Conecte-se conosco

Local

FILHO DE SECRETÁRIA MUNICIPAL DE MALLET É DESTAQUE POR SUA INTELIGÊNCIA INCOMUM

Publicado

em

Uma semana marcada de muitas homenagens ao garoto Apolo Farias da Silva.
Filho da Secretária Municipal de Planejamento das duas gestões do Prefeito de Mallet Moacir Szinvelski, Lady Dayana Tibes Farias é só orgulho, após receber o comunicado que seu filho foi aceito na MENSA, a maior sociedade de alto QI do mundo.

Apolo que tem apenas 13 anos está cursando o 7º ano no Colégio Estadual Cívico Militar Nicolau Copérnico e segundo consta em informações no próximo ano se der tudo certo passará para o 9º ano, onde esse avanço escolar é algo que não acontece no município há mais de 15 anos.

De acordo com Lady, não foi fácil chegar até este momento pois desde sempre o filho pensava e se desenvolvia “fora da caixa”. “Sim, isso trouxe alguns aborrecimentos. Pois o senso aguçado de justiça, e a persistência em questionar sobre todas as coisas, sobre as regras, sobre os sistemas trouxeram alguns problemas”, conta a mãe.

Ainda segundo a mãe de Apolo, as reclamações nas escolas eram constantes. “Teve um ano, que fui chamada 18 vezes na escola”, relatou Lady a reportagem.

Segundo ela, na maioria das vezes era porque ele não queria fazer a letra cursiva, ou porque não copiava do quadro em seu caderno. “Ele registrava tudo em sua memória e não julgava necessário copiar, na percepção dele era perca de tempo”.

Depois de muita insistência da mãe, o menino foi acompanhado e fez uma primeira entrevista para analisar seu caso, os profissionais se convenceram que Apolo tinha características de superdotação. “Ele foi submetido ao teste, na ocasião, ele tinha 09 anos, já foi detectado que ele tinha um potencial intelectual muito grande. O teste determinou que ele tinha um QI de 137 pontos”.

Dificuldades nas escolas
Como Apolo tem o intelectual muito avançado, sua parte sentimental também evoluiu rapidamente. Desde então, a mãe busca apoio para o desenvolvimento como um todo.

Nas escolas em que ele estudava estava mais avançado que os outros alunos e teve aulas especiais promovidas pela Secretaria de Educação. “Isso amenizou um pouco o desconforto, no entanto, sua capacidade intelectual continuava avançando, e ele se sentia frustrado, desmotivado a frequentar as aulas”, esclarece Lady.

De acordo com ela, Apolo sabe que ele é diferente e hoje já consegue compreender que as outras pessoas não têm a mesma linha de raciocínio que ele.

A mãe conta que Apolo teve uma professora em especial, Eliana Alves, que foi muito importante para o desenvolvimento do menino e, segundo a mesma, ele tem paixão enorme por ela.

Como escrito no inicio da reportagem, o menino está agora pleiteando a reclassificação escolar, a pedido da psicóloga e promovido pela diretora Eliane Renzo. Quando o Apolo iniciar o Ensino Médio, a família irá solicitar novamente a aceleração de turma.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

ROTAM apreende mais de 340 gramas de maconha e prende suspeito por tráfico em Mallet

Publicado

em

Uma ação da equipe ROTAM da Polícia Militar resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas e na apreensão de entorpecentes na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Jardim Emília, em Mallet.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 10h15, os policiais realizavam patrulhamento ostensivo e preventivo com foco no combate ao tráfico de drogas quando avistaram dois homens conversando em via pública.

Conforme o relato policial, os suspeitos não perceberam a aproximação da viatura e, no momento em que receberam voz de abordagem, um deles arremessou um invólucro ao solo.

Durante a averiguação, os policiais localizaram oito porções de maconha já fracionadas e embaladas para comercialização, além de uma porção maior da droga, acondicionada em plástico verde. Ao todo, foram apreendidos 347 gramas de substância análoga à maconha.

Também foram encontrados R$ 50 em dinheiro e uma balança de precisão, objeto frequentemente utilizado para a pesagem de entorpecentes.

Diante dos fatos, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, juntamente com os materiais apreendidos, para os procedimentos cabíveis.

Resultado da ocorrência:

  • 01 homem preso por tráfico de drogas;
  • 347 gramas de maconha apreendidas;
  • R$ 50,00 em dinheiro;
  • 01 balança de precisão apreendida.

Continue Lendo

Local

Polícia Ambiental promove ação de conscientização em Mallet em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado

em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje sexta-feira, 5 de junho, a Polícia Ambiental do Paraná realizou na terça-feira (02), uma ação de conscientização na Praça dos Idealizadores, em Mallet. A atividade foi conduzida pelo Tenente Tarniovicz e reuniu estudantes de uma escola municipal do município.

Durante o evento, os alunos acompanharam palestras e orientações sobre a importância da preservação ambiental, recebendo informações sobre a fauna, a flora e a necessidade de proteger os recursos naturais. As crianças participaram atentamente das atividades educativas desenvolvidas pela equipe da Polícia Ambiental.

Um dos destaques da programação foi a exposição de animais taxidermizados, utilizados como ferramenta de educação ambiental. Os exemplares apresentados incluíam animais que foram vítimas de ações humanas, como maus-tratos, além de espécies encontradas mortas após atropelamentos em rodovias. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação da vida silvestre e os impactos causados pela ação humana sobre o meio ambiente.

Além das atividades educativas, a Polícia Ambiental distribuiu mudas de árvores aos alunos participantes. Em um gesto simbólico voltado à preservação ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis, as crianças também participaram do plantio de diversas árvores na Praça dos Idealizadores.

O evento contou ainda com a presença do comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Mallet e Paulo Frontin, Tenente Martinelli, que acompanhou as atividades juntamente com a equipe policial do município.

A ação reforçou a importância da educação ambiental como ferramenta para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação da natureza, especialmente entre as novas gerações.

Tenente Tarniovicz conversou com a nossa reportagem e falou da grande importância de eventos como este realizado aqui na cidade de Mallet.

Matéria e fotos: W Notícias da Studio W

Continue Lendo

Local

Cachorro comunitário é vítima de maus-tratos em Mallet e população é convocada a ajudar na identificação do autor

Publicado

em

Um caso de extrema crueldade contra um animal chocou moradores de Mallet nesta semana. Um cachorro conhecido pela comunidade e que costuma circular entre os bairros Terra Nova e Jardim Emília foi encontrado gravemente ferido na tarde de quarta-feira (3), apresentando diversos cortes profundos pelo corpo.

De acordo com a Associação Vira Lata Vira Amor, que prestou os primeiros atendimentos ao animal, os ferimentos são compatíveis com golpes causados por um objeto cortante, possivelmente um facão. O cachorro havia perdido grande quantidade de sangue e precisou ser encaminhado com urgência para atendimento veterinário.

O animal é bastante conhecido pelos moradores da região. Segundo relatos, ele já recebeu cuidados diversas vezes devido a problemas de saúde e tentativas de adoção chegaram a ser realizadas. No entanto, por ter crescido livre na comunidade, nunca conseguiu se adaptar a permanecer em um único local.

Após o resgate, o cachorro passou por atendimento veterinário, recebeu medicação e vários pontos para o fechamento dos ferimentos. Atualmente, ele permanece em recuperação sob cuidados da associação.

Diante da gravidade do caso, a Associação Vira Lata Vira Amor registrou um Boletim de Ocorrência e busca informações que possam auxiliar na identificação do responsável pelos maus-tratos.

O delegado da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Mallet, Dr. Thiers Andregotti, também solicitou que a população seja mobilizada para colaborar com as investigações.

A suspeita é de que a agressão tenha ocorrido em via pública. Por isso, moradores que tenham visto alguma movimentação suspeita, presenciado o fato ou possuam qualquer informação que possa ajudar a identificar o autor são incentivados a denunciar.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181, pelo 190 ou diretamente à Associação Vira Lata Vira Amor. As autoridades reforçam que o sigilo do denunciante será preservado.

O caso gerou indignação entre moradores e defensores da causa animal, que esperam que o responsável seja identificado e responda pelos atos praticados. Maus-tratos contra animais são considerados crime no Brasil e podem resultar em pena de reclusão, além de multa.

Qualquer informação pode ser fundamental para esclarecer o caso e garantir que o responsável por essa crueldade seja levado à Justiça.

Matéria W Notícias – Fotos Associação Vira Lata Vira Amor

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas