Dom Walter destacou o ato como triste e desumano, atingindo a fé e o coração de milhares de pessoas, e afirmou confiar em Deus para que o autor possa responder de modo adequado, para que sirva de exemplo e não venha a acontecer mais.
Em outro trecho, o Bispo também cita o conflito que tem se espalhado pelo Brasil e pelo mundo, por conta do período eleitoral, que tem dividido as pessoas, sobretudo usando as redes sociais.
Leia a nota na íntegra.
O AMOR QUE SUSTENTA A FRATERNIDADE É A ÚNICA RESPOSTA ADEQUADA AO ÓDIO
Hoje, segunda-feira, 10 de outubro de 2022, nossa querida igreja de São Mateus, em São Mateus do Sul foi violada e várias imagens foram quebradas em seu interior. Ainda não temos pista de quem possa ter feito um ato tão triste e desumano, que atinge a fé e o coração de milhares de pessoas. Confiamos em Deus e esperamos que tal pessoa possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais.
Apesar de nossa profunda tristeza pelo ocorrido, nossa fé cristã nos faz ver além, pois somos inspirados pelo Mestre Divino, Jesus Cristo, que venceu o mal em sua raiz ao não reagir com ódio nem mesmo diante da morte, que morreu perdoando e pedindo ao Pai o perdão por aqueles que o matavam. Ele sabia, como Deus que é, que o único caminho para vencer as forças diabólicas que nos incitam ao ódio é por meio de um amor que vai até às últimas consequências.
Estamos presenciando alastrar-se pelo mundo, e também no Brasil, especialmente neste período eleitoral, todo tipo de conflito por meio do ódio que vai dividindo as pessoas, sobretudo usando as redes sociais, levando-os àquela divisão que só faz crescer o mal, que separa as pessoas, que não permite o diálogo, ensinando a ver em quem pensa diferente de nós um inimigo a ser combatido a qualquer preço. Certamente podem ser muitas as causas que levaram a pessoa que profanou nosso templo em São Mateus a ter feito o que fez, até mesmo um ato de pura insanidade. Mas, no contexto atual, temos que nos alertar para o fato de possam existir motivações cujo objetivo é espalhar o medo e os conflitos no meio da sociedade.
Deste modo, como Bispo desta porção do povo de Deus, especialmente daqueles que moram em São Mateus, exorto a todos a que não se deixem mover por outros sentimentos que não aqueles a que são chamados os discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Que não permitam, em hipótese alguma, serem arrastados pelas fáceis interpretações que visam semear discórdia, divisão e medo entre nós. Apesar da profunda consternação que nos causa a quebra de nossas preciosas imagens religiosas, é preciso que todos saibam que não podem quebrar tão facilmente a unidade, a união entre nós.
Que saibam que não podem “quebrar” aquela fé recebida em nosso Batismo e fortalecida na Crisma, fé alimentada pela Eucaristia que chama os cristãos a viverem cada vez mais unidos com o Senhor e unidos entre nós, formando um só corpo, o Corpo de Cristo, que é a Igreja, cujas “portas do inferno não podem prevalecer contra ela” (Mt 16, 18). De fato, nada terá força para vencer nossa fé, desde que estejamos naquele amor que imita o amor de Jesus Cristo, o único caminho que nos fará ter as respostas certas para os acontecimentos agressivos dos nossos dias e o único que pode nos manter naquela paz que supera todo entendimento (cf. Fl 4,7).
Que Deus abençoe nosso povo de São Mateus neste momento doloroso, com quem esperamos estar juntos em breve para um ato religioso de preces e reparação pelo mal cometido e sofrido.
A Polícia Militar de Rio Azul cumpriu dois mandados de prisão nesta terça-feira (1º), durante ações de patrulhamento em diferentes bairros do município. Os detidos eram procurados pela Justiça pelos crimes de roubo e homicídio.
O primeiro cumprimento ocorreu por volta das 11h15, na Vila Girardi. Durante patrulhamento, os policiais abordaram um homem e, após consulta aos sistemas policiais, constataram a existência de um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal.
Nada de ilícito foi encontrado com o abordado. Após receber voz de prisão, ele foi encaminhado à unidade de saúde para a realização do laudo de lesões corporais e, na sequência, entregue à carceragem do Departamento de Polícia Penal (DEPEN), onde permanece à disposição da Justiça.
Já o segundo mandado foi cumprido por volta das 16h, na Vila Diva. Durante patrulhamento, a equipe visualizou uma pessoa que já era conhecida dos policiais por possuir um mandado de prisão vigente.
Após a abordagem e consulta aos sistemas, foi confirmada a ordem judicial pelo crime de homicídio, previsto no artigo 121 do Código Penal. Assim como na primeira ocorrência, nada de ilícito foi localizado durante a revista pessoal.
A pessoa recebeu voz de prisão, foi encaminhada para avaliação médica e, posteriormente, entregue ao DEPEN para o cumprimento da determinação judicial.
As duas ocorrências foram registradas pela Polícia Militar e os presos permanecem à disposição da Justiça.
A Unidade Básica de Saúde da Vila Diva, em Rio Azul, foi alvo de um furto qualificado na manhã desta terça-feira (1º). A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 8h20, após a equipe ser acionada para verificar a invasão ao prédio público.
No local, os policiais constataram o furto de diversos equipamentos e objetos pertencentes à unidade, entre eles dois monitores de computador, duas balanças de chão, um aparelho celular, um pendrive, uma mochila azul e um aquecedor de grande porte na cor preta.
Durante a averiguação, também foi constatado que os medicamentos armazenados na unidade haviam sido revirados. No entanto, até o momento do atendimento, não foi possível confirmar se algum medicamento havia sido levado.
A Polícia Militar realizou o isolamento e a preservação do local até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, que efetuaram a perícia e coletaram vestígios que poderão auxiliar na identificação do autor ou dos autores do crime.
Após os procedimentos, foi confeccionado o boletim de ocorrência, e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Um caso de estelionato foi registrado pela Polícia Militar de Inácio Martins na manhã desta terça-feira (1º). A ocorrência foi registrada por volta das 10h, quando a vítima compareceu ao destacamento para relatar ter sido alvo de um golpe durante a negociação de um veículo anunciado em uma plataforma de vendas on-line.
De acordo com o boletim de ocorrência, as tratativas foram iniciadas por meio de um aplicativo de mensagens. Durante a negociação, a vítima realizou uma transferência via Pix como parte do pagamento do automóvel.
Na sequência, o suposto vendedor encaminhou documentos do veículo contendo informações divergentes das anunciadas e passou a exigir novos depósitos financeiros para dar continuidade à negociação.
Ao perceber que havia sido vítima de um golpe, a pessoa procurou a Polícia Militar para registrar a ocorrência. A equipe orientou a vítima sobre os procedimentos legais cabíveis, e o caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.
A Polícia Militar reforça o alerta para que compradores redobrem a atenção em negociações realizadas pela internet, verificando a autenticidade dos anúncios, conferindo a documentação do veículo e evitando realizar pagamentos antes da confirmação da identidade do vendedor e da procedência da negociação.