Iniciativa representa um momento histórico para a instituição que investe no relacionamento próximo com os associados e as comunidades.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, inaugurou no dia 04 de abril a sua primeira agência no Estado de Roraima, localizada em Boa Vista. O plano em longo prazo contempla a abertura de oito agências na capital e o avanço para outras cidades durante os próximos anos. A inauguração representa um momento histórico do projeto de expansão nacional da instituição, que a partir de agora está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
“A chegada a Roraima e a consolidação da presença em todo o território nacional representam a conquista de um objetivo importantíssimo para o Sicredi; mas, mais do que isso, nos causa muita satisfação poder levar os benefícios do nosso modelo cooperativo aos roraimenses. É um estado com forte potencial agrícola – segmento que temos tradição em apoiar – além do comércio, indústria e pessoas físicas, para os quais temos um portfólio completo de soluções financeiras que vão muito além do crédito”, destaca Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar).
A agência leva o nome da via em que está localizada: “Avenida João Pereira de Mello” (número 328), situada no centro da capital Boa Vista, conhecido por Centro Comercial. Em junho, está prevista a inauguração de uma segunda unidade, também na capital roraimense, na Avenida Ville Roy, uma das principais da cidade. Atualmente, o Sicredi já conta com 701 associados no estado, graças ao escritório regional que atua com cerca de 50 colaboradores no projeto de expansão em Roraima.
“Este é um momento histórico para a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR. Esta agência que inauguramos em Boa Vista é a primeira das duas que estarão presentes na capital ainda em 2022. No futuro, outras agências serão inauguradas tanto na capital quanto no interior. Chegamos para fazer a diferença na vida financeira das pessoas e das comunidades”, comenta Laercio Pedro Lenz, presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, cooperativa que atua na região de Boa Vista.
Expansão nacional para contribuir com economias locais
Pioneiro no segmento de cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi tem investido na expansão das soluções digitais e da rede de atendimento. A instituição financeira cooperativa terminou o ano de 2021 com 2.203 agências, crescimento de 10,7% em relação a 2020. Para 2022 estão previstas mais 250 novas agências, com um investimento aproximado de R$ 280 milhões. Atualmente, o Sicredi é a única instituição financeira fisicamente presente em cerca de 200 municípios do Brasil. Além de Boa Vista, o Sicredi está em mais de 1,6 mil cidades brasileiras e conta com mais de 30 mil colaboradores.
Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no início de 2020, analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Em todo o Brasil, o segmento já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central.
Modelo de atuação do cooperativismo
A chegada do Sicredi a Roraima também é uma oportunidade de ampliar a disseminação dos conceitos do cooperativismo para a nova região de atuação. As cooperativas de crédito são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo assim os recursos nas regiões onde foram gerados.
O Sicredi, por exemplo, é uma instituição financeira cooperativa formada por mais de 100 cooperativas. No cooperativismo não existe o conceito de cliente, mas sim de associado, já que quem utiliza os produtos e serviços é também o dono do negócio, participa das decisões e da distribuição dos resultados de sua cooperativa.
Além disso, um dos principais diferenciais do modelo cooperativo são as assembleias, eventos anuais que acontecem em todas as regiões onde o Sicredi atua. Nas assembleias, os associados decidem, de maneira democrática, transparente e por meio do voto, os rumos da cooperativa de forma coletiva. Nesses encontros também são comunicados os resultados das cooperativas e deliberado como eles serão distribuídos entre os associados ou investidores, além de serem definidas, por exemplo, as lideranças para cada ciclo de gestão.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso na manhã de terça-feira (16) durante uma ação de rotina da Polícia Militar no município de Rio Azul. A ocorrência foi registrada por volta das 11h15, enquanto a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central da cidade.
Conforme as informações apuradas, os policiais visualizaram um transeunte que demonstrou comportamento considerado suspeito ao perceber a aproximação da viatura.
O indivíduo reposicionou o boné de forma a dificultar a visualização do rosto e, em seguida, mudou repentinamente a direção que seguia, atravessando a via, o que chamou ainda mais a atenção da equipe.
Diante da atitude, foi realizada a abordagem policial e a identificação do homem. Após consulta aos sistemas de segurança, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela Justiça, em razão de diversos crimes de furto de veículos praticados no Estado de Santa Catarina.
Após a confirmação da ordem judicial, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido conforme os procedimentos legais.
Em seguida, ele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Penal (DEPEN), na cidade de Irati, onde ficou à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Uma ação conjunta da equipe ROTAM e do Canil da Polícia Militar resultou na prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas na tarde desta terça-feira (16), no bairro São Braz, em União da Vitória.
De acordo com as informações repassadas pela PM, por volta das 18h, as equipes realizavam patrulhamento quando avistaram um homem saindo de uma residência que já era alvo de denúncias relacionadas ao tráfico de entorpecentes.Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito dispensou ao solo cinco buchas de cocaína.
Diante da situação, foi realizado o emprego do cão de faro Jesy, que localizou, em um dos cômodos da residência, uma bucha maior contendo aproximadamente 17 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, objeto comumente utilizado para o fracionamento da droga.
Com a constatação do crime, os dois envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP), onde permanecem à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas são fundamentais no combate ao tráfico de drogas e podem ser repassadas pelos canais oficiais da corporação.
Um homem foi preso na noite de terça-feira (16) após descumprir uma medida protetiva de urgência no bairro Rocio, em União da Vitória.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada via COPOM para atender a ocorrência, que envolvia a invasão de uma residência.
No local, foi constatado que o autor havia entrado na casa de sua avó, mesmo havendo uma medida protetiva vigente que o impedia de se aproximar.
Ainda conforme o registro policial, o homem apresentava sinais de embriaguez e estaria sob efeito de entorpecentes no momento da abordagem. Após a confirmação da existência da medida protetiva, ele recebeu voz de prisão.
O autor foi encaminhado à 4ª Subdivisão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.