Conecte-se conosco

Local

Grupo Krakow arrecada fundos para reforma da “Casa do Povo” em Mallet

Publicado

em

A casa sofreu com o avanço do tempo e precisa ser reformada para se manter em pé | Foto: Arquivo Pessoal

Localizada no distrito de Rio Claro do Sul, a obra já está ocorrendo e o grupo pode a colaboração da população para arrecadação de fundos.

Amanda Borges

Há um mês, a “Casa da Povo”, localizada em Rio Claro do Sul, distrito de Mallet, vem sendo reformada. O espaço se destaca por ser um dos únicos que ainda mantém os traços da arquitetura polonesa no município, proveniente da imigração. Atualmente, o Grupo Folclórico Polonês Krakow, responsável pelo espaço, vem arrecadando fundos para dar continuidade às obras no imóvel.

A iniciativa, que ganhou título de “Volta a Vida na Casa do Povo”, prevê reforma e ampliação do espaço, de acordo com o projeto da obra. Além disso, o local sempre serviu de sede para grupo Krakow, que segue ensaiando na Casa, mesmo com as condições estruturais precárias.

Para custear a obra, o Krakow conta com o apoio do governo Polonês. De acordo com a coordenadora do grupo, Sandra Maria Panek Wander, o Ministério de Relações Exteriores da Polônia, forneceu R$ 174.442,55 em recursos para a realização do restauro. Contudo, o valor irá cobrir apenas cerca de 60% do necessário para conclusão. Por isso, é necessário a contribuição da população, seja com recursos financeiros, produtos, materiais, mão de obra ou participando das atividades para arrecadação de fundos promovidas pelo grupo.

Na foto, a parte externa do projeto da reforma da Casa do Povo | Foto: Divulgação

Como ajudar

No domingo (15), o grupo folclórico irá realizar o evento “Bingão do Milão com Tarde Dançante”, que vai reverter todo o dinheiro arrecadado para a continuação das obras. Além do bingo, estão programadas apresentações artísticas e a venda de pastéis e sonhos.

Ainda, todos os que desejarem colaborar com contribuições financeiras, podem realizar um Pix para a chave do Grupo Krakow, que é o CNPJ: 09.347.771/0001-24. Para quem quiser doar materiais ou colaborar com mão de obra, pode entrar em contato através do telefone (42) 98802-7862, e conversar diretamente com a coordenadora Sandra.

História

Fundada em 1958 pelos colonizadores vindos da Polônia, a Casa do Povo é considerada o único local do distrito Rio Claro do Sul que ainda mantém a estrutura tradicionalmente polonesa.

Antigamente, o local funcionava como um centro cultural, contudo, com as más condições de conservação e preservação do espaço, os eventos pararam de acontecer. Ainda, após a tragédia ocorrida na Boate Kiss, no ano de 2013, no Rio Grande do Sul, o local precisou paralisar completamente as atividades por conta das inadequações do espaço físico as medidas de segurança.

Após a sua interdição, a Casa do Povo sofreu com o avanço do tempo e sua estrutura não teve como resistir completamente. Por isso, o Grupo Folclórico Polonês Krakow passou a se preocupar com o local que, aos poucos, estava cada vez mais degradado. Assim, após uma solicitação feita pelo próprio grupo, a Diocese de União da Vitória doou a Casa do Povo para o grupo, que assumiu a responsabilidade e hoje comanda as reformas.

Fonte: https://www.folhadeirati.com.br/

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Local

RESULTADOS DOS JOGOS DE INVERNO DE MALLET 2022 (25 E 26 DE JUNHO)

Publicado

em

RESULTADOS DO 3º DIA DE COMPETIÇÕES, REALIZADOS SÁBADO, DIA 25 DE JUNHO DE 2022 NO GINÁSIO DE ESPORTES DE MALLET.

HORÁRIOMODALIDADECATEGORIAEQUIPESCHAVE
13h30minFUTSALSUB 09 MISTOAMEC 03
X 12
FUTURO CRAQUE
ÚNICA
14h15minFUTSALSUB 12 MISTOSINS OF FURY
04
X 02
FUTURO CRAQUE
ÚNICA
15h00minFUTSALSUB 15 MASC.ASSOCIAÇÃO SFINGE B
03
X 03
FUTURO CRAQUE
A
15h45minFUTSALSUB 17 MASC.RIO AZUL FUTSAL
08
X 07
FUTURO CRAQUE
B
16h45minVÔLEIFEM. LIVREPANELINHA
02
X 00
TOP VÔLEI
ÚNICA
17h45minVÔLEIFEM. LIVREFRONTIN VÔLEI
02
X 01
IRATI RIO DO COURO
ÚNICA
19h00minFUTSALMASC. LIVRENACIONAL MALLET
02
X 10
KOSMOS
A
20h00minFUTSALMASC. LIVRECHAGAS BAR
00
X 16
CHOPP COLINA
D
21h00minFUTSALMASC. LIVREPAULO FRONTIN FUTSAL
09
X 03
AUTO ELÉTRICA SÃO JOSÉ
B

RESULTADOS DO 4° DIA DE COMPETIÇÕES, REALIZADOS SÁBADO, DIA 25 DE JUNHO DE 2022 NO GINÁSIO DE ESPORTES DE MALLET.

HORÁRIOMODALIDADECATEGORIAEQUIPESCHAVE
14h30minFUTSALSUB 12 MISTOTITANS F.C
00
X 06
ESCOLA FURACÃO FERNANDES PINHEIRO
ÚNICA
15h15minFUTSALSUB 15 MASC.ESCOLA FURACÃO FERNANDES PINHEIRO
02
X 04
BATEL MALLET
B
16h00minFUTSALSUB 17
FEM
MALLET
03
X 02
FERNANDES PINHEIRO
ÚNICA
17h00minFUTSALFEM. LIVREREBOUÇAS FUTSAL
09
X 01
CHOPP COLINA
B
18h00minFUTSALFEM. LIVREFÊNIX MALLET
05
X 03
AMÉRICA FEMININO ESPORTES CLUBE
A
19h00minFUTSALMASC. LIVRERIO BONITO
03
X 06
TITANS
C
20h00minFUTSALMASC. LIVRELAVACAR AUTO BRILHO / ÍBIS
03
X 07
AJAX F.C
D

Continue Lendo

Geral

SELEÇÕES DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DE MALLET ESTREIAM NOS JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ EM PINHÃO

Publicado

em

Nesta sexta-feira (10), a cidade de Mallet mais uma vez viajou para levar o nome do esporte para o cenário estadual.

É a edição dos 34ª JOJUP’S (Jogos da Juventude do Paraná) que está ocorrendo na cidade de Pinhão.

A Secretaria de Esportes levou duas equipes, ambas no futsal.

A seleção masculina estreiou com vitória perante a fortíssima equipe de União da Vitória, pelo placar de 04 x 03.

Já a seleção feminina perdeu para Rebouças pelo placar de 02 x 01, mas segue viva na competição mas precisa vencer a equipe de Foz do Jordão pela diferença de 03 gols pra ficar em primeiro lugar no grupo.

Enquanto isso o masculino enfrenta a seleção de Laranjeiras do Sul e uma vitória simples mantém os atletas na primeira colocação.
Os dois jogos acontecem nesse domingo.

Continue Lendo

Local

Futsal masculino B do Colégio Dario Veloso se classifica para Fase macrorregional dos 68º JEP’s em Pinhão

Publicado

em

Esta semana na cidade de Teixeira Soares, foi realizado a edição dos 68º JEP’s (Jogos Escolares do Paraná), fase Regional, que reuniu várias cidades que pertencem ao Núcleo Regional de Educação de Irati.

Com as escolas participantes de Mallet, o Colégio Estadual Professor Dario Veloso, foi campeã no futsal masculino B e acabou se classificando para a fase macro regional, que ocorre entre os dias 15 a 19 de junho, na cidade de Pinhão, localizado na região centro sul do Estado.

Além das modalidades coletivas, que teve como técnicas as professoras de educação física Vanessa Borsatto (Tuca), Mariá Brzezinski e Joanita Cheliga,
outro atleta que se destacou no individual foi o aluno do Dario Veloso, Alexandre Antônio Sá, o qual foi campeão no atletismo nos 3 mil metros, chegando inclusive uma volta à frente do segundo colocado e tem grandes chances de passar para as finais dos Jogos Escolares do Paraná que acontecerá na cidade de Pato Branco, pois tem índice favorável para a classificação.

Ale como é conhecido, recebe o treinamento de sua mãe Roseli Sá, onde se destaca no atletismo e é a atual campeã do JAM (Jogos Abertos de Mallet).

Na fase macro regional em Pinhão, a cidade de Mallet será representada pelos atletas do Colégio Dario Veloso no atletismo masculino A, vôlei de areia feminino A e no futsal masculino B.
A Escola E.C.M. Nicolau Copérnico, levará quatro equipes na modalidade vôlei de areia, sendo no masculino e feminino tanto nas categorias A e B.

Infelizmente a equipe de futsal feminino do colégio Dario Veloso não se classificou para as finais e a equipe de futsal masculino A ficou em 2º lugar.
Já a equipe de futsal feminino B, representada pela escola Nicolau Copérnico e campeã na fase municipal do JEP’s, acabou não participando dos jogos na Fase Regional.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas