Conecte-se conosco

Policial

Você sabia do Botão do Pânico disponível em todo o Paraná?

Publicado

em

O processo de expansão do dispositivo de segurança Botão do Pânico Paranaense já esta a meio ano ativo, o mecanismo de defesa de mulheres está disponível para todo o Estado através das 161 Comarcas do Judiciário.

A Lei Estadual 8.868/2016, que implantou o botão no Paraná, é de autoria da deputada estadual e procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri (Cidadania).

“Uma enorme conquista que irá ajudar a salvar a vida de milhares de mulheres. Fomos pioneiros há alguns anos ao lançarmos o botão de maneira física e agora inovamos novamente, com o botão passando a funcionar de maneira digital e disponível em todos os municípios”.

O dispositivo digital está disponível através do App 190, da Polícia Militar, para mulheres que possuem medida protetiva de urgência e que recebem autorização do judiciário para o uso. Nestes casos, o dispositivo permanece vigente durante o período determinado pelo juiz ou juíza.

“O Botão do Pânico Paranaense representa uma medida de grande importância no enfrentamento à violência contra a mulher e é fruto do trabalho conjunto, com apoio do Tribunal de Justiça, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Celepar e Polícia Militar” relembrou a parlamentar, frisando que agora o desafio é levar às mulheres a informação de que elas podem contar com o aparelho e, inclusive, podem solicitá-lo no momento da denúncia na delegacia.

Atendimentos – Números do TJ-PR mostram que, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça, que poderão ser beneficiadas pelo projeto.

Segundo o Tribunal, vítimas que podem utilizar o botão poderão acionar o dispositivo mesmo que estejam em uma cidade diferente da que residem – contanto que seja no Paraná. Caso a mulher esteja em outro Estado e acione o Botão do Pânico Paranaense pelo App 190, não será possível a Polícia Militar do Paraná enviar uma viatura para atendimento, porém, buscará meios junto aos órgãos de Segurança do Estado onde foi aberta a ocorrência.

Melhorias – Em reunião na Polícia Militar nesta semana, a deputada Cristina apresentou ao 1º Tenente Cleiton e Coronel Püsse sugestões de melhorias ao botão digital, como a acessibilidade para mulheres com deficiência visual.

“Esta foi uma demanda apresentada através das nossas reuniões com as vereadoras e Procuradorias da Mulher. No Comando, foram receptivos à proposta e entenderam a necessidade da função de libras, que já entrará em fase de estudo pela CELEPAR”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Homem procura a Polícia Militar após perceber que seu cartão havia sido clonado

Publicado

em

Por volta das 08 horas desta terça-feira, 23 de abril, um senhor compareceu ao Pelotão da Polícia Militar de Paula Freitas para relatar um caso de estelionato.

De acordo com o solicitante, ele foi vítima de uma fraude ao perceber que seu cartão havia sido clonado. Relatou que desde o ano de 2023 sua fatura vem aumentando de forma absurda, sem que os gastos tivessem advindo de sua pessoa.

A vítima ainda informou que as compras são oriundas da cidade de Campinas/SP e relatou que nunca esteve na cidade.

Diante dos fatos o solicitante foi orientado pela equipe policial quanto aos procedimentos cabíveis.

Continue Lendo

Policial

Caso de falsidade ideológica foi registrada pela polícia de Bituruna 

Publicado

em

Duas mulheres compareceram ao Pelotão da Polícia Militar nessa terça-feira, 23 de abril, por volta das 16 horas, para registrar um caso de tentativa de estelionato e falsidade ideológica.

De acordo com as solicitantes, uma delas recebeu imagens de uma conta na rede social Facebook, a qual utilizava o nome e fotos da outra solicitante.

O autor estava tentando enviar mensagens com intuito de receber dinheiro.

Diante dos fatos as vítimas foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis.

Continue Lendo

Policial

Estudante de 16 anos é detido após praticar ato obsceno em sala de aula em Porto União

Publicado

em

Um estudante de 16 anos foi apreendido nesta terça-feira, 23,  após praticar um ato obsceno em sala de aula, em um Colégio no centro de Porto União. A ação foi flagrada por uma colega de turma, que se sentiu constrangida e denunciou o caso à direção da escola.

Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo Comando de Operações da Polícia Militar (COPOM) por volta das 11h30 da manhã. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o aluno detido pela direção e pela equipe de orientação pedagógica.

Em depoimento, a vítima relatou que o estudante já havia praticado atos semelhantes em outras ocasiões. Ela disse que se sente constrangida com a situação, e que por isso decidiu denunciá-lo.

O ato obsceno foi filmado por um dos alunos da sala e as imagens foram anexadas ao boletim de ocorrência. Diante dos fatos, a guarnição acionou o Conselho Tutelar e conduziu o adolescente e a vítima para a Delegacia de Polícia Civil, onde o caso será investigado.

Fonte:VVale

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas