Neste período, a Polícia Militar do Paraná está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado,além do trabalho rotineiro já feito diariamente nos municípios, mas pede atenção para algumas medidas que aumentam a segurança dos imóveis.
Durante o feriado de Carnaval pessoas aproveitam para viajar a lazer, mas para que o passeio seja tranquilo e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário tomar algumas medidas de segurança. Neste período, a Polícia Militar do Paraná está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado, além do trabalho rotineiro já feito diariamente nos municípios, mas alerta a população que algumas atitudes podem fazer a diferença na segurança da família e da residência.
As orientações visam reduzir as possibilidades de ações criminosas. O comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, diz que ao viajar é importante deixar alguém de confiança, como um parente ou um vizinho, avisado e que possa ir ao imóvel regularmente para verificar se está tudo certo e, em caso de eventuais emergências, poderá comunicar a família de imediato e, principalmente, acionar a PM.
Recomenda, também, que objetos de valor, como joias e dinheiro, sejam guardados em locais seguros ou menos visados da casa. Ferramentas e outros objetos que possam ser usados por invasores e facilitar o arrombamento de portas e janelas devem ser guardados no interior da residência ou em depósito específico. “Também é importante que brinquedos, bicicletas, máquina de lavar, entre outros, sejam recolhidos, pois estando à vista podem motivar a entrada de alguém no terreno”, diz o coronel.
Alguns hábitos que chamam a atenção de criminosos também devem ser evitados, de acordo com o coronel. “Próximo à residência, em locais públicos, o morador deve evitar comentar que vai viajar e que a casa ficará sozinha, pois isso pode alertar pessoas mal-intencionadas. Ainda, caso o morador tenha telefone fixo ou campainha, a orientação é que ambos sejam desligados ao sair de viagem, pois são dispositivos que podem ser utilizados para sondar ou identificar se há alguém na casa”, alerta.
Sobre os dispositivos de segurança, ele explica que é preciso checar tudo com antecedência e também fazer uma conferência na hora do deslocamento. “Antes de sair de casa, a família deve testar todas as trancas das portas e janelas, verificar se estão fechadas”, frisa. “E para quem possui sistemas de alarmes ou câmeras de monitoramento, é preciso confirmar se estão funcionando corretamente, pois eles dificultam invasões ou arrombamentos e facilitam a identificação de criminosos”, orienta.
O oficial indica, também, cuidados que parecem irrelevantes, mas que ajudam a manter a discrição do imóvel. “A pessoa de confiança, que vai cuidar da casa durante o período de ausência, deve ir ao local, sempre que possível, para esvaziar a caixa de correios, por exemplo, pois o acúmulo de correspondências indica a ausência de pessoas. As luzes também devem ser apagadas durante o dia para que não chamem a atenção”, recomenda.
PM registra queda de 31,7% em roubos no Litoral durante a temporada
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – A PM também lembra que os animais de estimação não podem ser esquecidos ou abandonados nos períodos de férias, pois dependendo do caso isso configura crime. “Durante o período de férias ou viagem, as famílias devem tomar todos os cuidados em relação aos animais de estimação. É importante que alguém vá ao local, como a pessoa escolhida para cuidar do imóvel, para alimentar e trocar a água do animal, se a família não puder levá-lo para a viagem. Outra opção são os serviços particulares, que hospedam e cuidam de animais domésticos, como num sistema de hotelaria, por exemplo”, afirmou.
190 – Em caso de emergências, a PM está disponível para a população por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR. “A PM está à disposição da população 24 horas por dia, cumprindo seu papel de policiamento preventivo, mas pedimos esta pequena colaboração do cidadão com atitudes básicas do dia a dia e que fazem a diferença, principalmente em períodos de feriados prolongados como neste caso”.
Uma ação conjunta da equipe ROTAM e do Canil da Polícia Militar resultou na prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (16), no bairro São Braz, em União da Vitória.
De acordo com as informações repassadas pela PM, por volta das 18h, as equipes realizavam patrulhamento quando avistaram um homem saindo de uma residência que já era alvo de denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes.Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito dispensou ao solo cinco buchas de cocaína.
Diante da situação, foi realizado o emprego do cão de faro Jesy, que localizou, em um dos cômodos da residência, uma bucha maior contendo aproximadamente 17 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, objeto comumente utilizado para o fracionamento da droga.
Com a constatação do crime, os dois envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP), onde permanecem à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas são fundamentais no combate ao tráfico de drogas e podem ser repassadas pelos canais oficiais da corporação.
Um homem foi preso na noite de terça-feira (16) após descumprir uma medida protetiva de urgência no bairro Rocio, em União da Vitória.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada via COPOM para atender a ocorrência, que envolvia a invasão de uma residência.
No local, foi constatado que o autor havia entrado na casa de sua avó, mesmo havendo uma medida protetiva vigente que o impedia de se aproximar.
Ainda conforme o registro policial, o homem apresentava sinais de embriaguez e estaria sob efeito de entorpecentes no momento da abordagem. Após a confirmação da existência da medida protetiva, ele recebeu voz de prisão.
O autor foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (16), próximo ao trevo de saída para Rio Azul; vítima foi encontrada sem vida sob o veículo.
Na tarde desta terça-feira (16), por volta das 15h40, a Brigada Comunitária de Rebouças foi acionada para atender uma ocorrência inicialmente informada como saída de pista, envolvendo uma van, na BR-153, nas proximidades do trevo de saída de Rebouças para o município de Rio Azul.
Ao chegarem ao local, os brigadistas constataram que se tratava, na verdade, de um atropelamento de ciclista. A vítima encontrava-se debaixo do veículo, já em óbito.
Diante da gravidade da situação, foram acionados os demais órgãos competentes para os procedimentos legais, incluindo isolamento da área e apuração das circunstâncias do acidente. A identidade da vítima não havia sido divulgada até o fechamento desta matéria.
As causas do atropelamento deverão ser investigadas pelas autoridades responsáveis.
Informações: Brigada Comunitária de Rebouças Imagem: Divulgação Matéria: Repórter Kiko de Oliveira