O Procon de Municipal de São Mateus do Sul chama atenção dos consumidores para um golpe, em que os autores estariam utilizando a prova de vida do INSS.
Aproveitando-se do período de convocação de aposentados e pensionistas do INSS para que realizem a chamada “prova de vida” em seus benefícios, golpistas passaram a encaminhar mensagem por WhatsApp, afirmando pela necessidade de realização de recadastramento do benefício previdenciário.
Para tanto, solicita-se que os aposentados e pensionistas encaminhem fotos de seus documentos, bem como que realizem a prova de vida pelo link que será encaminhado por WhatsApp, sob pena de bloqueio de seu benefício.
A dinâmica do golpe é fazer com que o consumidor vá aceitando todos os termos das telas que se abrem com o link, o qual se trata de uma página de assinatura de um contrato digital de empréstimo consignado.
Os golpistas se passam por servidores do INSS para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a Prova de Vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, seja pelo WhatsApp ou SMS”, diz a Chefe do Procon, Maria Izabel Borcate de Almeida.
É importante ficar atento porque a pessoa que entra em contato é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa.
Para que os consumidores não caiam nesse golpe e nem sejam prejudicados, é importante que desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Fique atento para as medidas de segurança:
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site [gov.br/meuinss] ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
A Prefeitura Municipal de Rio Azul anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Público 2026, oferecendo uma oportunidade para candidatos que desejam ingressar no serviço público municipal e contribuir com o desenvolvimento do município.
As inscrições estão abertas desde segunda-feira, dia 15 de junho, e seguem até o dia 14 de julho de 2026. O certame é regulamentado pelos Editais nº 01/2026 e nº 02/2026.
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do site da banca organizadora: concursosfau.com.br.
O concurso público contempla vagas para diferentes áreas da administração municipal, conforme previsto nos editais oficiais. A recomendação é que os candidatos leiam atentamente todas as informações, incluindo requisitos, etapas do processo seletivo, conteúdo programático e cronograma.
A administração municipal destaca que o concurso representa uma importante oportunidade para profissionais que buscam estabilidade e desejam atuar em prol da comunidade rio-azulense.
O edital completo e demais informações estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Rio Azul. Os candidatos também podem acompanhar as redes sociais do município para ficar por dentro das atualizações e comunicados relacionados ao certame.
Período de inscrições: 15 de junho a 14 de julho de 2026.
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 11h45, no cruzamento das ruas Matos Costa e Frei Rogério, na região central de Porto União, em Santa Catarina.
De acordo com informações apuradas no local, um Fiat Palio verde, com placas de União da Vitória, trafegava pela Rua Matos Costa quando acabou se envolvendo em uma colisão com uma van escolar da Prefeitura de Ascurra (SC), que seguia pela Rua Frei Rogério.
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, que passava pelo local no momento do acidente, realizou imediatamente os primeiros atendimentos às pessoas envolvidas. Uma senhora que estava no automóvel foi avaliada pelos socorristas, mas não apresentava ferimentos.
Na van escolar estavam alguns adolescentes, que também não sofreram lesões.
O acidente ocorreu em horário de grande movimento, próximo ao meio-dia, causando lentidão e transtornos no trânsito da área central da cidade. A Polícia Militar esteve no local para orientar os motoristas e organizar o fluxo de veículos até a normalização da situação.
Apesar dos danos materiais registrados nos veículos, ninguém ficou ferido. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Uma colisão traseira envolvendo três veículos e um caminhão foi registrada na noite desta terça-feira (16), na BR-153, na localidade de Serra Azul, já no município de Rio Azul.
Os Brigadistas Comunitários de Mallet foram acionados para atender a ocorrência por volta das 19h40. O acidente aconteceu nas proximidades da Igreja Ucraniana, às margens da rodovia.
De acordo com as informações preliminares, não houve vítimas, sendo registrados apenas danos materiais nos veículos envolvidos. Mesmo assim, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Rio Azul também foi acionada para realizar a avaliação dos ocupantes e verificar a existência de possíveis feridos.
As circunstâncias que levaram ao acidente não foram informadas até o momento. O trânsito no trecho exigiu atenção dos motoristas durante o atendimento da ocorrência.
Novas informações poderão ser divulgadas conforme a apuração das autoridades e equipes de atendimento.