Fotos ampliada do mosquito Aedes aegypti encontrado na área Central de Mallet na data 04/02/2022.
Em um período que se fala muito da Covid-19, um dos grandes problemas vem sendo esquecido pela população.
Depois do encontro de dezenas de focos do Aedes aegypti em toda a nossa cidade, aquilo que se temia começou a criar tamanho e passou a ser encontrado o mosquito da Dengue com o seu tamanho adulto.
De acordo com o Técnico de Saúde da Vigilância Sanitária Wilson Surmacz, o mosquito foi coletado ainda vivo em um estabelecimento comercial e na sequência comunicado aos agentes, que por sua vez tomaram todos os cuidados na verificação e constataram realmente ser um mosquito Aedes aegypti adulto.
A Vigilância Sanitária do município alerta a toda população nos cuidados a serem tomados para que esse mal não tome proporções ainda maiores.
No verão o problema é muito mais sério, pois com as temperaturas mais elevadas, as condições são mais favoráveis para o mosquito Aedes aegypti se criar e, com isso o risco de se contrair Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya é muito maior, podendo se tornar um risco muito alto a Saúde Pública, por isso os cuidados devem ser aumentados.
Para isso é necessário manter a prevenção, evitando o acúmulo de água parada, para tanto é necessário eliminar os criadouros do Aedes aegypti tais como: Latas, garrafas, lonas plásticas e quaisquer outros recipientes que possam juntar água.
Vasos de plantas, galões e tambores ou toneis ou outros recipientes para armazenar água também são possíveis criadouros e precisam ser monitorados e bem tampados, as piscinas devem ser cloradas e também protegidas, para que o mosquito não tenha acesso a elas.
A prevenção contra o mosquito da dengue deve ser permanente, para isso é necessário 10 minutos por semana, também de fazer o descarte correto dos objetos, recipientes ou outros materiais quer possam acumular água parada, destinando eles para a Coleta de Resíduos Pública.
LEMBRE-SE, A DENGUE MATA. MUDE DE ATITUDE. ELIMINE OS CRIADOUROS.