Conecte-se conosco

Geral

Unespar deve ofertar curso de Direito já no próximo vestibular

Publicado

em

União da Vitória caminha a passos largos para garantir a oferta de um curso de Direito gratuito. A graduação estará disponível na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória. A afirmação da implantação do curso veio na tarde de quarta-feira, 23 de março, em audiência pública realizada na sede da instituição. O curso deve ser ofertado já no próximo vestibular da Unespar.

O diretor do campus de União da VitóriaAlcemar Rodrigues Martello, explica que a criação do curso em União da Vitória começou a ser planejada ainda em 2019, após ouvir a comunidade a respeito de cursos que queriam que fossem ofertados. “Dentro dos cursos que surgiram a gente conseguiu fazer esse levantamento e o curso que a gente viu que a gente tinha capacidade de construir foi o curso de Direito”.

Alcemar Rodrigues Martello, em entrevista à FM Verde Vale. Foto: Ronaldo Mochnacz

A partir de então foi criada uma comissão responsável por desenvolver a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) do curso. Para o aceite da abertura do curso, esse projeto foi aprovado em todos os conselhos da Unespar. “O pessoal aqui dentro da comunidade já sabia que o curso de Direito estava para vir e perguntava ‘como é que está o curso de Direito? ele vai ser aprovado?’ e aí nós resolvemos fazer uma audiência pública para dar uma resposta para a comunidade, visto que a gente já tinha falado que existia a possibilidade do curso de Direito. Então nós fizemos a audiência pública com a presença do Deputado Estadual Hussein Bakri, do Deputado Estadual Tadeu Veneri, do Superintendente da SETI (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) Aldo Bona e da nossa reitora da Unespar a professora Salete Machado Sirino, onde se colocou que o projeto já se encontra na SETI e o professor Aldo colocou que a Unespar tem todas as condições para assumir o curso de Direito. Esse processo agora retorna a Unespar para nós fazermos o parecer final e depois do parecer final, retorna para SETI de novo até sair o decreto de autorização do curso pelo governador do Estado”, explica Alcemar.

Funcionamento do curso

Segundo Alcemar, o curso de bacharelado em Direito terá 40 vagas e será ofertado no período matutino. A expectativa é que possa ser ofertado já no segundo semestre de 2022 ou, no mais tardar, no primeiro de 2023, a depender de trâmites e encaminhamentos que precisam ser realizados pelo diretor Alcemar e pela reitora Salete. “A certeza que nós podemos oferecer aqui é que passado todos esses trâmites, sendo encaminhado o projeto já para comissão permanente de processo seletivo do vestibular da Unespar, nós temos certeza de que esse curso já vai estar no rol dos nossos cursos aqui do campus automaticamente”, comenta Alcemar.

A princípio, o curso deve ter início com corpo docente já presente no campus de União da Vitória. A expectativa é que a professora Sandra Salete seja a coordenadora do curso. Mas a contratação de novos professores, no futuro, não é descartada. “Nós também tivemos uma notícia muito boa com a questão da liberação de concurso público para Unespar e, quem sabe, daqui alguns anos a gente tenha um aumento no número de docentes no curso de Direito” relata o diretor.

Foto: Eduardo Carpinski

A implementação de novos cursos de graduação e de pós-graduação é, segundo Alcemar, parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, como forma de auxiliar no crescimento e desenvolvimento do campus. “Aqui no campus nós temos nove cursos de licenciatura para formação de professores, excelentes cursos, e o curso de Direito é o nosso primeiro curso de bacharelado. Então automaticamente estamos indo para 10 cursos e isso para nós tem nos trazido uma imensa alegria. Foi um esforço imenso de um grupo de professores para a criação desse curso. Ele demanda tempo, pensamento. Tem que ser aprovado e isso faz com que a gente agora tome um outro rumo aqui no nosso campus. Nós estamos pensando em outros cursos também, mas vamos com calma agora por enquanto. Nós temos uma comissão de criação de novos novos cursos, que foi criada ainda na gestão anterior do diretor Valderlei Garcia Sanches, e essa comissão tem trabalhado em cima de novos cursos. O primeiro curso que a gente conseguiu trabalhar, construir, é o curso de Direito, mas nós temos agora a ideia da construção do curso de Psicologia e também de um curso na área de agricultura”.

Curso muito comemorado

A aprovação do curso foi motivo de alegria para a comunidade de União da Vitória e região, visto que a mobilização para tanto envolveu diversas pessoas e entidades. Durante a mobilização da construção da Audiência Pública, Campus recebeu cartas de moção de apoio ao Curso de Direito das Câmaras Legislativas dos municípios de BiturunaGeneral CarneiroMalletCruz MachadoPaula FreitasPaulo FrontinPorto Vitória, União da Vitória São Mateus do Sul. Além do apoio de outras autoridades e representantes locais e regionais. “Eu gostaria de fazer um agradecimento à direção anterior pois esse trabalho já vem sendo feito há um bom tempo pela direção anterior. E eu gostaria de agradecer o apoio que nós tivemos da comunidade, das autoridades aqui da região, todos os municípios aqui da região do nosso entorno. Nós recebemos apoio via Câmara de Vereadores, prefeitos. Nós tivemos também o apoio do Dr. Carlos Mattioli do Cejusc (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania) que será o nosso campo de estágio aqui do nosso curso de Direito, então nosso curso está muito bem construído e esse apoio foi fundamental. Aos deputados Hussein Bakri, Tadeu Veneri e a reitora professora Salete. Sem esse apoio nós não teríamos conseguido aprovação”, agradece Alcemar.

O Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná e líder do governo, Hussein Bakri, comenta que essa é uma conquista que irá favorecer a população carente. “Eu entendo que educação, ensino superior, é um foco desenvolvimento, é a indústria sem chaminé. Eu, quando comecei na minha juventude a pensar em me formar em alguma coisa, aqui em União da Vitória nós só tínhamos o curso de administração de empresas e economia na antiga Face e tínhamos letras aqui (na Unespar). Hoje nós só não temos medicina. Agora nós identificamos aqui em União da Vitória uma questão relacionada ao curso de Direito: num raio de cerca de 200 km aqui nós não temos um curso gratuito, um curso público de Direito e eu acho que as pessoas mais humildes, que não tem condições de pagar, tem direito de lutar por uma vaga, e nós estamos lutando por 40 vagas aqui”.

Realização de audiência pública sobre curso de Direito da Unespar. Foto: Eduardo Carpinski

O deputado Tadeu Veneri falou sobre a nova sede do campus de União da Vitória, no distrito de São Cristóvão. “Nós precisamos ampliar esse espaço. Não podemos continuar aqui no José de Anchieta, eu que estudei no José de Anchieta. A gente sabe que o colégio José de Anchieta é um colégio que já cumpriu seu papel [como sede da Unespar], mas nós queremos uma universidade grande, uma universidade confortável, uma universidade que pode receber todos os jovens e todas aqueles que queiram estudar”.

O Superintendente da SetiAldo Bona, frisou que a abertura do curso depende apenas de adequações por parte do campus. “É um projeto importante da universidade, sobretudo é um projeto importante para a região. A gente entende que é possível fazer acontecer. Existem agora, desde o final do ano passado, regras muito claras sobre a criação de novos cursos no âmbito do sistema de ensino superior pela lei geral das universidade aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador. Se a universidade conseguir colocar o curso dentro dos parâmetros da nova lei, não há nenhuma dificuldade”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Motocicleta furtada em Santa Catarina é recuperada na BR-153, em General Carneiro

Publicado

em

Uma motocicleta com registro de furto foi recuperada pela Polícia Militar na noite deste domingo (1º), por volta das 21 horas, às margens da rodovia BR-153, na localidade de Jangada do Sul, em General Carneiro.

De acordo com as informações repassadas pela corporação, a equipe policial recebeu uma denúncia anônima relatando que um indivíduo estaria em atitude suspeita em uma borracharia, acompanhado de uma motocicleta. Pouco tempo depois, o suspeito teria deixado o local empurrando o veículo a pé, o que levantou suspeitas.

Após consulta aos dados da motocicleta, foi constatado que o veículo possuía alerta de furto, ocorrido durante a madrugada na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Diante das informações, os policiais se deslocaram até a região indicada e intensificaram o patrulhamento na localidade de Jangada.

Durante as diligências, a motocicleta foi encontrada abandonada no acostamento da rodovia. Nenhum suspeito foi localizado nas proximidades. A conferência da placa confirmou tratar-se do veículo furtado horas antes.

A motocicleta foi recolhida e encaminhada à 4ª Subdivisão Policial (SDP), onde ficará à disposição da Polícia Judiciária para os procedimentos legais e demais providências cabíveis. A autoria do furto segue sendo investigada.

Continue Lendo

Policial

ROTAM prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Panorama, em União da Vitória

Publicado

em

Uma ação da equipe ROTAM da Polícia Militar resultou na prisão de suspeitos por tráfico de drogas na noite de domingo (1º), por volta das 19 horas, no bairro Panorama, em União da Vitória.

Conforme informações repassadas pela polícia, a equipe realizava patrulhamento ostensivo pela região quando visualizou um veículo parar em frente a uma residência já conhecida no meio policial por denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes.

Os policiais observaram o momento em que um indivíduo saiu do imóvel, entregou um pequeno invólucro ao condutor do veículo e, em seguida, entrou rapidamente na residência, comportamento que levantou fundada suspeita de comercialização de drogas.

Diante da situação, o veículo foi abordado pela equipe. Durante a revista pessoal no condutor, foi localizada uma porção de substância análoga à cocaína. Em continuidade à ocorrência, os policiais realizaram diligências na residência suspeita, onde foram encontradas outras porções da mesma substância, reforçando a suspeita de tráfico no local.

Os envolvidos receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Todo o entorpecente apreendido, bem como os suspeitos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de União da Vitória, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis e o caso segue à disposição da Justiça.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso após furto de carne em supermercado de União da Vitória

Publicado

em

Um homem foi preso na tarde deste domingo (1º) após furtar produtos de um supermercado em União da Vitória. A ocorrência foi registrada por volta das 15 horas, quando a Polícia Militar foi acionada para atender a mais um caso de furto no estabelecimento, que, conforme relatado pela gerência, tem sido alvo recorrente desse tipo de crime.

Segundo as informações repassadas à equipe policial, o suspeito entrou no supermercado e passou a circular pelo local, recolhendo diversos produtos. Entre os itens subtraídos estava carne bovina do tipo filé mignon, produto de alto valor comercial. Em seguida, o homem dirigiu-se até o caixa, onde colocou parte das mercadorias sobre o balcão e informou que sairia momentaneamente para buscar dinheiro.

No entanto, ao se aproximar da porta de saída do estabelecimento, o indivíduo empreendeu fuga, correndo sem efetuar o pagamento dos produtos. A atitude chamou a atenção de pessoas que se encontravam nas proximidades, entre elas um transeunte que passou a acompanhar o suspeito com um veículo, auxiliando na sua localização até a chegada da polícia.

Durante a fuga, o autor dispensou um pacote de carne que estava escondido na cintura, mercadoria pela qual não havia sido realizado o pagamento. Mesmo assim, ele continuou fugindo por alguns instantes, até ser alcançado e contido, permanecendo sentado ao solo até a abordagem policial.

Ao chegar ao local, a equipe da Polícia Militar constatou a situação e, diante da materialidade do crime de furto, deu voz de prisão ao suspeito, garantindo-lhe todos os direitos constitucionais, inclusive o direito de permanecer em silêncio. Não houve necessidade do uso de algemas durante a condução.

O autor, as partes envolvidas e o produto do furto recuperado foram encaminhados à 4ª Subdivisão Policial, onde o caso foi registrado e ficaram a cargo da Polícia Judiciária as providências cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas