Na noite deste domingo, 17 de julho, no Centro de Tradições Willy Laars, um casal passou próximo a equipe da Guarda Municipal, que realizava segurança no 32º Rodeio de Integração, carregando um botijão de gás de 13 quilos. O objeto foi guardado num VW Gol, de cor preta. Posteriormente, um tradicionalista levou ao conhecimento dos agentes que ao desmontar a sua barraca deu por falta de um botijão gás.
Com a informação do furto, os guardas municipais iniciaram as buscas pelo botijão na área interna do Centro de Tradições, sem êxito na localização. Quando realizava patrulhamento na Avenida das Torres, os agentes avistaram o VW Gol, cor preta. O condutor atendeu a ordem de parada. Na sequência os ocupantes desembarcaram do veículo, foram revistados, mas nada de irregular foi encontrado com o casal, que estava acompanhado de uma criança de 10 anos.
Na revista veicular, os agentes encontraram no interior do carro um botijão de gás de 13 quilos, duas cadeiras plásticas e alguns brinquedos. No porta luvas havia um revólver, calibre 32, marca Rossi. Com seis munições intactas.
Depois de identificados, o homem, de 29 anos e a mulher, de 25 anos, foram presos por porte irregular de arma de fogo e suspeita de furto. Em seguida, realizaram exames de lesões corporais no Pronto Atendimento Municipal. Logo depois, junto com o veículo, os objetos e a arma de fogo, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Irati.
O Conselho Tutelar foi acionado, ficando responsável pela guarda do sobrinho do casal, de 10 anos, até a chegada dos responsáveis.