Durante Operação de Reforço do PPChoque na área da 8ª Companhia Independente e Operação Carnaval, em Imbituva, as equipes policiais militares Choque e RPA avistaram um indivíduo que ao visualizar a aproximação das viaturas demonstrou nervosismo, acelerando os passos e tentando se evadir das vistas dos policiais.
Diante da suspeita, foi realizada abordagem ao indivíduo. Na conversa ele relatou que tinha duas armas em sua residência e que era de sua vontade realizar a entrega. Informou ainda que um cidadão residente na Vila Rubinho estaria lhe oferecendo algumas armas de fogo.
As equipes foram à residência do abordado e conversaram com seu pai. Os policiais perguntaram sobre as armas e de pronto o homem fez a entrega de duas espingardas, sendo uma de calibre 20, sem marca e sem numeração aparente e uma de calibre 35, sem marca e sem numeração aparente.
Na sequência, os policiais se deslocaram até a casa do indivíduo que teria oferecido armas ao abordado. No local, dois homens foram avistados e tentaram fugir ao avistarem as viaturas, mas não conseguiram. Na revista pessoal, nada de irregular com eles.
No carro de um deles foi localizada no chão uma garrucha calibre 22, sem marca e numeração aparente e no porta malas uma espingarda calibre 12, de um cano, sem marca e numeração aparente. No console central do veículo havia uma pedra de crack e duas munições calibre 22.
Indagado sobre a posse das armas, o abordado informou que dentro de casa tinha um revólver .357 e diversas munições calibre 38. Nas buscas internas, a arma foi encontrada em cima da estante e no fundo falso do assoalho do quarto foram localizados uma garrucha de dois canos, uma garrucha de um cano, diversas munições de calibres variados, frascos contendo pólvora e chumbo utilizados para recarga de cartuchos, certa quantidade de maconha e uma bucha de cocaína.
Em um anexo da residência, foram localizadas três balanças de precisão, duas facas utilizadas na manipulação de drogas e uma touca tipo balaclava. Ainda, nos fundos do terreno, foi encontrada uma motocicleta Honda com identificação adulterada, utilizada ilegalmente pelo homem.
Os policiais se deslocaram à sede da 8ª Cia. Independente em Irati para confecção do boletim e posteriormente os presos e as apreensões foram encaminhadas à 13ª Subdivisão Policial em Ponta Grossa.
Um homem foi preso na tarde deste sábado, 31 de janeiro, após uma ocorrência de ameaça e violência doméstica, registrada na Vila Ester, no município de Rebouças.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 16h45, após relatos de que um indivíduo, já conhecido das forças de segurança, estaria ameaçando os próprios pais, exigindo dinheiro para a compra de drogas.
Diante da gravidade da situação e do risco de fuga, os policiais solicitaram apoio da equipe de Patrulha Rural e realizaram um cerco na residência, uma vez que o suspeito costuma evadir-se pela mata para evitar a prisão. Ao perceber a presença policial, o homem tentou fugir, sendo contido com o uso de dispositivo de condução elétrica (taser), já que não acatava as ordens e oferecia resistência.
Ainda conforme a polícia, o indivíduo apresentava comportamento extremamente agressivo, desferindo chutes e socos contra os policiais, o que tornou necessária a utilização de algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. Ele apresentava sinais visíveis de uso de entorpecentes, como agitação, agressividade e olhos avermelhados e arregalados.
Durante o atendimento da ocorrência, a mãe do suspeito demonstrou preocupação e solicitou que o filho fosse liberado, relatando o desejo de que ele seja internado para tratamento. O casal afirmou ainda que não sabe mais como lidar com a situação, pois o filho frequentemente os ameaça e exige dinheiro para comprar drogas, além de já ter cometido agressões em outras ocasiões.
Após a prisão, o homem foi encaminhado para a realização de laudo de lesão corporal, assim como as vítimas. Em seguida, todas as partes foram conduzidas à Delegacia da Polícia Civil de Irati, onde o caso foi apresentado para as providências cabíveis por parte da autoridade judiciária.A Polícia Militar ressaltou que o autor já possui diversos registros de atendimentos semelhantes, sendo recorrente sua tentativa de fuga para evitar a prisão, o que dificulta a ação das equipes.
Informações: 8ª CIA DA PMPR – APOIO DO REPÓRTER KIKO DE OLIVEIRA
Um homem foi preso na tarde de sábado (31) por porte irregular de armas de fogo na zona rural de São Mateus do Sul. A ocorrência foi registrada por volta das 12h10, durante patrulhamento da Polícia Militar na rodovia BR-476.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe policial realizava deslocamento pela rodovia, no sentido ao município, quando visualizou um indivíduo saindo de uma estrada rural conduzindo uma motocicleta.
Durante a observação, os policiais constataram que havia uma arma de fogo do tipo espingarda amarrada na lateral do veículo, o que motivou a abordagem.
Na verificação, foi confirmado que se tratava de uma espingarda calibre 36. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao abordado. Em continuidade à ocorrência, os policiais se deslocaram até a residência do homem, onde foi localizada mais uma arma de fogo, uma espingarda calibre 32.
Após os procedimentos no local, o indivíduo e os armamentos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de São Mateus do Sul, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.
Uma ocorrência de direção perigosa e embriaguez ao volante foi registrada na noite de sábado (31) no município de Mallet. A situação mobilizou uma equipe da Polícia Militar, que realizava diligências após ser acionada para averiguar a conduta de um motorista.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram um veículo Renault Sandero, de cor branca, que ao cruzar com a viatura policial aumentou repentinamente a velocidade.
Diante da atitude suspeita, foi emitida ordem de abordagem por meio de sinais luminosos e sonoros, a qual não foi acatada de imediato pelo condutor, sendo obedecida somente após algumas quadras.
Após a abordagem, o motorista foi identificado e, na sequência, concordou em realizar o teste do etilômetro. O exame apontou a concentração de 0,52 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, índice que caracteriza crime de trânsito conforme a legislação vigente.
Diante do resultado, o condutor foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial para os procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada e encaminhada para as providências legais previstas.