A entrega também vai contemplar Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.

A descentralização das vacinas começaram nesta quinta e foi concluída na sexta-feira (23) para 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu, de acordo com a orientação da União, por meio da Nota Técnica 14/2024 . 

Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia. 

A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente.

A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.

“A chegada da vacina é um ponto importante em nosso combate pela redução do número de casos confirmados e mortes pela dengue. Vínhamos dialogando com o ministério para conseguir o envio dessas doses o quanto antes, e agradecemos essa sensibilização pelo pedido. Mas seguimos ressaltando a necessidade de uma ampliação no processo de distribuição de doses ao Paraná e também dos cuidados que são comuns a todos, principalmente com água parada”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

Continue Lendo

Saúde

Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos

Publicado

em

Os animais peçonhentos se caracterizam pela capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas.

AEN

No verão é comum observar o aumento da ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Além das altas temperaturas que favorecem a reprodução destes animais, o aumento ocorre também pelo maior fluxo de pessoas em regiões de turismo, como matas e o Litoral. Para evitar problemas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância em redobrar os cuidados em relação à prevenção destes acidentes.

Os animais peçonhentos se caracterizam pela capacidade de injetar substâncias tóxicas pelas presas. Os acidentes de maior ocorrência são com animais como cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 15.980 acidentes por animais peçonhentos no Paraná. Informações preliminares apontam 20.202 acidentes no ano de 2023, um aumento de 26%.

Entre os meses de dezembro de 2022 e março de 2023, na última temporada de verão, foram registrados 8.066 acidentes, o que representa 40% dos casos do total de notificações. Desse, 46% foram causados por aranhas, seguidos pelos acidentes com escorpiões (26%), abelhas (12%) e serpentes (5%).

Para prevenir acidentes com animais peçonhentos são recomendados alguns cuidados, como não acumular entulhos e materiais de construção, vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros, entre outros.

“Além destes cuidados, é imprescindível prestar atenção e sacudir roupas e calçados antes de vestir, uma vez que aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo”, alertou Roselane Oliveira de Souza Langer, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVZI) da Sesa.

No caso de picadas ou contato com animais peçonhentos, a vítima deve procurar atendimento em uma Unidade de Saúde mais próxima imediatamente. Se possível, levar uma foto do animal causador do acidente. Evite procedimentos caseiros, como cortar a área do ferimento ou sugá-la. A referência para atendimento de acidentes por animais peçonhentos no Estado é o Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná (Ciatox-PR), no telefone 0800 410 148.

Fonte: Folha de Irati

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas