Conecte-se conosco

Geral

Prudentópolis oferece refúgio para ucranianos: ‘Portas e coração aberto’, diz nota da prefeitura

Publicado

em

Soldados ao lado de míssel na Ucrânia — Foto: Maksim Levin/Reuters

Em ofício, prefeitura destacou ligação de mais de 100 anos com a Ucrânia, ressaltando período em que primeiros imigrantes do país europeu chegaram ao solo paranaense.

A Prefeitura de Prudentópolis, na região central do Paraná, encaminhou ofício, nesta quinta-feira (24), para Ternópil, cidade da Ucrânia, oferecendo refúgio para moradores do país frente ao ataque da Rússia.

Prudentópolis, maior comunidade ucraniana do Brasil, é considerada cidade-irmã de Ternópil, segundo a prefeitura. A distância entre Ternópil e Kiev, capital do país e um dos alvos da Rússia, é de 461 quilômetros. Não há informações sobre conflitos em Ternópil.

“Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, diz trecho da nota, referenciando a data de chegada dos primeiros imigrantes ucranianos à Prudentópolis, em 1896.

Dados da prefeitura indicam que entre os 52.776 moradores de Prudentópolis, cerca de 75% têm descendência ucraniana.

O documento, assinado pelo prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler (DEM), foi endereçado ao prefeito Serhij Nadal. O ofício, traduzido por membros da comunidade ucraniana do município paranaense, diz que a cidade está pronta para “prestar ajuda no que for preciso”.

Confira a nota completa:

Prudentópolis oferece refúgio para ucranianos — Foto: Prefeitura de Prudentópolis

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 500 mil ucranianos e descendentes vivem em terras brasileiras, o que representa a quarta maior comunidade do mundo.

https://globoplay.globo.com/v/10333053/

Matriz São Josafat é uma das 50 igrejas do ucranianas do município — Foto: Divulgação/Paróquia São Josafat

FONTE: G1 – RPC

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Dois suspeitos de tráfico de drogas são presos em União da Vitória

Publicado

em

Uma ação conjunta da equipe ROTAM e do Canil da Polícia Militar resultou na prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (16), no bairro São Braz, em União da Vitória.

De acordo com as informações repassadas pela PM, por volta das 18h, as equipes realizavam patrulhamento quando avistaram um homem saindo de uma residência que já era alvo de denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes.Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito dispensou ao solo cinco buchas de cocaína.

Diante da situação, foi realizado o emprego do cão de faro Jesy, que localizou, em um dos cômodos da residência, uma bucha maior contendo aproximadamente 17 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, objeto comumente utilizado para o fracionamento da droga.

Com a constatação do crime, os dois envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP), onde permanecem à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.

A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas são fundamentais no combate ao tráfico de drogas e podem ser repassadas pelos canais oficiais da corporação.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso por descumprir medida protetiva em União da Vitória

Publicado

em

Um homem foi preso na noite de terça-feira (16) após descumprir uma medida protetiva de urgência no bairro Rocio, em União da Vitória.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada via COPOM para atender a ocorrência, que envolvia a invasão de uma residência.

No local, foi constatado que o autor havia entrado na casa de sua avó, mesmo havendo uma medida protetiva vigente que o impedia de se aproximar.

Ainda conforme o registro policial, o homem apresentava sinais de embriaguez e estaria sob efeito de entorpecentes no momento da abordagem. Após a confirmação da existência da medida protetiva, ele recebeu voz de prisão.

O autor foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.

Continue Lendo

Regional

Ciclista morre após ser atropelado por van em Rebouças

Publicado

em

Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (16), próximo ao trevo de saída para Rio Azul; vítima foi encontrada sem vida sob o veículo.

Na tarde desta terça-feira (16), por volta das 15h40, a Brigada Comunitária de Rebouças foi acionada para atender uma ocorrência inicialmente informada como saída de pista, envolvendo uma van, na BR-153, nas proximidades do trevo de saída de Rebouças para o município de Rio Azul.

Ao chegarem ao local, os brigadistas constataram que se tratava, na verdade, de um atropelamento de ciclista. A vítima encontrava-se debaixo do veículo, já em óbito.

Diante da gravidade da situação, foram acionados os demais órgãos competentes para os procedimentos legais, incluindo isolamento da área e apuração das circunstâncias do acidente. A identidade da vítima não havia sido divulgada até o fechamento desta matéria.

As causas do atropelamento deverão ser investigadas pelas autoridades responsáveis.

Informações: Brigada Comunitária de Rebouças
Imagem: Divulgação
Matéria: Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas